1 of 20

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

2 of 20

Brasil – localização e território

3 of 20

Brasil no mundo

ÍNDICE

Os fusos horários do Brasil

4 of 20

Brasil no mundo

O Brasil localiza-se na América do Sul, (ocupando 20,8% das terras do continente), estando nos hemisférios ocidental (100%), hemisfério norte (7%) e hemisfério sul (93%).

5 of 20

O Brasil localiza-se na porção

centro-oriental da América do Sul, com litoral voltado ao oceano Atlântico.

O Brasil ocupa 47% da área territorial da América do Sul, fazendo fronteira com quase todos os países – exceção do Chile e do Equador.

Brasil no mundo

Apresenta grandes extensões de fronteiras, necessitando de vigilância para combater o tráfico de drogas e de armas, contrabando, imigração ilegal, etc.

6 of 20

Brasil no mundo

Amazônia Azul

7 of 20

O litoral brasileiro está voltado a mar aberto e com extensão de 7.367 km (AP até RS). O limite territorial marítimo brasileiro corresponde à área da Amazônia Azul (4,5 milhões/km²), com imensa riqueza em recursos naturais, como petróleo, gás natural e uma grande biodiversidade marinha.

Nesse território marinho é definida a ZEE (Zona Econômica Exclusiva), onde o país possui a soberania sobre a exploração dos recursos naturais até 200 milhas (370 km).

Recentemente a ONU reconheceu o direito do Brasil em explorar os recursos naturais do solo e subsolo até 350 milhas náuticas (648 km) nas porções setentrional e meridional do domínio territorial marítimo.

Brasil no mundo

Amazônia Azul

8 of 20

O Brasil possui o formato territorial de um triângulo como a própria América do Sul, sendo mais extenso na posição Norte-Sul.

Essas grandes extensões representam um grande desafio aos governos em relação à infraestrutura (transporte, transmissão de energia a longas distâncias, meio de comunicação) para o abastecimento da população e escoamento das produções.

Brasil no mundo

Pontos extremos do Brasil

9 of 20

O Brasil é caracterizado como um país continental, ocupando 1,6% da superfície da Terra, 5,7% das terras emersas do planeta, 20,8% da superfície da América e 47% da área da América do Sul, apresentando uma superfície de 8.514.205 km2 – ocupando o 5º lugar do mundo em extensão territorial em terras não contínuas.

Brasil no mundo

Brasil: País-Continente

10 of 20

Devido à grande extensão norte-sul do território, o Brasil apresenta terras em duas zonas climáticas ou térmicas: zona intertropical ou tropical (92%) e zona temperada (8%). Apresentando, assim, uma diversidade climática e de formações vegetais pelo território.

Brasil no mundo

Brasil: País-Continente

11 of 20

A diversidade climática do país favorece o desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas. O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo.

Brasil no mundo

Climas

12 of 20

A diversidade de formações vegetais dá ao Brasil a grande possibilidade de explorar a biodiversidade – destacando as formações tropicais (floresta amazônica; mata atlântica; cerrado) e o turismo rural (ecoturismo) com belezas cênicas encontradas em grande quantidade pelo território – ex.: pantanal mato-grossense.

Brasil no mundo

Formações vegetais (Biomas)

13 of 20

O Brasil não somente ocupa uma posição de destaque no mundo pelo grande território, mas também pelo seu grande mercado consumidor, potencial turístico, agroenergia, produção de grãos, petróleo e investimentos externos realizados por empresas brasileiras em diversos países da América e de outros continentes, fazendo parte do BRICS.

Brasil no mundo

Um país emergente

14 of 20

As macrorregiões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram criadas através do critério político-administrativo e geográfico. É utilizada pelo governo para a elaboração e aplicação de políticas públicas de investimentos, pois cada região apresenta-se homogênea em relação à composição dos estados.

Brasil no mundo

Regionalização do Brasil

15 of 20

Os fusos horários do Brasil

16 of 20

Os fusos horários do Brasil

17 of 20

O Brasil apresenta 3 fusos horários, todos com horas atrasadas em relação ao meridiano de Greenwich, por ter o território totalmente no hemisfério ocidental (oeste). Devido à utilização do limite prático, o governo aprovou a mudança de quatro para três fusos horários em 2008.

Para o leste aumentam-se as horas e para o oeste diminuem-se as horas.

Exemplo: se em São Paulo são 20h, que horas serão em Fernando de Noronha, Mato Grosso, Acre e Maranhão?

Fernando de Noronha: 21h; Mato Grosso: 19h, Acre: 19h; Maranhão: 20h

Os fusos horários do Brasil

18 of 20

O horário de verão é aplicado para redução do gasto de energia, pois o dia se estende por mais 1h.

O horário de verão é adotado no Centro-Sul do país, parte do território que apresenta maior variação da duração dos dias no decorrer do ano em virtude do movimento de translação.

Os relógios são adiantados em 1h no período que corresponde aos dias mais compridos – partes da primavera e do verão.

Os fusos horários do Brasil

Horário de Verão

19 of 20

Os estados das regiões Norte e Nordeste podem ficar fora do horário de verão por estarem próximos à linha do Equador (lembrando que ela corta a região norte) e, portanto, receberem luz solar na mesma intensidade o ano todo, inviabilizando o acréscimo de 1h, pois praticamente há pouca variação na duração dos dias no decorrer do ano.

Os fusos horários do Brasil

Horário de Verão

20 of 20

Somente no período de adoção do horário de verão os estados do Centro-Sul ficarão com 2 horas a mais que os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia; com 1h a mais que os estados do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas; a mesma hora de Fernando de Noronha.

Os fusos horários do Brasil

Horário de Verão