1 of 19

FILOSOFIA

3ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

A CIÊNCIA NA PÓS-MODERNIDADE II

AULA 07

2 of 19

3 of 19

OBJETIVOS DA AULA:

  • Entender o contexto de crise da ciência moderna;

  • Conhecer o chamado Círculo de Viena.

4 of 19

Pense sobre a seguinte citação:

“As teorias de hoje [...] serão consideradas brincadeira de criança por futuras gerações de cientistas. [...] No entanto, o trabalho dos cientistas do futuro seria impossível sem [...] o trabalho de Kepler, Galileu ou Newton. Teorias científicas jamais serão a verdade final: elas irão sempre evoluir e mudar, tornando-se progressivamente mais corretas e eficientes, sem chegar nunca a um estado final de perfeição. [...]

Fonte: https://images.app.goo.gl/4Ci2sHJiu92tjgsk9

5 of 19

Pense sobre a seguinte citação:

Em graus diferentes, todos fazemos parte dessa aventura, todos podemos compartilhar o êxtase que surge a cada nova descoberta [...]. Nesse sentido, você, eu, Heráclito, Copérnico, e Einstein somos todos parceiros da mesma dança, todos dançamos com o Universo. É a persistência do mistério que nos inspira a criar.”

GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao big-bang.

6 of 19

Refletindo...

Você já parou para pensar qual é o papel do conhecimento historicamente formulado em ciência para o desenvolvimento científico nos dias de hoje?

7 of 19

Refletindo...

De tempos em tempos as teorias científicas se transformam, isto porque a ciência não é um conhecimento absoluto, mas provisório e aproximativo. No entanto, o conhecimento científico só é possível pela contribuição de cientistas da mesma geração ou de gerações diferentes.

8 of 19

Contextualização: Crise da Ciência Moderna

O desenvolvimento científico foi significativo até o século XIX, no entanto, algumas novidades golpearam rudemente as concepções clássicas, originando o que chamamos de crise da ciência moderna.

  • Geometrias não euclidianas
  • Física não newtoniana

9 of 19

Contextualização: Crise da Ciência Moderna

Foram desenvolvidos outros modelos de geometria que partiam de axiomas que contradiziam a geometria Euclidiana (Por exemplo: a menor distância entre dois pontos é uma reta), surgiram então as geometrias não euclidianas.

Esses modelos não anularam a geometria euclidiana, que passou a ser aplicada com sucesso no espaço plano, mas colocaram em dúvida os seus critérios de evidência.

  • Geometrias não euclidianas

10 of 19

Contextualização: Crise da Ciência Moderna

A teoria da relatividade de Einstein veio substituir a concepção newtoniana do universo - que pressupunha o mecanicismo e o determinismo -, principalmente devido a descobertas como a curvatura da luz das estrelas. Assim, tempo e espaço não são mais entidades separadas, mas são substituídos pelo conceito de uma quarta dimensão, o espaço-tempo.

  • Física não newtoniana

11 of 19

Refere-se a um grupo de cientistas, lógicos e filósofos da ciência, que se reuniam na Universidade de Viena, entre 1922 e 1936, cujo principal objetivo era resolver problemas de fundamento da ciência, dadas as transformações nos paradigmas científicos experimentadas no século XIX.

Fonte: https://images.app.goo.gl/qZJKCNK3MLiZiyVK6

CÍRCULO DE VIENA

12 of 19

Os filósofos do Círculo de Viena adotavam o método do positivismo lógico, empirismo lógico ou neopositivismo, segundo o qual o saber científico deve ser expurgado de conceitos vazios e dos falsos problemas metafísicos, submetendo-se ao critério da verificabilidade.

CÍRCULO DE VIENA

13 of 19

Critério da verificabilidade

  • Para uma teoria ser considerada “ciência”, ela deve ser unificada em linguagem e fatos que a fundamente;
  • Assim, as proposições científicas são apenas aquelas que se referem à experiência e podem ser verificadas.

CÍRCULO DE VIENA

https://voupassar.club/circulo-de-viena/

14 of 19

As proposições fatuais são, pois, o fundamento de todo saber, mesmo que elas precisem ser abandonadas no momento de transição para afirmações gerais. Estas proposições estão no início da ciência. O conhecimento começa com a constatação dos fatos”

SCHLICK, Moritz.

O fundamento do conhecimento

CÍRCULO DE VIENA

15 of 19

CÍRCULO DE VIENA

  • O conhecimento deve partir da observação dos fatos.

  • Aquilo que não pode ser verificado não faz sentido para a ciência.

Concluindo...

16 of 19

ATIVIDADE - MÃO NA MASSA

Com base no que estudamos crie um mapa mental com os seguintes ítens:

  • Exemplos de da crise da ciência no século XIX;
  • O que é o Círculo de Viena;
  • Exemplos de filósofos;
  • Método adotado pelos filósofos do Círculo de Viena;

Você pode usar a ferramenta Jamboard disponível em https://jamboard.google.com

ou https://pt-br.padlet.com/dashboard organizando as suas ideias.

https://tenor.com/search/duvida-gifs

20 MIN

17 of 19

ATIVIDADE - MÃO NA MASSA SUGESTÃO DE CORREÇÃO

No século XIX, a ciência enfrentou situações em que o paradigma da ciência moderna entrou em crise, isto significa que verdades aceitas como definitivas foram colocadas em questão, isso caracterizou o que compreendemos como a crise da ciência moderna.

18 of 19

Revisão

  • No século XIX, as transformações em alguns dos principais paradigmas científicos, tais como as geometrias não euclidianas e a física não newtoniana, levaram à crise da ciência moderna.
  • O Círculo de Viena surge com o objetivo de estabelecer novos fundamentos para a ciência, adotando o método do positivismo lógico e submetendo a ciência ao critério da verificabilidade.

19 of 19