ÉRICA RAMOS (Substituindo Jurandir Soares)
QUÍMICA
05/05/2022
POLUIÇÃO E MEIO AMBIENTE
2
POLUIÇÃO VISUAL
Esse tipo de poluição causa um certo desconforto visual, estresse e modifica a paisagem da cidade. Pode até mesmo causar acidentes de trânsito, ao distrair os motoristas ou esconder sinalizações.
Entre as causas da poluição visual estão a cultura de estímulo ao consumismo e o excesso de campanhas publicitárias nos centros urbanos.
3
POLUIÇÃO SONORA
A poluição sonora é o excesso de ruídos que afeta a saúde física e mental da população.
É causada pelo barulho excessivo de indústrias, meios de transportes, obras, aparelhos de som, entre outras atividades.
Para alguns ambientalistas, é considerada a forma de poluição mais prejudicial à saúde humana. Isso porque causa problemas auditivos, dor de cabeça, insônia, agitação e dificuldade de concentração.
4
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO
As consequências do meio ambiente poluído são causas de grande preocupação, tanto para a conservação da biodiversidade, como para o bem-estar dos seres vivos.
A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas.
5
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO
6
Para cada tipo de poluição, existe uma solução possível.
É preciso pensar em cada um deles a fim de desenhar um plano de resolução, mas o ponto de partida é a sensibilização para o problema e empenho de toda a sociedade. Cada setor pode desempenhar ações para evitar episódios de poluição.
SOLUÇÕES PARA A POLUIÇÃO
7
FORMAS DE COMBATER-SE A POLUIÇÃO
É essencial a criação de políticas públicas bem como as ações diárias de cada indivíduo para combater-se o aumento da poluição, em todas as suas formas, em todo o mundo. Dentre as ações que podem ajudar nesse processo, podemos destacar:
8
Os impactos ambientais afetam o planeta de várias formas e podem fazer estragos irreparáveis. Esses impactos podem ser locais, como a poluição urbana do ar.
Os impactos também podem ser regionais, como a chuva ácida. Já os impactos globais são o efeito estufa, o desmatamento, a degradação costeira e marinha.
Impacto ambietal, por definição, é qualquer alteração significativa no meio ambiente, sendo ela provocada pela ação humana ou fenômenos naturais.
IMPACTOS AMBIENTAIS
9
PRINCIPAIS TIPOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM
ATIVIDADE INDUSTRIAL
A indústria é responsável por produzir resíduos altamente prejudiciais ao ar, às florestas, rios e aos seres que habitam esses ambientes — o que inclui animais, vegetais e o próprio ser humano.
A poluição causada por resíduos e componentes químicos pode prejudicar o meio ambiente em diversas esferas, destacando-se como responsável pela formação de CHUVA ÁCIDA — que danifica a água, o solo, as plantas e os animais aquáticos que vivem na região do descarte.
10
DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS
O descarte errôneo de resíduos provenientes de atividades domiciliares, industriais, de agricultura ou de mineração destaca-se como outro importante impacto ambiental causado pelo homem. Isso porque a maior parte desses detritos vai parar em rios, enquanto o restante se acumula em aterros sanitários e lixões. Em todos os casos, o lixo contamina a água e o solo, afetando diretamente as plantações e todos que a consomem.
11
ATIVIDADE MINERADORA
O Brasil está cheio de garimpos irregulares, o que pode causar contaminações (especialmente por mercúrio) em lagos, rios e até mesmo no solo. Já as grandes empresas mineradoras, por sua vez, abrem verdadeiras crateras no solo, o que elimina área verde e destrói a paisagem ambiental do local.
12
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS FONTES DE ENERGIA
As termelétricas, por exemplo, produzem energia através da queima em caldeira de carvão. Esse calor produzido aquece a água que circula numa rede de tubos, criando vapor. É esse vapor que movimenta as pás das turbinas, ligadas a um gerador, e assim a energia elétrica é produzida.
compromete a fauna e a flora da região, além de aumentar a temperatura média local.
