1 of 18

2 of 18

  • Conhecer os softwares Arduino IDE e mBlock e o simulador Tinkercad;
  • Identificar as características de programação dos softwares Arduino IDE e mBlock.

3 of 18

O desktop e os dispositivos móveis são formados por duas partes: física e lógica. A parte física, ou hardware, define características como formato, espessura, botões e dispositivos periféricos que interagem com eles. A parte lógica, ou software, permite ao usuário ter acesso a diversas funcionalidades, como sistemas operacionais, jogos, editores de texto, elaboração de planilhas, entre outras. No ensino de robótica, você saberia dizer qual é a importância dos softwares?

4 of 18

Na robótica, os softwares possibilitam programar protótipos ou robôs para realizarem determinadas funções. Nesta aula vamos conhecer os softwares Arduino IDE e mBlock, além do simulador Tinkercad, nos quais você poderá montar circuitos elétricos e programá-los para os seus funcionamentos.

5 of 18

Software Arduino IDE

Este software se conecta ao hardware Arduino para fazer upload de programas e se comunicar com eles, podendo ser utilizado na versão off-line, quando estiver instalado no computador, ou na versão on-line, conhecida por Arduino Web Editor. Para o uso desta versão, faz-se necessário a realização de um cadastro no site.

O Arduino IDE apresenta cinco categorias: Arquivo, Editar, Sketch, Ferramentas e Ajuda, as quais possibilitam realizar diversas funcionalidades, dentre elas, a verificação de erros na programação e o envio do programa ao Arduino Uno.

6 of 18

Layout do software Arduino IDE, versão off-line

7 of 18

É possível estender as funcionalidades do software Arduino IDE através do uso de bibliotecas. As Bibliotecas são trechos de um software que fornecem comandos específicos a um programa, simplificando assim a elaboração de aplicações.

8 of 18

Software mBlock

Este software é uma plataforma que suporta linguagens de programação gráfica e textual, permitindo, assim, programar arrastando e soltando blocos de construção. Da mesma forma que o software Arduino IDE, o mBlock se conecta ao hardware Arduino para fazer upload de programas e se comunicar com eles.

A conexão do mBlock com o Arduino Uno se faz através do ícone Adicionar, localizado no campo Dispositivos.

9 of 18

Layout do software mBlock

10 of 18

Assim como no Arduino IDE, o mBlock também permite trabalhar com o uso de bibliotecas, nele é chamado de Extensão, que podem ser baixadas pelo Software mBlock tanto na versão on-line quanto na off-line.

11 of 18

Simulador Tinkercad

O Tinkercad é uma plataforma on-line gratuita de modelagem em 3D, a qual permite a simulação de circuitos elétricos e programação de seu funcionamento. O Tinkercad está disponível no link: <https://www.tinkercad.com/>, com acesso através de cadastro ou por e-mail do domínio Google.

12 of 18

Layout do Simulador Tinkercad

13 of 18

Para criar os circuitos elétricos no Tinkercad, basta clicar em Circuitos (localizado no menu Lateral da página) e em Criar novo Circuito. Para montar algum experimento, basta clicar e arrastar os componentes eletrônicos, presentes no menu lateral direito da página, para o centro da tela. Uma vez selecionados os componentes eletrônicos que participarão do circuito elétrico, faça as ligações destes com a placa do Arduino.

14 of 18

O software corresponde à parte lógica de computadores ou dispositivos móveis, ou seja, um conjunto de instruções (comandos) que deve ser seguido e executado por tais equipamentos. Nesta aula, conhecemos as características dos softwares Arduino IDE, mBlock e o simulador Tinkercad.

15 of 18

Você e seus colegas se adaptaram com os ambientes de programação e já imaginam as possibilidades de utilização?

Compartilhem suas impressões e as novas ideias.

16 of 18

(Material Didático Completo em PDF)

17 of 18

18 of 18