1 of 39

Sistema solar

2 of 39

Os pontos luminosos que vemos à noite , no espaço, são astros. Astro é a designação comum que se dá aos corpos celestes que orbitam no espaço. Entre os astros encontram-se:

  • Estrelas
  • Planetas
  • Asteróides
  • Cometas
  • Satélites naturais (luas)

3 of 39

As estrelas são astros que emitem luz própria, calor e outras radiações, devido à existência de constantes reacções nucleares.

4 of 39

Planeta é um astro que se movimenta em redor de uma estrela, mas que não emite luz própria.

5 of 39

Sistema solar

O Sistema Solar é o conjunto de planetas, satélites e outros fragmentos do espaço que orbitam o Sol, uma estrela anã, com cerca de 4,6 mil milhões de anos de idade, distribuídos numa grande região de quase vinte mil milhões de km.

6 of 39

Sol

7 of 39

O Sol é uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela é a estrela mais importante. É um astro com luz própria.

O Sol parece-nos muito grande porque é a estrela que está mais próxima da Terra. No entanto, ele é uma das estrelas mais pequenas do Universo. Apesar disso, é um milhão de vezes maior que a Terra e encontra-se a cerca de 150 milhões de km desta.

A sua luz demora cerca de oito minutos a chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada directamente. O telescópio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a visão.

8 of 39

Mercúrio

9 of 39

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É um pequeno mundo quente que tem cerca de uma vez e meia a largura da Lua. A sua superfície está fortemente marcada por crateras.

Mercúrio gira em volta do Sol a uma distância de milhões de quilómetros. Esta proximidade torna este planeta difícil de observar no céu nocturno, embora, por vezes, possa ser avistado muito perto do horizonte.

Do lado iluminado pelo Sol, Mercúrio tem uma temperatura muito elevada. Do lado escuro, o pequeno planeta é fatalmente frio. O planeta tem ainda a desvantagem de ser desprovido de ar.

Mercúrio demora 88 dias a orbitar à volta do Sol.

10 of 39

Vénus

11 of 39

Vénus é o planeta irmão da Terra. Vénus está mais próximo do Sol e permanentemente envolto numa espessa camada de nuvens que não permitem a passagem da luz do Sol até à superfície do planeta. A sua atmosfera é sufocante e venenosa, sendo portanto totalmente imprópria para as formas de vida típicas da Terra.

Demora 243 dias a dar a volta completa sobre si próprio e 225 dias a orbitar o Sol, o que faz com que os seus dias sejam maiores que os anos.

Vénus é um corpo celeste brilhante bem conhecido do nosso céu, sendo conhecido vulgarmente sob o nome de estrela d`alva ou estrela da manhã, estrela da tarde e estrela do pastor (por ser a hora em que este ia ou vinha com o rebanho).

12 of 39

Terra

13 of 39

A Terra ao contrário dos outros planetas é activa. Graças aos vulcões, e tremores de terra, "regenera" a sua superfície que assim, está em permanente mudança.

A combinação duma superfície permanente em mudança, os oceanos e a atmosfera protectora proporcionam o desenvolvimento de vida.

Só com o lançamento dos primeiros satélites, nos finais da década de 50, é que o homem pôde observar imagens do seu planeta vistas do espaço.

A abundância de água no estado líquido faz da Terra um planeta único no sistema solar, tendo a aparência de uma esfera azul brilhante.

Mais de 2/3 do planeta está coberto de água.

14 of 39

A terra vista do espaço

15 of 39

A Terra gira constantemente à volta do seu eixo com um movimento semelhante ao de um pião que dá voltas sobre si mesmo. Este movimento chama-se movimento de rotação. A Terra demora 24 horas, ou seja um dia, a dar uma volta sobre si mesma, rodando a uma velocidade de 1500 km/h.

A rotação da Terra origina a sucessão dos dias e das noites. Como a Terra é uma esfera, os raios de Sol não podem iluminar toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. Na parte da Terra que está iluminada, isto é, onde chega a luz do Sol é dia e na parte oposta é noite.

A Terra, como todos os planetas do sistema solar, gira em volta do Sol. A este movimento chama-se translação. A Terra demora cerca de 365 dias, ou seja, um ano a dar a volta completa ao Sol. Durante o movimento de translação da Terra, ao longo do ano, sucedem-se quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

16 of 39

Lua

17 of 39

18 of 39

A Lua é para nós o mais familiar de todos os membros do sistema solar. A Lua é o único satélite da Terra, distanciado desta 384 000 km.

A Lua não possui água nem atmosfera.

Toda a gente conhece o aspecto da Lua no céu. As diferentes fases, ou áreas brilhantes da Lua, são as regiões iluminadas pelo Sol enquanto a Lua gira em torno da Terra, que se reflectem para os nossos olhos.

Quando a Lua e o Sol estão em posições opostas em relação à Terra, o Sol ilumina toda a superfície que vemos da Lua , é a fase de Lua cheia. Quando a zona iluminada da Lua aumenta é a fase crescente da Lua, quando diminui a zona de luz é a fase decrescente.

No dia 20 de Julho de 1969, a tripulação da Nave Apollo 11, conquistou a Lua. Os primeiros astronautas a pisarem a Lua foram Armstrong e Edwin Aldrin.

