1 of 16

2 of 16

  • Entender o funcionamento de um Buzzer Passivo;
  • Montar protótipo que funcione com o Buzzer Passivo;
  • Desenvolver um projeto com a utilização de um Buzzer Passivo;
  • Idear novas possibilidades de aplicação com uso do Buzzer Passivo em programações.

3 of 16

Qual o componente eletrônico utilizado para emitir o som que toca no micro-ondas, alertando o término do tempo de aquecimento? Como ele funciona?

4 of 16

O Buzzer é um componente eletrônico que atua como um mini alto-falante. Ele é responsável pela emissão de sons de alerta, como aquele que ouvimos quando termina o tempo de aquecimento do micro-ondas. Há dois tipos de Buzzer: o Ativo e o Passivo.

Nesta aula, vamos abordar o Buzzer Passivo. Ele tem como característica a possibilidade de controle de frequência e duração do tempo do som, pela programação feita no Arduino. É o mais adequado para criar melodias.

5 of 16

Algumas possibilidades de aplicação do Buzzer Passivo:

  • No trânsito, como alarme sonoro para indicar a proximidade de outros automóveis.
  • Na escola, como sinal que indica troca de aulas.
  • Na acessibilidade, como alarme que indica às pessoas com deficiência visual, ou baixa visão, a proximidade de desníveis ou situações que mobilizem cuidado e atenção no ambiente.

Um uso que já ocorre é o aviso sonoro nos semáforos para pedestres, que indicam a iminência da troca de luz e a necessidade de aguardar os carros pararem.

6 of 16

  • 01 Placa Protoboard;
  • 01 Placa Arduino Uno R3;
  • 01 Cabo USB;
  • 02 Jumpers macho-macho;
  • 01 Buzzer;
  • 01 Notebook;
  • Software mBlock ou Arduino IDE.

7 of 16

Encaixe o Buzzer Passivo na parte central da placa de Protoboard.

Conecte, com um Jumper, a porta digital 8 da placa Arduino ao terminal positivo do Buzzer.

Conecte, com outro Jumper, o pino GND do Arduino ao terminal negativo do Buzzer.

8 of 16

No software IDE, crie um sketch e lembre-se de selecionar a porta que o computador atribuiu ao Arduino; então, escreva ou copie e cole o código-fonte de programação para simular o funcionamento do efeito Fade-In.

Na sequência, compile o programa pressionando o botão Verificar para examinar se não há erros de sintaxe. Estando o código correto, o próximo passo é realizar a transferência do programa para o Arduino. Pressione o botão Carregar, para realizar upload do programa para o Arduino.

Após a transferência do programa para o Arduino o Buzzer Passivo, presente na Protoboard, deve emitir som, conforme a sequência programada.

9 of 16

Acesse o software mBlock e clique, no campo Dispositivos, sobre o ícone Arduino Uno para iniciar a programação em blocos.

Monte os blocos, arrastando e soltando, de acordo com a programação.

10 of 16

11 of 16

Clique no botão Conectar para transferir os comandos criados no mBlock para o Arduino Uno.

Clique no botão Upload para compilar os blocos e carregar a programação para o Arduino.

Com a transferência do código para o dispositivo Arduino Uno, inicia-se a emissão de som pelo Buzzer Passivo, de acordo com a ordem e o tempo definido na programação em blocos.

12 of 16

Vimos que o Buzzer Passivo é um componente eletrônico emissor de som, utilizado para alertar alguma situação. Ao contrário do Buzzer ativo (que emite apenas uma frequência, bastando para isso, energizá-lo), o Buzzer Passivo pode ser programado para emitir até mesmo melodias. De que forma você usaria um Buzzer Passivo em projetos de robótica? Em quais outros projetos, pensando em atender outras áreas não mencionadas anteriormente, você poderia aplicar o Buzzer Passivo?

13 of 16

Analisando o projeto, você conseguiu compreender o funcionamento de um Buzzer Passivo, além de idear novas possibilidades de aplicação em programações?

Você e os membros de sua equipe interagiram entre si, compartilhando ideias que promoveram a aprendizagem e o desenvolvimento desta aula?

Reúna todos os componentes utilizados nesta aula e os organize novamente, junto aos demais, no kit de robótica.

14 of 16

  • Aula 24 – Buzzer Passivo

(Material Didático Completo em PDF)

15 of 16

16 of 16