FRANCISCO
SOUSA
GEOGRAFIA
ORGANIZAÇÕES
MUNDIAIS
18/03/2022
2
Organização Mundial do Comércio
Diferentemente do FMI e do Banco Mundial, que têm sede em Washington (Estados Unidos), a OMC está sediada na cidade de Genebra, na Suíça. Criada em 1995 em substituição ao Acordo Geral de Comércio e Tarifas (Gatt, sigla em inglês para General Agreement on Tariffs and Trade), de 1944, a OMC é uma organização ligada à ONU que tem como objetivo fixar as regras do comércio mundial, visando ampliá-lo. Em busca desse objetivo, a OMC atende os governos que se sentem prejudicados no comércio mundial. Além disso, organiza rodadas de negociação entre seus países-membros, visando à obtenção de acordos em impasses no comércio mundial.
3
A Unesco
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) — United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization — é uma agência especializada da ONU que colabora com os seus países-membros na área de educação, ciências, cultura e comunicação. Sua sede é em Paris, na França. Na área da educação, a ONU atua por meio de associações com instituições de ensino para erradicar o analfabetismo, formar e qualificar professores em ensino técnico e profissionalizante, reformular currículos, promover a consciência em relação aos direitos humanos e à conquista da cidadania etc.
4
Otan
Atualmente, o principal acordo ou tratado internacional de defesa é a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que agrega 30 países e apresenta a maior força militar. A Otan nasceu durante a Guerra Fria e, ao fim dela, parecia destinada ao declínio. Entretanto, não apenas sobrevive no mundo pós-Guerra Fria, como parece se fortalecer com o combate ao terrorismo. Fundada em 1949, sua sede fica em Bruxelas, na Bélgica. Entre os membros plenos da Otan estão Estados Unidos, Canadá, países da Europa ocidental em geral, a Turquia e algumas nações da Europa oriental.
5
A Otan foi criada para defender seus países-membros – capitalistas – de uma possível ameaça socialista ou soviética. Seu grande rival era o Pacto de Varsóvia, organização militar, atualmente extinta, que congregava a União Soviética e a maioria dos Estados da Europa oriental. Com o fim do Pacto de Varsóvia, pensou-se que a Otan também seria extinta, o que não ocorreu. Ela adquiriu novos objetivos, como lutar contra ameaças terroristas ou fazer oposição a nações não parceiras que pretendam desenvolver armas de destruição em massa, como o Irã ou a Coreia do Norte, além de continuar atuando em defesa dos interesses comuns de seus países-membros.
A NATO pauta-se pelo princípio de que um ataque contra um ou mais dos seus membros é considerado um ataque contra todos. Este é o princípio de defesa coletiva consagrado no Artigo 5º do Tratado de Washington.
Até hoje, o Artigo 5º foi invocado apenas uma vez - em resposta aos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
6
PAÍSES QUE CONSTITUEM A OTAN
7
Qual a estrutura da Otan?
Como organização supranacional, a Otan envolve diversas nações que possuem um objetivo em comum. Logo, para o seu funcionamento, torna-se necessário que haja uma estrutura organizacional que busque a participação ativa de todos os países-membros nas decisões tomadas pelo bloco.
Os dois principais polos decisórios da Otan são os Representantes Militares e as Delegações da Otan. O primeiro grupo é formado pelos chefes de defesa do países-membros. Já o segundo é composto por um conjunto de especialistas de cada uma das nações participantes do bloco. Esses polos realizam reuniões recorrentes para tomada de decisões.
É importante destacar a participação dos diversos funcionários desse organismo, que auxiliam na produção de relatórios de consultoria que embasam as decisões da Otan. Há ainda a figura do secretário-geral da Otan, posição que representa o poder máximo dentro da organização.
8
9
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS REGIONAIS
As organizações internacionais regionais podem agrupar países de um mesmo continente (escala continental), de parte dele (escala subcontinental) ou mesmo de diferentes continentes (intercontinental). Esse tipo de organização também resulta de tratados internacionais intergovernamentais ou multilaterais, isto é, assinados por governos de vários Estados, e seus objetivos podem ser de ordem política, social, cultural, jurídica, militar, econômica, entre outras.
• A OEA
A Organização dos Estados Americanos (OEA), fundada em 1948, reúne 35 países da América. Em 1962, Cuba, ao implantar o socialismo, foi expulsa dessa organização, mas em 2009 a OEA reviu essa decisão, propondo que o país fosse reincorporado à instituição.