19 of 39

Marte

20 of 39

Marte, visto da Terra, assemelha-se a uma gota de sangue no céu estrelado. Os antigos babilónios, gregos e os romanos deram-lhe o nome do Deus da guerra.

Marte é um planeta pequeno, tendo metade do tamanho da Terra.

Tal como a Terra, Marte tem um dia de 24 horas, calotas polares e uma atmosfera. Assim, não surpreende o facto de Marte ter sido sempre o local eleito pela nossa imaginação para a existência de extraterrestres. No entanto, parece não haver possibilidade de vida em Marte.

Marte tem duas pequenas Luas, sendo elas Fobos e Deimos.

21 of 39

Júpiter

22 of 39

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. É também o que apresenta o dia mais curto, pois demora apenas 9 horas e 50 minutos para dar uma volta completa sobre si mesmo. Turbulento, apresenta grandes remoinhos de nuvens de gases que correm à sua volta, em grandes bandas claras ou escuras.

Este planeta possui pelo menos 63 luas.

Quando se observa este planeta por um telescópio ele parece um disco amarelo com duas faixas mais escuras em toda a volta.

23 of 39

Saturno

24 of 39

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar. Vários anéis largos de rochas e gelo orbitam à sua volta. Saturno é muito “leve”. Se fosse possível colocá-lo dentro duma piscina gigante, flutuaria dentro desta.

Saturno é o mais belo de todos os planetas, devido à existência de anéis. Esses anéis são formados por inúmeras partículas de gelo ou fragmentos rochosos cobertos de gelo, que giram à volta do planeta com uma órbita própria como se fossem satélites em miniatura.

Além dos anéis, Saturno tem muitos satélites, como por exemplo Titã que é o único satélite do Sistema Solar que tem atmosfera.

Saturno é muito parecido com Júpiter na sua constituição e estrutura interna.

25 of 39

Úrano

26 of 39

Úrano tem a superfície mais uniforme de todos os planetas pela sua característica cor azul-esverdeada, produzida pela combinação de gases na sua atmosfera, e tem anéis que não podem ser vistos a olho nu. Além disso, tem um anel azul, que é uma peculiaridade planetária.

Tem 27 satélites ao seu redor e um fino anel de poeira.

Este curioso planeta gira de lado. Úrano é um planeta gigante. É cerca de quatro vezes maior que a Terra e o seu aspecto é muito diferente dela.

Este planeta tem cerca de quinze satélites e onze anéis.

27 of 39

Neptuno

28 of 39

Neptuno apresenta as tempestades mais fortes de todo o sistema solar. Ventos de 2000 km/h varrem as nuvens de metano à volta de todo o planeta.

Neptuno tem cerca de oito satélites, como por exemplo, Tritão e Nereia e cerca de três anéis.

29 of 39

Plutão, é o segundo maior planeta anão do Sistema Solar. Até 2006, Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar.

Na época da sua descoberta (2003) Sedna foi o maior objecto encontrado no Sistema Solar desde a descoberta de Plutão, em 1930.

30 of 39

Rotação e translação dos planetas

31 of 39

Planeta

Período de rotação

Período de translação

Mercúrio

58 dias

88 dias

Vénus

243 dias

225 dias

Terra

23h 56min 4,09s

365 dias

Marte

24 h 06m

687 dias

Júpiter

9h 54m

12 anos

Saturno

10h 57m

29 anos

Úrano

17h 52m

84 anos

Neptuno

16h 11m

165 anos

Valores aproximados

32 of 39

Principais

luas

do sistema solar

33 of 39

Enquanto algumas estrelas moribundas se transformam em estrelas de neutrões super densas, outras colapsam totalmente. Numa estrela de massa pelo menos três vezes maior do que a do sol, a gravidade esmaga a matéria de forma violenta em direcção ao interior. O seu colapso prolonga-se até se tornar num ponto incrivelmente denso mas sem dimensão, denominado buraco negro..

34 of 39

Uma galáxia é um grande aglomerado de milhões de estrelas e outros objectos astronómicos, unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum. A Via Láctea é uma grande galáxia espiral, e o Sol encontra-se num dos seus braços espirais. A rotação do Sistema Solar ao redor do núcleo da Via Láctea tem um período de duzentos milhões de anos.

35 of 39

Asteróides são objectos rochosos e metálicos que orbitam o Sol mas são pequenos demais para serem considerados planetas.

Já foram identificados mais de 5000 asteróides.

Existe um asteróide (3933), ao qual foi atribuído o nome de Portugal.

36 of 39

Meteorito

Um meteorito é a denominação dada quando um aglomerado de rocha, formado por fragmentos de asteróides ou cometas, ou ainda restos de planetas desintegrados, alcançam a superfície da Terra, sem se incendiarem.

37 of 39

Meteoro é o nome que designa a faixa de luz produzida, habitualmente denominada estrela cadente, aquando da entrada na atmosfera terrestre de matérias do sistema solar, que se incendeiam em atrito com as partículas de ar.

38 of 39

Um cometa é um astro que na sua translação através do espaço exibe uma cauda em forma de um longo feixe luminoso.

39 of 39

PB - 2010/2011

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio