1 of 17

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MANNA BRAx EM TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS

MICROCREDENCIAL DE P3C

�Residente: Graciana dos Santos de Sousa – profa. de Física (IFPA/Santarém)

2 of 17

Objetivo:

Desenvolver uma compreensão básica do que é o pensamento científico, sua importância e como pode ser aplicado no cotidiano.

Compreender como o conhecimento científico evolui através do contexto do fenômeno da queda livre, comparando as visões de Aristóteles e Galileu.

Público alvo: estudantes do Ensino Superior

Duração: duas aulas de 50 min

Formação de grupos: com 4 estudantes

Pensamento Científico

3 of 17

4 of 17

“O objetivo do processo educativo é o de ajudar-nos a formar melhores julgamentos a fim de que possamos modificar nossas vidas de maneira mais criteriosa”.

Lipman (2008, p. 34)

5 of 17

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

6 of 17

Apenas o cientista usa ciência?

Quem pode ser cientista?

Eu uso ciência no meu dia-a-dia?

Como fazer ciência?

Para ajudar nas respostas, os grupos devem apresentar exemplos.

7 of 17

O que é Ciência?

Na aula sobre pensamento crítico, vimos que pensar criticamente envolve várias habilidades e atitudes que permitem avaliar informações de maneira lógica e fundamentada.

“A ciência é muito mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar. A ciência convida a admitir os fatos, mesmo que não estejam de acordo com nossas ideias. Ela nos aconselha a incluir nos cálculos, hipóteses, alternativas e a considerar qual delas se acomoda melhor aos fatos [...]. É uma ferramenta essencial para uma democracia em época de mudanças”. Carl Sagan

8 of 17

O que é Ciência?

A ciência é o sistema para adquirir conhecimento baseado no método científico, que é um conjunto de procedimentos e conceitos direcionados à descoberta de fatos obrigatoriamente atreladas e restritos à realidade.

Vindo do latim “scentia”, o significado da palavra é “conhecimento”

9 of 17

Método Científico

O conhecimento científico se difere de outras formas de conhecimento pela possibilidade de verificação de seus resultados.

O conhecimento científico é caracterizado pelo seu método de investigação da realidade, ou seja, o levantamento de hipóteses e a verificação delas por meio de observação, análise e interpretação – Método Científico.

10 of 17

Método Científico

O método científico é um processo sistemático e criterioso de avaliar o conhecimento empírico e saber fazer e gerar o conhecimento científico.

O método científico tem como etapas básicas:

Observação de um fenômeno

Questionamento

Elaboração de hipóteses

Teste das hipóteses por experimentação ou mais observação

Análise de dados

Conclusões

Divulgação dos resultados

11 of 17

Método Científico no dia-a-dia

O método científico pode ser utilizado em várias situações cotidianas para a tomada de decisões informadas, solução de problemas e busca por conhecimento.

Exemplo: comprar um ventilador

12 of 17

Analisando o movimento da queda livre

Nossa pergunta: de uma mesma altura, caem dois objetos, por exemplo, uma caneta e um martelo, qual deles chegará primeiro ao chão?

Aqui, os grupos irão escolher diversos objetos de massas e formatos diferentes para construção do conhecimento sobre queda livre usando o método científico.

Outros materiais: balança, trena e cronômetro.

13 of 17

Método Científico

resumo

14 of 17

Visão Aristotélicas e Galileana sobre a queda livre

Tarefa extra classe:

Construa um quadro para diferenciar os principais pontos das concepções de Aristóteles e Galileu sobre o movimento da queda livre.

Por que as concepções aristotélicas foram aceitas por tanto tempo?

15 of 17

Outros tipos de conhecimento

Tarefa extraclasse:

Faça diferença entre pensamento científico, senso comum e crença. Construa um quadro para ajudar a organizar as ideias.

16 of 17

Outros questionamentos sobre Ciência

Ciência não é um argumento de autoridade

Para ser um conhecimento científico não basta que tenha sido falado por um cientista reconhecido. Precisa ser comprovado cientificamente.

Por exemplo, não bastou que Einstein tenha falado sobre a teoria da relatividade para que ela fosse considerada científica. Ele precisou comprová-la a partir de um método científico.

Não é uma crença inquestionável

Essa é a grande diferença entre ciência e religião. Enquanto a religião se baseia em um dogma que é aceito pela fé e inquestionavelmente aceito, toda afirmação científica deve ser fundamentada e passível de testes.

Você pode comprovar cientificamente a eficácia da penicilina para tratar infecções bacterianas, mas você não pode comprovar a existência do céu e do inferno.

A ciência é mutável.

17 of 17

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.