10
Entre os objetivos da OEA, constam: a defesa da democracia, dos direitos humanos e da segurança da América e o desenvolvimento econômico e social dos países americanos. A OEA realizou várias mediações e ações contra a falta de democracia e em conflitos ocorridos na América: em 1991, no embargo econômico imposto ao Haiti, após o golpe de Estado; em 2008, na crise diplomática entre Equador e Colômbia, resultante das incursões do exército colombiano no norte do Equador para combater narcotraficantes; em 2017, ao aprovar uma resolução contra a Venezuela, referente à ruptura democrática por parte do presidente Nicolás Maduro e, no mesmo ano, uma resolução contra o Brasil, relativa à precariedade do sistema prisional brasileiro, que fere os direitos humanos; além de outros casos.
11
12
A Unasul (União de Nações Sul-americanas) é um bloco que reúne os doze países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O acordo tem como principal objetivo fomentar a integração entre os seus países-membros.
• A Unasul
Embora o bloco econômico seja recente, a ideia de integração entre os países que fazem parte da América do Sul é bastante antiga. Desde a independência das colônias americanas que a integração econômica entre os países sul-americanos é vista como uma alternativa para sobrevivência, fim da dependência colonial e desenvolvimento econômico.
Para tentar unificar todas as economias dos países sul-americanos e promover o desenvolvimento cultural, econômico, social e ambiental da América do Sul, em 2004, foi proposta a criação de uma Comunidade Sul-americana de Nações. Em 2008, os doze países assinaram em Brasília um documento instituindo a criação do bloco, que, a partir daquele momento, passou a se chamar Unasul - União de Nações Sul-americanas.
13
Diferentemente do Mercosul, que pretendia criar uma zona de livre-comércio entre seus países-membros, a Unasul tem como principal objetivo, de acordo com o tratado constitutivo do bloco, criar um espaço de integração, aproximando-se ainda mais do modelo de integração desenvolvido pela União Europeia, visto que tenta desenvolver ações conjuntas que ultrapassam a esfera econômica. Seus objetivos são: a integração política, econômica, social, ambiental, científica e de infraestrutura.
14
• A OEI
A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) foi fundada em 1949, e sua sede se localiza em Madri, na Espanha. A OEI é uma organização internacional que reúne vários países ibero-americanos, ou seja, aqueles colonizados pelos países da Península Ibérica, além da Espanha e de Portugal. Pertence também à OEI a Guiné Equatorial, país da África Ocidental, de língua espanhola. A OEI tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da educação, da cultura e da ciência em seus países-membros. Para tanto, desenvolve diversos projetos: no Brasil, por exemplo, a OEI, juntamente com a Unesco e outros parceiros, lançou o “Prêmio Respostas para o Amanhã”, que estimula alunos do Ensino Médio de escolas públicas a propor ações de melhoria para o lugar onde vivem.
15
PRATICANDO
01. (FGV)
O Poder do FMI
O voto do representante dos Estados Unidos na diretoria executiva do FMI vale 16,79% dos votos totais. Japão, Alemanha, Grã-Bretanha e França ocupam as posições seguintes: somados, seus votos equivalem a 21,62% do total. A China ingressou na instituição com direito de voto equivalente a 3,66% do total, mais que o da Rússia, que vale 2,7% do total. O voto do Brasil vale 1,38% do total.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.383-385
De acordo com o texto, podemos afirmar que a ordem de poder nas tomadas de decisões pelo FMI:
A) respeita as relações históricas de poder, o que enuncia o seu caráter eminentemente democrático.
16
B) resulta, basicamente, de um consenso entre os seus membros fundadores, aqueles citados no texto.
C) obedece à ordem econômica internacional, uma vez que o peso dos votos é distribuído conforme o poderio econômico de cada nação.
D) é resultante da relevância militar de cada país no contexto político mundial.
E) é calcada na atribuição de força àquelas nações cuja dívida externa é mais elevada.
02. Sobre o Banco Mundial, considere as afirmativas a seguir:
I. Foi inicialmente criado para fomentar, principalmente, o Plano Marshall.
II. Os empréstimos concedidos podem ser utilizados para qualquer fim.
III. Somente os governos podem contrair empréstimos.
IV. Não estabelece regras para a concessão de empréstimos, o que lhe rende duras críticas.
Assinale a alternativa que apresenta somente o que for verdadeiro:
A) I B) II C) I e III D) II e IV E) I, III e IV
PRATICANDO
17
PRATICANDO
03. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WB) são organismos financeiros internacionais que diferem substancialmente em termos de condições de operação. A esse respeito, é correto afirmar que o
A) FMI se financia com empréstimos do mercado de capitais privado.
