ALTERAÇÕES FÍSICAS DURANTE ATIVIDADES FÍSICAS
PROF. HUMBERTO GARCIA
EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º ANO
ESC. SÃO GABRIEL
Frequência Cardíaca (FC)
A Frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. E se subdivide em frequência cardíaca basal (número de vezes que o coração bate para manter o organismo com suas funções vitais num estado de vigília), frequência cardíaca de repouso, frequência cardíaca de reserva, frequência cardíaca submáxima e, frequência cardíaca máxima.
A frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. E se subdivide em frequência cardíaca basal (número de vezes que o coração bate para manter o organismo com suas funções vitais num estado de vigília), frequência cardíaca de repouso, frequência cardíaca de reserva, frequência cardíaca submáxima e, frequência cardíaca máxima.
Existem alguns fatores que interferem na mensuração da frequência cardíaca de repouso e submáxima e devem ser levados em consideração no momento do exercício: a posição corporal, a alimentação, o estado de tensão emocional, o fumo, drogas e o consumo de bebidas alcoólicas, condições ambientais, tipo de exercício, nível de hidratação, etc. (é importante ressaltar que a frequência cardíaca máxima não é afetada por nenhum desses fatores).
1ª QUESTÃO: QUAL A DIFERENÇA ENTRE A FC BASAL E A DE REPOUSO? COMO MEDIMOS - PESQUISE NO LINK ABAIXO E RESPONDA AMBAS?
Freqüência cardíaca é determinada pelo número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expressa em batimentos por minuto (BPM), pode variar de acordo com a necessidade do corpo para as mudanças de oxigênio, como durante o exercício ou sono. A medição da freqüência cardíaca é usado por profissionais da área médica para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de condições médicas. Ele também é usado por indivíduos, tais como atletas, que estão interessados no acompanhamento da sua freqüência cardíaca para ganhar o máximo de eficiência a partir de sua formação.
RESPONDA EM SEU CADERNO
02ª QUESTÃO: QUAIS LOCAIS DE NOSSO CORPO, PODEMOS AFERIR A FREQ. CARDÍACA?
03ª QUESTÃO: O QUE É FREQ. CARDÍACA DE REPOUSO, MÁXIMA E DE RECUPERAÇÃO????????
Fr
A frequência cardíaca é um bom auxiliar para a prescrição e controlo dos seus treinos. Com a sua utilização é possível determinar a zona de treino em que um atleta se encontra, ajundando-nos a regular a intensidade do esforço realizado e ainda a controlar o nível de recuperação durante os intervalos e após finalizar a sua actividade. Assim, como forma de controlo de treino, entender e saber utilizar a frequência cardíaca, pode assumir uma grande importância no processo de treino.
A frequência cardíaca é um indicador do trabalho cardíaco, geralmente expresso como o número de batimentos cardíacos por minuto (bpm). Pode-se vigiar os valores em repouso, recuperação ou após esforços máximos e pode ser usada para diferentes fins:
-A Frequência Cardíaca de Repouso é o número de batimentos cardíacos durante um minuto quando se está em repouso completo. A medição da frequência cardíaca de repouso, deverá ser realizada após acordar, usando o monitor cardíaco, ou contando as pulsações manualmente. Os valores de repouso dependem dos seus hábitos de vida e são afectados por diversos factores, tais como: grau de treino, qualidade do sono, nível de stress mental e hábitos de alimentação.
- A Frequência Cardíaca Máxima corresponde ao número mais alto de batimentos capaz de ser atingido por uma pessoa durante um minuto. Pode ser utilizada como uma ferramenta útil para determinar a intensidade do treino, na medida que a partir dela se podem estabelecer diferentes zonas de intensidade de treino. Para se determinar a frequência cardíaca podem-se utilizar diferentes métodos. O mais fiável é através de um teste clínico, realizado por um cardiologista ou fisiologista do exercício. Este teste não é só recomendado a pessoas que treinam mas também a todos aqueles que têm excesso de peso ou possuem antecedentes de doença cardiovascular na sua família.
-A Frequência Cardíaca de Recuperação é de extrema utilidade como forma de verificar se o sistema cardio-respiratório está a recuperar correctamente. Para obter o valor de recuperação, efectua-se uma medição imediatamente após o término da corrida ou marcha, e outra passado um ou dois minutos. O valor da frequência cardíaca de recuperação será obtido através da diferença das duas medições. À medida que o nível do atleta melhora a recuperação da frequência cardíaca também, alcançando valores mais próximos dos de repouso, num menor período de tempo após o esforço.
CONTINUA PRÓXIMA PÁGINA
RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO ABAIXO::
A frequência cardíaca obtida manualmente pode ser medida em diferentes partes do corpo. Tais como:
- Pulsação radial.
Esta é a pulsação medida na parte de dentro do pulso. Use a ponta de três dedos, abaixo do pulso. Pressione até que sinta a pulsação, ou mova os dedos à procura de a sentir.
- Pulsação na carótida.
Para medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicador e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço. Pressione levemente até sentir a pulsação.
CÁLCULO DE FC MÁXIMA E ZONA ALVO DE TREINAMENTO
Para encontrar a FC máxima existem diferentes formas: podemos medi-la em laboratório, em testes de esforço máximo com pessoal qualificado, podemos medi-la durante treinos ou competições ou ainda podemos estimá-la por meio de fórmulas.
Existem fórmulas simples como FC máxima = 220 – idade, que possuem uma margem de erro maior e fórmulas com menor margem de erro como a de INBAR (1994), onde a FC Max = 205,8 – (0,685 x idade).
Para o cálculo da Zona alvo de treinamento, basta multiplicar o valor encontrado por um valor percentual equivalente a intensidade do treino.
Ex:
Um indivíduo de 24 anos deseja treinar numa Z.A. equivalente a 60%-70% da sua FC máx.
FC máx = 205,8 – (0,685 x idade)
= 205,8 – (0,685 x 24)
= 189 bpm
Sendo assim,
Z.A. treinamento = 113 a 132 bpm
04ª QUESTÃO: CALCULE A SUA FREQUÊNCIA CARDÍACA MÁXIMA????????????
Como Calcular IMC
Calcular IMC requer a aplicação de uma fórmula que leva em conta seu peso e altura. Se você quer informações mais detalhadas sobre o cálculo, consulte nossa página sobre o cálculo do IMC.
05ª QUESTÃO:CALCULE SEU IMC E PONHA O RESULTADO CONFORMA A TABELA SEGUINTE
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:
IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5
Cálculo IMC | Situação |
Abaixo de 18,5 | Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 24,9 | Parabéns — você está em seu peso normal! |
Entre 25,0 e 29,9 | Você está acima de seu peso (sobrepeso) |
Entre 30,0 e 34,9 | Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 | Obesidade grau II |
40,0 e acima | Obesidade grau III |
TABELA IMC
Ala 1
06º QUESTÃO: FAÇA ESTA ATIVIDADE EM CASA E ENTREGUE NA PRÓXIMA AULA
07ª QUESTÃO: O QUE É PRESSÃO ARTERIAL????????
RESPONDA ACESSANDO OS LINKS ABAIXO:
08ª QUESTÃO: O QUE É PRESSÃO ARTERIAL DIASTÓLICA E SISTÓLICA???????
09ª QUESTÃO: O QUE É PRESSÃO ARTERIAL BAIXA, PRESSÃO ARTERIAL NORMAL E
PRESSÃO ARTERIAL ALTA