1 of 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Grupos de Estudos e Laboratórios dos Professores da Faculdade de Educação – FACED

Prof.º Ms. Deyverson Luener de Oliveira Ferreira

2 of 18

GUEAM

Grupo de Estudos em Educação Socioambiental

Prof.ª Dra. Norma Cristina Vieira Costa

Doutorado e Mestrado em Biologia Ambiental. Especialista em Violência doméstica contra crianças e adolescentes. Professora da Faculdade de Educação (FACED), UFPA/Campus de Bragança e do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Saberes da Amazônia. Coordena o Grupo de estudos em Educação Ambiental (GUEAM) - FACED/UFPA\Campus de Bragança.

3 of 18

CPADC

Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico

Prof.º Me. José de Moraes de Souza Junior

4 of 18

GEPDAD

Grupo de Educação e Psicologia – estudo e pesquisa em Desenvolvimento Humano, Aprendizagem escolar, Inclusão e Diversidade.

LINHAS DE PESQUISA

·         Educação especial e educação inclusiva em diferentes contextos culturais

·         Estudos contemporâneos sobre aprendizagem e desenvolvimento humano

5 of 18

Objetivos:

Promover estudos e pesquisas sobre o ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano, articulando teoria e prática, relacionando a outros ramos da psicologia e áreas do conhecimento científico, principalmente a ciência da educação em uma perspectiva interdisciplinar. Como também, contribuir na ampliação dos estudos sobre inclusão em suas diferentes identidades.

Doutora em Educação pela UFPA. Mestra em Psicologia -Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA. Especialização em Docência no Ensino Superior. Graduação em Psicologia (formação, bacharelado e licenciatura)- UFPA . Coordena o grupo de pesquisa GEPDAD.

Prof.ª Dra. Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa

6 of 18

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de concentração Subjetividade, Política e Exclusão Social. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará UFPA (1999), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará UFPA (2002) e doutorado em Ciências Sociais na especialidade Antropologia Cultural e Social pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) e é professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA).

Profª Dra. Cristiane Bremenkamp Cruz

Prof. Dr. Luís Júnior Costa Saraiva

7 of 18

GUEAJA

Grupo de Estudo e Pesquisa em educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia

Prof.ª Dra. Joana d’Arc de Vasconcelos Neves

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014). Pós Doutoral no Programa de Pós Graduação em Sociedade e Qualidade de Vida como titulo, Sentidos e Significados Constituídos e Constutores Ser Professor nas Territorialidades Amazônicas, na Universidade do Oeste do Pará. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia Portaria.

8 of 18

Prof.º Dr. Sebastião Rodrigues da Silva

Prof.º Dr. Rogerio Andrade Maciel

Doutor em Sociologia (UFPA-2013). Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros (UFPA-2008). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFPA-1995). Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação do Campus de Bragança (UFPA). Professor do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, Estado, Movimentos Sociais. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA).

Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA - (2008). Especialista em Saberes Culturais e Educação Amazônica - (UFPA, 2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade do Estado do Pará na linha de Saberes Culturais e Educação Amazônica (UEPA/2014). Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação, na linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED/ICED/UFPA/2019). Atua como docente no Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), na linha de Educação, linguagens e Culturas na Amazônia.

9 of 18

Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação Núcleo Infâncias (GEPTE/INFÂNCAS)

NEAB - Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-brasileiros

Prof.ª Dra. Ana Paula Vieira e Souza

Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação na Linha Currículo e Formação de Professores pela UFPA. Especialista em Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa pela UFPA. Formação Pedagógica e Graduada Plena em Secretariado Executivo Bilíngue pela UNAMA. Coordena a Linha do GEPTE Trabalho e Infâncias em Bragança-PA. Vice-Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros (NEAB/UFPA).

Prof.º Me. Deyverson Luener de Oliveira Ferreira

Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia, Na Linha de pesquisa: Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização em Educação e Interculturalidade na Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação - (GEPTE/UFPA). Membro do Núcleo de Estudos e pesquisa Afro-Brasileiros- (NEAB/ UFPA), Campus Universitário de Bragança.

10 of 18

Objetivos da Linha TRABALHO, INFÂNCIAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Reunir pesquisadoras (es) e estudantes vinculados a graduação, pós-graduação, profissionais da educação e organizações sociais, interessados na produção e socialização de conhecimentos do Trabalho e Educação, Trabalho e Infâncias, Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de Professora e Professor na Amazônia.

Formar pesquisadoras (es) na área do conhecimento do Trabalho e Infâncias, trabalho infantil, racismo e a educação escolar; currículo e a formação de Professoras e Professores, culturas infantis e brincares, trabalho como princípio educativo e Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de Professores por meio de orientação de estudantes da iniciação científica, de cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

  1. Estudos e pesquisa com base Filosofia marxista, Filosofia da Linguagem do círculo de Bakhtin e Currículo Decolonial a fim de construir e consolidar projetos estratégicos de emancipação social das Infâncias da classe trabalhadora.

