1 of 1

Extração assistida por ultrassom dos extratos fitoquímicos da folha de Jambolão (Syzygium cumini)

Introdução

Jambolão (Syzygium cumini) é uma árvore frutífera, pertencente à família Myrtaceae (Souza e Lorenzi 2005), suas folhas são usadas na medicina ayurvédica para tratar diabetes, pedras na vesícula e fortalecer dentes e gengivas (Balyan et al., 2019). Pois possuem elementos como flavonol acilado, miricetina, glicosídeos, quercetina, galoil carboxila, taninos, esterase (Kumar et al., 2023b), além de uma quantidade considerável de conteúdo fenólico presente nas folhas (Balyan et al., 2019).

A extração assistida por ultrassom (EAU) é baseada no processo de cavitação acústica, fenômeno que desorienta e danifica as células vegetais e gera um aumento da transferência de massa dos compostos bioativos de dentro das células vegetais para o extrato (Kumar et al., 2023a). Vantagens que se destacam no processo de extração são, baixo consumo de solvente e temperatura, menor tempo, maior rendimento (Sharayei et al., 2019) e atividade biológica preservada dos compostos extraídos (Pradal et al., 2016). Além de ser uma técnica que necessita de baixo requisito de capital em comparação à outras técnicas verdes (Kumar et al., 2023a).

Objetivos

O objetivo deste estudo foi de empregar a extração assistida por ultrassom (EAU) para obter extrato fitoquímico a partir das folhas de Jambolão (Syzygium cumini) utilizando água e etanol como co-solvente. Para este propósito, um projeto experimental foi aplicado para avaliar o efeito das variáveis de processo temperatura, tempo e razão solvente:amostra no rendimento mássico de extração (RME) e rendimento em compostos fenólicos (RCF).

Bibliografia

KUMAR, S.; SHARMA, S.; KUMAR, V.; SHARMA, A.; KAUR, R.; SAINI, R. Jamun (Syzygium cumini (L.) Skeels): The conventional underutilized multifunctional plant-an exotic gleam into its food and functional significance. Industrial Crops and Products, v. 191, n. 115873, 2023b.

PRADAL, D.; VAUCHEL, P.; DECOSSIN, S.P.; DHULSTER, P.; DIMITROV, K. Kinetics of ultrasound-assisted extraction of antioxidant polyphenols from food by-products: extraction and energy consumption optimization. Ultrasonics Sonochemistry, v. 32, p. 137-146, 2016.

SHARAYEI, P.; AZARPAZHOOH, E.; ZOMORODI, S.; RAMASWAMY, H.S. Ultrasound assisted extraction of bioactive compounds from pomegranate (Punica granatum L.) peel. LWT, v. 101, p. 342-350, 2019.

Agradecimentos

Os autores gostariam de agradecer a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior)

Resultados e discussão

Conclusões

Foi possível concluir que a EAU obteve grandes quantidades de extratos fitoquímicos e apresentou também grande quantidade de RCF utilizando co-solvente água e etanol. Também foi avaliado os efeitos das variáveis (temperatura, tempo e razão solvente:amostra) no rendimento mássico de extração e rendimento em compostos fenólicos

Ana Claudia Santos da Rosa, Camila da Silva

...

Metodologia

Preparação das amostras

As folhas de Jambolão foram higienizadas e o talo central foi retirado, posteriormente as folhas foram secas em estufa com circulação de ar a 60 °C durante 4 horas (umidade de 4,38 ± 1,33%). Após a secagem, as folhas foram trituradas e classificadas em peneiras do tipo Tyler para obter partículas com diâmetro médio de 0,557 mm.

Extração assistida por ultrassom

A extração assistida por ultrassom dos extratos das folhas de Jambolão foi conduzida por planejamento Box-Behnken com três variáveis e níveis de A (30, 45 e 60 °C), B (10, 20 e 30 minutos) e C (5, 10 e 15 g mL-1) com quatro repetições do ponto central gerados pelo Software Statistica® 8.0 (STATSOFTM, Inc.) para estimar o erro experimental.

Para cada experimento, ~3 g de amostra foram transferidas para Erlenmeyer (250 ml), com adição solvente hidroetanólico (75% v/v de etanol) nas proporções da corrida experimental. O recipiente contendo a amostra e o solvente foram posicionados no centro do banho ultrassônico com frequência de 25 kHz (Ultronique TM, Q 5.9/40A, Eco-Sonics, Indaiatuba, São Paulo, Brasil) ligado na temperatura e durante o tempo de cada extração. O banho ultrassônico foi acoplado a um condensador e conectado a um banho termoestabilizado

Caracterização dos extratos

Para quantificação de compostos fenólicos (CF), 4 mg da amostra foi solubilizado em 16 mL de água destilada. Uma alíquota de 0,5 mL da solução obtida foi reagido com 2 mL de Folin-Ciocalteau solução (10%) e 2,5 mL de carbonato de sódio (7,5%), as amostras foram agitadas e incubadas na ausência de luz à 50 °C durante 5 min (Quimis®, Q334M). Após a reação a mistura foi filtrada (filtro de seringa com porosidade de 0,2 µm de diâmetro) e a absorbância determinada em espectrofotômetro (Shimadzu, UV-1900) à 760 nm. Para quantificar o teor de CFT, foi utilizada uma curva padrão preparada com uma solução do padrão ácido gálico e o resultado foi expresso em mg equivalente de ácido gálico (GAE) g-1 de extrato seco.

Tabela 1. Condições experimentais e resultados de rendimento mássico de extração (RME) e rendimento de compostos fenólicos (RCF) obtido por UAE.

Tabela 2. Análise de variância do modelo de regressão para rendimento mássico de extração (RME) e rendimento de compostos fenólicos (RCF).