Além disso, as usinas termelétricas queimam combustíveis como o diesel e o carvão. Essa queima é fonte de gás carbônico e óxidos de nitrogênio, que aumentam o EFEITO ESTUFA e geram chuvas ácidas.
13
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AGRICULTURA
A agricultura é uma atividade indispensável para a existência e sobrevivência das pessoas. Afinal é dela que vem todo o alimento consumido no mundo, e também o alimento dos animais.
Mas essa também é uma atividade que causa impactos ambientais. Para fazer uma plantação, é necessário ter um espaço de terra fértil. Então acontece a substituição (desmatamento) de uma vegetação natural para o plantio de mudas agrícolas.
Outro problema é a utilização de agrotóxicos e demais produtos químicos utilizados na produção em massa.
14
IMPACTOS AMBIENTAIS: CONSEQUÊNCIAS
As principais consequências dos impactos ambientais são:
►Alterações climáticas;
► Extinção de espécies e habitats;
► Aumento do nível do mar;
► Desaparecimento de rios;
► Poluição do ar;
► Diminuição da qualidade de vida.
15
5 Rs DA RECICLAGEM
16
5 Rs DA RECICLAGEM
17
REDUZIR a poluição é diminuir a quantidade de lixo que você produz. Tente usar ao máximo os produtos antes de jogá-los fora.
RECICLAR é renovar produtos já utilizados, mas com outra finalidade.
18
REPENSAR é reavaliar suas atitudes na hora de lidar com o lixo, ou seja, antes de jogar uma latinha de alumínio no chão ou em um lixo comum reavalie suas atitudes e jogue-a numa cesta de coleta seletiva.
O governo também tem que fazer sua parte com campanhas para a reciclagem e a redução do lixo a fim de tentar conscientizar a população.
19
Reaproveitar e reciclar não são a mesma coisa. Reaproveitar significar utilizar novamente um produto, reciclar é quando um material usado é transformado em um novo produto.
REAPROVEITAR X RECICLAR
A vantagem em comum destes dois processos é a redução do lixo e diminuição do uso de matérias-primas, muitas vezes não renováveis. melhor ainda é reavaliar e reduzir nosso consumo e desperdício, a fim de poupar matérias-primas, nossos aterros sanitários, nossa qualidade de vida.
20
21
O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta.
22
LIXO HOSPITALAR
LIXO HOSPITALAR
(PERFUROCORTANATES)
LIXO ELETRÔNICO
LIXO TÓXICOS (VENENOS)
SÍMBOLOS IMPORTANTES
23
JORNAIS
Duas a seis semanas
Pneus
Indeterminado
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
GUARDANAPOS DE PAPEL
três meses
24
PONTAS DE CIGARRO
dois anos
CHICLETES
cinco anos
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
25
Sacos e copos plásticos
200 a 450 anos
Latas de alumínio
100 a 500 anos
Pilhas
100 a 500 anos
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
26
VOCÊ SABIA QUE...
1 Tonelada de Alumínio Reciclado
se Transforma em
1 Tonelada de Alumínio Novo, e
Economiza a Extração de
5 Toneladas de Minério Bauxita
27
OS BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM
28
COMPOSTAGEM
Decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, por bactérias e fungos. Este processo tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente (ADUBO ORGÂNICO).
29
COMPOSTAGEM
VANTAGENS:
30
Os impactos ambientais podem ser diminuídos através de ações individuais e coletivas, bem como por meio de leis e políticas ambientais. Algumas ações que podem ser feitas, são elas:
► Replantio de floresta em áreas desmatadas;
► Separação, descarte adequado e reciclagem do lixo;
► Economia de água;
► Utilização de transportes coletivos;
► Utilização de produtos biodegradáveis;
► Redução do consumo.