B) FMI costuma fazer empréstimos a longo prazo (acima de 15 anos).
C) FMI concede empréstimos para o desenvolvimento da infraestrutura dos países em desenvolvimento.
D) WB se financia com recursos dos países-membros (cotas).
E) prazo de amortização dos empréstimos concedidos pelo WB costuma ser bem maior do que os do FMI.
18
PRATICANDO
04. Assinale a alternativa que representa a diferença principal entre o FMI e o Banco Mundial:
A) O FMI atua em crises econômicas, e o Banco Mundial atua no desenvolvimento, ambos atuando através da concessão de empréstimos.
B) Enquanto o FMI só concede empréstimos a juros baixos, o Banco Mundial segue o padrão de juros do mercado.
C) O Banco Mundial é estritamente vinculado à América do Sul, enquanto o FMI atua na Europa.
D) O FMI, assim como o Banco Mundial, fornece empréstimos a juros baixos. A diferença é que, no Banco Mundial, esses empréstimos só se destinam a países-membros da ONU.
19
PRATICANDO
05. (FCC) O organismo internacional que monitora as políticas dos países membros e a evolução econômica e financeira nacional, regional e global, prestando assessoria aos países membros e promovendo políticas destinadas à estabilidade econômica, à redução da vulnerabilidade às crises econômicas e financeiras e à elevação dos padrões de vida é
A) o Fundo Monetário Internacional.
B) o Banco Mundial.
C) o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
D) o Conselho de Estabilidade Financeira.
E) a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.
20
PRATICANDO
06. “As Nações Unidas, sendo uma organização internacional de caráter universalista, com um número muito grande de estados-membros, tenta equilibrar na sua estrutura o peso das grandes potências com o princípio da maioria. Por esse motivo, sua estrutura é chamada de bicéfala, contendo duas câmaras principais com poderes distintos”.
SILVEIRA, C. E. Âmbito Jurídico. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br>. Acesso em: 19 jun. 2015.
As duas câmaras principais mencionadas pelo texto são:
A) o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral
B) o Secretariado das Nações Unidas e a Instância dos Países-membros
C) a Corte Internacional de Justiça e o Conselho de Segurança
D) a Assembleia Geral e o Conselho Econômico Social
E) o Banco Mundial e o Secretariado das Nações Unidas
21
PRATICANDO
07. A tirinha acima considera que a Organização das Nações Unidas:
A) não possui um amplo reconhecimento diplomático internacional.
B) é ineficiente em seu objetivo de conter conflitos internacionais.
C) possui um baixo poder de convencimento sobre as decisões do Vaticano.
D) apresenta uma baixa visibilidade para proferir discursos de paz.
E) é a principal responsável pela ausência de uma paz mundial.
22
PRATICANDO
08. A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com a missão de
�A) Promover a paz e a segurança internacionais�B) Promover a paz e a segurança europeia�C) Criar projetos contra a fome no mundo�D) Realizar ações humanitárias nacionais
09. O Conselho de Segurança da ONU é composto pelos seguintes países-membros permanentes:�
A) Coreia do Sul, Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia.�B) China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia�C) China, Estados Unidos, Itália, Portugal e Rússia�D) Colômbia, Estados Unidos, Israel, México e Reino Unido
23
PRATICANDO
10. (FGV) A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:
A) Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.
B) Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização.
C) Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático.
D) Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas.
24
PRATICANDO
11. (ADVISE) O fim da Guerra Fria trouxe um grande desafio para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Criada em 1949 para fazer frente às forças da ex União Soviética, a Otan atualmente apresenta as seguintes características:
I. Atua somente quando convocada pelo Conselho de Segurança da ONU.
II. Ampliou o número de membros, com a entrada de vários países europeus do antigo bloco socialista.
III. Os Estados Unidos mantêm a liderança militar.
IV. Apresenta efetivos reduzidos desde o fim da década de 1990, já que os únicos países comunistas que representam alguma ameaça são Coréia do Norte e Cuba.
V. Tem atuado em conflitos de era Pós guerra Fria, como em Kosovo e, mais recentemente, no Afeganistão.
Está correto somente o que se afirma em:
A) I, II e III B) I, II e IV C) I, IV e V D) II, III e V E) II, IV e V