LAURYANNA QUEIROZ
EDUCAÇÃO
FÍSICA
GINÁSTICA: IMPORTÂNCIA DE HÁBITOS SALUTARES
24/02/2022
2
3
4
QUAL O SIGNIFICADO DE SALUTAR?
5
6
Sinônimos de salutar para 3 sentidos da palavra salutar:
Que é bom para a saúde:
Salubre, benéfico, benfazejo, bom, higiênico, Sadio, salutífero, são, saudável.
7
Hábitos saudáveis que podem prolongar a vida por uma década ou mais.
8
“Este ano será diferente”.
Quem nunca proferiu esta frase ao iniciar um mês de janeiro?
No começo do ano fazemos planos e tentamos inserir hábitos saudáveis na rotina.
Não é à toa, janeiro é o mês mundial do início das dietas.
Porém, basta a correria do dia a dia começar para os planos perderem força.
9
Seguir uma rotina de exercícios regulares, manter o peso, comer de maneira equilibrada, não exagerar no álcool e fugir do cigarro podem aumentar a expectativa de vida em pelo menos dez anos.
10
É o que conclui um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, publicado recentemente no site do Jornal Circulation.
Além disso, essa rotina de dar inveja reduz em 82% o risco de morrer por acidentes cardiovasculares e em 65% o de falecer por câncer.
11
Para chegar a esses números, os pesquisadores estudaram os hábitos de 78 865 mulheres e 44 354 homens durante décadas.
Eles consideraram como saudável: não fumar, ter um IMC (índice de massa corporal) entre 18,5 e 24.9 kg/m2, praticar atividades físicas por ao menos 30 minutos todos os dias, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso (no máximo uma taça de vinho para mulheres e duas para homens diariamente) e manter uma alimentação saudável.
12
13
Ao final do estudo, estimou-se que as mulheres com 50 anos que não incorporam nenhuma dessas estratégias vivem, em média, mais 29 anos – chegando aos 79. Já os homens cinquentões atingem os 75.
Por outro lado, os que seguem à risca todos aqueles itens salutares alcançavam os 93 anos (sexo feminino) e 88 anos (masculino).
Os cientistas acreditam que a combinação dessas atitudes foi a responsável por tamanha diferença. Ou seja, isoladamente, aquelas medidas do bem não seriam tão potentes.
Analise sua rotina e você perceberá padrões de comportamento que compõem as suas atitudes repetitivas, seja no aspecto pessoal ou profissional, físico ou psicológico.
No meio destes comportamentos, sempre encontraremos alguns que gostaríamos de mudar ou sentiremos falta de outros que gostaríamos de repetir mais vezes.
Mas não é tão simples assim mudar ou criar novos hábitos.
14
Foco, determinação, disciplina e esforço contínuo.
Esta é a fórmula para a criação e consolidação de um novo hábito em nossas vidas.
Simples, mas nada fácil.
Sabe bem quem já tentou mudar a alimentação,a frequência de atividade física e maneira de reagir às pessoas desagradáveis.
Saber que um hábito não se constrói na virada do ano, da noite para o dia, já é o primeiro passo para olhar seus planos de ano novo com realismo.
15
No best-seller “O Poder do Hábito”, o autor Charles Duhigg, repórter do New York Times, explica como um hábito é criado.
Entender este mecanismo é importante para que você possa gerenciar seu planejamento de mudança de padrões comportamentais.
Primeiro, é importante entender que um hábito (ou um vício comportamental) não é ruim. Ele é uma defesa de nosso cérebro para poupar esforços. Se você faz mais coisas no “piloto automático”, o cérebro “descansa” mais. Mudar hábitos requer esforço, ou seja, cansa.
16
17