REVOLUÇÃO FRANCESA
Nome : Fellipe Ramon e Everton
Turma: 8B
3)Enquanto Luís XVI tentava reunir tropas para anular a rebeldia dos deputados e sufocar as difersas manifestações populares de apoio á assembleia nacional, os populares armazenavam armas e organizavam a ´´milíca de Paris´´, um grupo militar disposto a enfrentar as forças absolutistas. Em 14 de julho, grande números de populares, incluindo mulheres,invadiu e tomou a prisão da Bastilha, onde se supunha haver muitas armas e prisioneiros, embora estivesse praticamente desativada.
9) Os dirigentes termidorianos redigiriam uma terceira constituição, chamada constituição do ano III ( 1794-1795), criaram um governo denominado diretório. Restabelecia-se assim o caráter censitário para a eleição dos deputados e determinavam-se que o poder executivo, orgão máximo do governo, seria composto por cinco membros.
10) logo após o estabelecimento do governo do diretório, em 1795, os realistas tentaram tomar o poder e foram derrotados. No ano seguinte ocorreu uma conspiração Jacobina. O líder popular Babeuf, pregando a necessidade da instalação do que os jacobinos chamavam de ´´`ditaduras dos humildes. Acabou preso e executado em 1797. Nas ruas de paris, seguidores de posições contrárias aos montanheses assaltavam e destruíam os clubes republicanos jacobinos, perseguindo, intimidando e executando líderes dos sans-culottes, episódio que ficou conhecido como terror branco.
11) Em 9 de novembro de 1799 (dia 18 do mês brumário no calendário revolucionário), napoleão Bonaparte derrubou o diretório e instaurou o consulado, assumindo como o primeiro cônsul.
O episódio ficou conhecido como o golpe do 18 Brumário, para alguns estoriantes representou o fim do processo revolucionário francês e o início da fase da consolidação das conquistas burqueses.