Revolução Francesa
Nome:Kevin Pakulski
Turma:8a
Rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta
Luis Subiu não trono em 1774, quando estava com 20 anos, as finanças reais não se encontravam numa situação favorável e assim permaneceram até o eclodir da Revolução Francesa, altura em que Luís XVI foi deposto.
Maria Antonieta foi uma arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França e Navarra. Décima quinta e penúltima filha de Francisco I, Sacro Imperador Romano-Germânico, e da imperatriz Maria Teresa da Áustria, casou-se em abril de 1770, aos quatorze anos de idade, com o então delfim de França, numa tentativa de estreitar os laços entre os dois inimigos históricos.
A Queda Da Bastilha
Os Girondinos
Planice ou pantano
Era composto por membros da alta burguesia, porém não apresentava convicções politicas definidas.
Jacobinos
Fazia parte dela os sans-culottes e a pequena burguesia. Seus representantes eram Marat, Danton e Robespierre.
Robespierre
A importância de Robespierre foi tamanha que o historiador Patrice Gueniffey chega a dizer que "A morte de Robespierre foi também a morte da Revolução". Ele era o principal líder do governo revolucionário e uma das figuras mais populares entre os sans-cullotes devido a suas posições radicais em relação às questões de ordem política, moral, religiosa e, principalmente, em relação às questões acerca do direito da subsistência do povo.
A fase do terror
No Tribunal revolucionário parisiense, quem fosse acusado de contrarevolucionario recebia, sem qualquer tipo de apelação, a sentença de morte.
O diretório
O diretório restabelecia-se assim o caráter censitário para a eleição dos deputados e determinava-se que o poder executivo, órgão maximo do governo, seria composto por cinco membros.
O terror branco
Nas ruas de Paris, seguidores de posições contrárias aos montanheses assaltavam e destruíram os clubes republicano jacobinos, perseguindo, intimidando e executando líderes dos sans-culottes, episódio que ficou conhecido como terror branco.
O golpe do 18 Brumário
Em 9 de novembro de 1799, Napoleão Bonaparte derrubou o diretório e instaurou o consulado, assumindo como primeiro cônsul.