11 of 18

HISTÓRICO DO NEAB, CAMPUS BRAGANÇA/UFPA

    • Inicia sua trajetória em 03 de janeiro de 2017.

    • Em 2020 foi registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

    • Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão nos campos da Educação, Currículo, Formação de Professores, Infâncias e Relações Étnico-Raciais na Amazônia.

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO-BRASILEIROS (NEAB)

Coordenadoras

Profa. Dra. Ana Paula Vieira e Souza (UFPA/PPLSA/NEAB)

Profa. Dra. Raquel Amorim dos Santos (UFPA/PPLSA/NEAB)

12 of 18

NEPIECAP

Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense

Prof.ª Dra. Maria Natalina Mendes de Freitas

Graduada em Formação de Professores pela Universidade do Estado do Pará (1994), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2004) e Doutora em Educação na Linha Educação, Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará com Doutorado Sanduíche realizado na Universidad Nacional Centro de la Província de Buenos Aires (2017).

13 of 18

Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense

Descrição: O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infância, Educação e Cultura na Amazônia Paraense (NEPIECAP), constitui-se em espaço de investigação, divulgação e intercâmbio de pesquisas em torno do tema da infância e a sua articulação com as séries iniciais de ensino fundamental urbana e em territórios rurais. Trata-se de um convite aos educadores e profissionais da educação para refletirem a respeito de questões relacionadas à história da educação na Amazônia, à infância e à criança, aos processos e mecanismos de gestão educacional e à implementação de políticas educacionais, entre outras temáticas correlatas.

O Núcleo é composto por professores e alunos da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança e demais universidades. Perspectiva articular parcerias com os demais estudiosos do campo da infância, da história e do campo Amazônico no Brasil.

14 of 18

Objetivos: 

· Realizar estudos críticos dos contextos urbanos e de territórios rurais na Amazônia Paraense focando, educação, cultura, infância, criança na Amazônia e práticas educativas e sua historicidade, na tentativa de compreender como se constroem os saberes de crianças, de infâncias e de adolescentes, os processos de elaboração e implementação de políticas educacionais em diversos contextos educativos.

· Fomentar a produção de novos suportes teórico-epistemológicos, privilegiando as especificidades e demandas educacionais da região Amazônica.

·  Promover encontros, seminários, eventos sobre a temática da infância, escola e educação infantil a fim de divulgar resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas pelo núcleo.

· Divulgar a produção acadêmica realizada pelo NEPIECAP, bem como articular parcerias com outros pesquisadores em torno da temática infância, cultura, territórios rurais, saberes e práticas educativas.

LINHAS DE PESQUISA:

Educação, Infância, Cultura e Crianças Amazônidas;

Território rural, Cultura e Infância, Criança, Saberes e Práticas  pedagógicas

Infância e Processos Educativos

15 of 18

Laboratório de Educação, Meio Ambiente & Saúde

Prof.ª Dra. Iracely Rodrigues da Silva

Doutora em Recursos Ambientais Amazônicos pelo Programa de Pós graduação em Biologia Ambiental (UFPA, 2012). Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos (UFPA, 2004). Especialista em Fitoterapia Nutricional de Plantas Medicinais (UCAM/RJ, 2019). Licenciada Plena em Pedagogia (UFPA, 2000). Coordenadora do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Educação, Meio Ambiente e Saúde (LEMAS/UFPA). Vice-Líder do "Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Ambiente" (GPSSA).

Quem somos?

Somos um grupo de pesquisa Interdisciplinar (UFPA/CNPq) que investiga práticas terapêuticas de saúde com plantas medicinais em comunidades da região amazônica.

16 of 18

O que pesquisamos ?

Saberes tradicionais e usos locais de plantas medicinais

Constituintes químicos e princípios ativos das plantas

Segurança de uso das plantas (toxicidade)

Eficácia da fitoterapia tradicional in natura, seca, etc.

Quem faz parte do LEMAS ?

Alunos de graduação do Campus Universitário de Bragança (UFPA)

Alunos do Programa de Pós Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia PPGEA/UFPA Castanhal.

17 of 18

LELIM – Laboratório de Estudos, Linguagem, Imagem e Memória

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará UFPA (1999), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará UFPA (2002) e doutorado em Ciências Sociais na especialidade Antropologia Cultural e Social pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) e é professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA).

Prof. Dr. Luís Júnior Costa Saraiva

18 of 18

LABITAN – Laboratório de Estudos em Educação e Interculturalidade na Amazônia

Doutor em Biologia Ambiental, com ênfase em Biologia de Organismos da Zona Costeira Amazônica, pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA). Possui Mestrado em Biologia Ambiental - Ênfase em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pela Universidade Federal do Pará; Especialização em Gestão de Sistema Educacional pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Federal do Pará na cadeira de Planejamento e Gestão Educacional; Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, ambos da UFPA; Pesquisador do Laboratório de Ecologia de Manguezal (UFPA)

Prof.º Dr. Francisco Pereira de Oliveira