VAMOS REFLETIR!
31
EFEITO ESTUFA
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.
Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.
32
Como vimos, o efeito estufa é um fenômeno natural, mas é intensificado devido à crescente queima dos COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas.
As queimadas nas florestas para transformar suas áreas em plantação, criação de gado e pastagens, também colaboram para o aumento do efeito estufa.
QUAIS AS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA?
33
01. Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
34
02.(ENEM) Na A caixinha utilizada em embalagens como as de leite “longa vida” é chamada de “tetra brick”, por ser composta de quatro camadas de diferentes materiais, incluindo alumínio e plástico, e ter a forma de um tijolo (brick, em inglês). Esse material, quando descartado, pode levar até cem anos para se decompor.
35
Considerando os impactos ambientais, seria mais adequado:
36
37
03.O Brasil enfrenta diversos problemas ambientais que prejudicam as diferentes espécies que aqui vivem. De acordo com o IBGE, três problemas ambientais são os mais relatados no Brasil. Marque a alternativa que indica esses problemas:
a) Poluição do solo, poluição atmosférica e contaminação por metais pesados.
b) Contaminação por metais pesados, desmatamento e caça.
c) Poluição atmosférica, queimadas e caça.
d) Assoreamento, desmatamento e queimadas.
e) Queimadas, poluição do solo e contaminação por metais pesados.
De acordo com o IBGE, 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais. Entre os mais relatados estão queimadas, desmatamento e assoreamento.
38
04. Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:
I. Atividade da Mineração.
II. Erosão e empobrecimento dos solos.
III. Enchentes e assoreamento dos rios.
IV. Terremotos.
V. Urbanização mal planejada.
Assinale a alternativa que melhor representa os impactos consequentes do desmatamento:
a) Apenas I
b) Apenas V
c) Apenas III, IV e V
d) Apenas I, II, III e V
e) I, II, III, IV e V
39
05. A atividade industrial é um ramo da economia que envolve a produção de resíduos, os quais, na maioria dos casos, são nocivos ao meio ambiente e também ao ser humano. Um exemplo são as indústrias que devem queimar combustíveis, como gás ou óleo. Independentemente do estado físico do resíduo produzido, a atividade industrial tem contribuído para poluir de forma intensa e preocupante quais ambiantes?
a) Apenas a água
b) Apenas o solo
c) Apenas o ar atmosférico
d) A água, o solo e o ar atmosférico
A atividade industrial apresenta uma grande capacidade de produzir resíduos capazes de promover a poluição do solo, da água e do ar atmosférico.
40
06. Sobre os impactos ambientais provocados pela mineração, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas.
I.( ) A mineração não provoca desmatamento, já que são realizadas apenas em áreas sem cobertura vegetal.
II.( ) O preparo das áreas para mineração muitas vezes dá-se por meio de explosões, provocando poluição sonora e alterando a qualidade do ar.
III.( ) A mineração de chumbo e zinco provoca contaminação do solo, visto que possuem grande concentração de arsênio em seus rejeitos.
Assinale a alternativa correta:
a) VFV
b) VFF
c) FVF
d) FVV
F
V
V
41
07. O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?
a) Destruição da camada de ozônio
b) Inversão térmica
c) Efeito estufa
d) Chuva ácida
e) Eutrofização
O aquecimento global acontece quando a quantidade de gases do efeito estufa aumenta, intensificando esse processo natural e ocasionando o aumento da temperatura do planeta.
42
08. Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:
a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.
b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.
c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.
d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.
Os organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico para realização da fotossíntese.
43
09. Nos últimos anos, observa-se um aumento crescente do percentual de CO2 na atmosfera. Entre outros efeitos, o excesso de CO2 pode contribuir para:
a) resfriamento global.
b) diminuição da fotossíntese.
c) aumento da camada de ozônio.
d) aquecimento global.
e) diminuição da camada de ozônio.