“Juntos pelo Meio Ambiente: A Importância da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM VIDA) nas escolas”
Íngara Carolinne S.Santos, João Ernandes Barreto Nascimento, José Nilvan Cesar Alves ,Alicia S.Simões, Alicia S.Guimarães, Angelina dos Reis, Carlos Kauâ dos Santos, Eduarda Hora Silveira, Guilherme S. Souza, Maria Elisa S. Silva, Pedro Henrique S. da Cruz, Thyssiane da Silva, Alves,Wendya Merroly do Nascimento Melo.
Escola Municipal José Pablo Nascimento Costa – email- ingarasilva07@gmail.com
Resumo
Metodologia
Resultados e discussão
Referências
CONCLUSÕES
Agradecimentos
Programa Nacional de Educação Ambiental , 3ª edição - Brasília – 2005.
Formando Com-Vida – Construindo Agenda 21 na Escola. – Programa Vamos cuidar do Brasil.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
Objetivos
A pesquisa vai além desses objetivos elencados a COM-VIDA, dentro de cada turma da escola visa debater e definir outros objetivos de responsabilidades da sua comissão. Assim a COM-VIDA vai envolver a comunidade escolar para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos.
Formado por representantes de cada turma envolvida na COM-VIDA, sua atuação será estratégica, haja vista que estes serão os líderes de cada turma e conduzirão ao conselho as problemáticas verificadas pela turma. O membro eleito o (líder da turma) também será responsável por mobilizar as turmas, utilizando-se do seu Protagonismo e capacidade de envolver os colegas de turma, com linguagem e interação que não são alcançadas, em alguns casos, pelo professor.
Essa comissão COM-VIDA tem um trabalho muito importante a desenvolver: realizar e colocar em prática a Agenda Ambiental Escola)
Este artigo tem como objetivo apresentar a criação do projeto “Juntos pelo Meio Ambiente: A Importância da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM VIDA) nas escolas”. A Escola Municipal José Pablo Nascimento Costa, situada no município de Itabaianinha-Se, sua localização no povoado Jardim, propõe conscientizar a importância e reutilização da reciclagem na fabricação de objetos, principalmente artesanato e a criação de uma horta sustentável fortalecendo a alimentação saudável. A pesquisa de caráter qualitativa visa contribuir para formação de cidadãos conscientes e para uma educação promissora. O projeto vem sendo aplicado com as turmas dos 6° aos 9° anos do ensino fundamental.
A utilização de reuniões na plataforma google meet, subsidiaram e deram suporte para a pesquisa e continuidade do projeto, uma vez que os alunos são de povoados adjacentes a escola e algumas dificuldades eram reunir todos para discutir e montar estratégias para execução do projeto. Foi levantado uma equipe do COM-VIDA, por meio de uma votação, a comissão foi eleita por suas respectivas turmas. Em primeiro momento, as comissões eleitas pelos alunos, se organizaram para montar seu plano de ação e apresentar para cada turma as tarefas de cada dia da semana.
Após o plano de ação, as turmas deram seguimento em montar debates, cartazes, parodias, relatando sobre a importância dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) , em cada turma foi adotada uma lixeira seletiva produzida por eles, para identificar o que seria resíduo e o que seria lixo.
Atividades como contra turno foram pensadas para que os mesmos retornassem para a escola em horário oposto para fazer a separação do material reciclável junto com a Coorsita ( cooperativa do munícipio). O material separado como garrafas, papelão, vasos deixados na escola, passa pela comissão da COM-VIDA para serem reutilizados assim, transformando-os em objetos, adereços, para que pudessem ser vendidos a fim de arrecadar fundos para possíveis eventos como: viagens, seminários em que toda a turma pudesse participar. A criação da horta sustentável a partir da compostagem, alunos e funcionários se engajaram na prática de limpeza, adubação da terra deu visibilidade a um espaço que não estava sendo reutilizado pela escola. Tornando assim todo contexto escolar participativo e em defesa do meio ambiente.