Acender e apagar a luz de um ambiente através de um interruptor é uma tarefa simples. Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, você conseguiria explicar como uma simples mudança de posição do interruptor pode alterar a luminosidade de um ambiente?
O Push Button é um botão de pressão que funciona de forma semelhante a um interruptor de luz, controlando a passagem de corrente elétrica em um circuito elétrico. Ao pressioná-lo, o circuito fecha-se, permitindo a passagem da corrente elétrica. Ao soltá-lo, o circuito abre-se, impedindo que a corrente passe.
Vamos utilizar o Push Button para simular o acender e desligar de um LED, através da programação por códigos e por blocos.
Encaixe o Push Button na linha central da Protoboard, e em seguida, encaixe o LED.
Insira o Resistor de 220 Ohms entre o terminal negativo do LED e uma parte livre da Protoboard.
Insira o Resistor de 10 Quiloohms entre um terminal do Push Button e a linha lateral azul da Protoboard.
Utilizando um Jumper, interligue o pino GND da placa Arduino com um dos furos da linha lateral azul da placa Protoboard.
.
Conecte um Jumper ao terminal do Resistor de 220 Ohms com a linha lateral azul da placa Protoboard.
Com outro Jumper, faça a conexão entre o pino 5V da placa Arduino e um dos terminais do Push Button.
Utilizando mais 2 jumpers, conecte o terminal do Push Button, que já possui o Resistor, com o pino digital 10 da placa Arduino. Em seguida, conecte o terminal positivo do LED com o pino digital 8 da placa Arduino, finalizando a montagem.
No software IDE, crie um sketch e lembre-se de selecionar a porta que o computador atribuiu ao Arduino; então, escreva ou copie e cole o código-fonte de programação para o funcionamento do Push Button.
Na sequência, compile o programa pressionando o botão Verificar para examinar se não há erros de sintaxe. Estando o código correto, o próximo passo é realizar a transferência do programa para o Arduino. Pressione o botão Carregar, para realizar upload do programa para o Arduino.
Após a transferência do programa para o Arduino, ao pressionar o botão o LED irá ligar ou desligar de acordo com a programação realizada.
Acesse o software mBlock e clique, no campo Dispositivos, sobre o ícone Arduino Uno para iniciar a programação em blocos.
Monte os blocos, arrastando e soltando, de acordo com a programação para o funcionamento do Push Button.
Clique no botão Conectar para transferir os comandos criados no mBlock para o Arduino Uno.
Clique no botão Upload para compilar os blocos e carregar a programação para o Arduino.
Após a transferência dos dados, a cada clique sobre o botão irá acender ou desligar o LED.
Observamos que a função de interruptores de luz, assim como de Push Buttons, é abrir e fechar circuitos elétricos, permitindo ou impedindo a passagem de corrente. O que diferencia os dois é a forma como são acionados.
Vimos na prática que o Push Button realiza o comando apenas por um pulso: enquanto você aciona o botão, os contatos do circuito se fecham e o LED acende. Ao soltar, os contatos se abrem e o LED apaga. Essa característica viabiliza a criação de diversos comandos em projetos de automação, como por exemplo: intensificar o brilho de lâmpadas com um simples toque ou acender e apagar mais de uma lâmpada ao mesmo tempo.
O objetivo de controlar o funcionamento de um LED, utilizando o Push Button, foi alcançado?
E os desafios propostos, foram resolvidos de forma colaborativa?
Reúna todos os componentes utilizados nesta aula e os organize novamente junto aos demais, no kit de robótica.
(Material Didático Completo em PDF)