1 of 22

CARTOGRAFIA E PODER

ELEMENTOS DE UM MAPA

2 of 22

ELEMENTOS DE UM MAPA

  • São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com rigor científico para representar uma determinada área da superfície terrestre. Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.

3 of 22

4 of 22

Título: O título, que por vezes vem acompanhado de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o que ele indica.

Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.

Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As escalas podem ser gráficas ou numéricas (ambas presentes no exemplo acima). A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.

Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.

Projeção cartográfica: indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.

*CRÉDITOS DO       mapa: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.113.

5 of 22

CARTOGRAMA

  • Um cartograma é um mapa que mostra informação quantitativa mantendo um certo grau de precisão geográfica das unidades espaciais mapeadas.
  • Por exemplo, um cartograma da população ilustra proporcionalmente os países ou regiões tomando a área como indicador do número de habitantes, escalando-os de modo a representar essa variável; mantendo-se a forma relativa de cada zona, região ou país, tanto quanto possível, cria-se necessariamente distorção.

6 of 22

7 of 22

EXERCÍCIO:

  • OBSERVE QUAIS ELEMENTOS CARTOGRÁFICOS SÃO INFORMADOS NO MAPA ANTERIOR.
  • QUAL ESTADO APRESENTA O MAIOR DÉFICIT DE VAGAS EM PRESÍDIOS?
  • QUAIS ESTADOS APRESENTA UM DÉFICIT DE 1000 A 5000 VAGAS?

8 of 22

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

  • As projeções cartográficas permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, ou seja, no mapa; elas são a base para a confecção de um mapa, constituindo uma rede sistemática de paralelos e meridianos, permitindo que esses sejam desenhados. 

9 of 22

AS PRINCIPAIS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS SÃO: �

  • Projeção Cilíndrica: O plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Após realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa.

10 of 22

  • Projeção Cônica: O plano da projeção é um cone envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos convergem para o polo.

11 of 22

  • Projeção Plana ou Azimutal: O plano da projeção é um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do polo.

12 of 22

13 of 22

14 of 22

15 of 22

16 of 22

17 of 22

18 of 22

19 of 22

20 of 22

21 of 22

22 of 22

AVALIAÇÃO CONTÍNUA � PRODUÇÃO DE TEXTO

  • 1) REPRESENTE AS TRÊS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS: PLANA, CÔNICA E CILINDRICA.

  • 2) DESCREVA A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE AS PROJEÇÕES DE MERCATOR E A DE PETERS.

  • 3) Produza um pequeno texto(8 a 10 linhas) comparando os dois vídeos(“Terra vista do espaço” e “MIB, parte final”) e refletindo sobre a mensagem que ambos abordam:
  • ROTEIRO:
  • TEMA.
  • INFORMAÇÕES EM COMUM.
  • MENSAGEM FINAL.
  • CONCLUSÃO.