Direitos Humanos
Treinamento principal QualityRights da OMS - para todos os serviços e todas as pessoas
Slides do curso
QualityRights
OMS/Heba Farid
2
© CeDiHuS 2025
Esta publicação é uma tradução, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0 IGO, do texto original da OMS escrito em inglês.
Esta tradução não foi realizada pela OMS e, portanto, a organização não se responsabiliza pelo conteúdo ou pela precisão da tradução. A edição original em inglês, "Human rights. WHO QualityRights Core training - for all services and all people. Course guide. Geneva: World Health Organization; 2019", é o texto autêntico e vinculante.
Projeto Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Tradução, Adaptação Cultural e Edição:
Emanuele Seicenti de Brito
Ana Beatriz Zanardo Mion
Carla Aparecida Arena Ventura (Coordenadora do Projeto)
Revisão e Diagramação:
Márcia Palhares - @cervus.doc Consultoria e Assessoria
Primeira Edição:
Agosto de 2025
O guia do curso está disponível aqui. https://www.who.int/publications-detail/who-qualityrights-guidance-and-training-tools
3
OBJETIVO : Melhorar o acesso a serviços sociais e de saúde mental de boa qualidade e promover os direitos humanos das pessoas com problemas de saúde mental, deficiências psicossociais, intelectuais ou cognitivas.
QualityRights da OMS: metas e objetivos
Algumas palavras sobre a terminologia utilizada neste treinamento – 1
4
Algumas palavras sobre a terminologia utilizada neste treinamento – 2
5
O que pretendemos alcançar durante este módulo
Ao final do treinamento, os participantes serão capazes de:
6
Temas abordados neste módulo
7
Tema 1: Direitos humanos e viver bem
8
Tema 1: Direitos humanos e viver bem
O que você entende pelo termo “direitos humanos”?
9
Exercício 1.1: Todos nascemos livres e iguais -1
Você concorda ou discorda da seguinte afirmação?
Todos nós nascemos livres e iguais.
10
Exercício 1.1: Todos nascemos livres e iguais - 2
11
Exercício 1.2: Qualidade de vida – 1
Considere:
12
Tema 2: O que são direitos humanos?
13
Apresentação: O que são direitos humanos?
“Os direitos humanos são algo que ninguém pode tirar de você.”
- René Cassin, um dos redatores da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
14
Onde esta fotografia foi tirada?
15
Fonte: Lição 1 Todos em todos os lugares – Compreendendo os direitos humanos. (Apresentação em PowerPoint) Anistia Internacional Reino Unido.
Como surgiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos? -1
16
Como surgiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos? - 2
17
Nações Unidas e direitos humanos
(por exemplo, por meio de uma Declaração de Direitos ou de sua constituição nacional).
18
O que foi dito sobre direitos humanos – 1
Citação 1: “Os direitos humanos estão inscritos no coração das pessoas; eles estavam lá muito antes de os legisladores redigirem sua primeira proclamação”
Citação 2: “Protegendo esses direitos, podemos ajudar a prevenir os muitos conflitos baseados na pobreza, discriminação e exclusão (social, econômica e política) que continuam a afligir a humanidade e a destruir décadas de esforços de desenvolvimento. O círculo vicioso de violações de direitos humanos que levam a conflitos – que, por sua vez, levam a mais violações – deve ser rompido. Acredito que só podemos romper esse círculo garantindo o respeito a todos os direitos humanos”.
- Mary Robinson, ex-Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e ex-presidente da Irlanda.
19
O que foi dito sobre direitos humanos - 2
Citação 3: “Afinal, onde começam os direitos humanos universais? Em pequenos lugares, perto de casa — tão próximos e tão pequenos que não podem ser vistos em nenhum mapa do mundo. No entanto, eles são o mundo do indivíduo; a vizinhança onde ele vive; a escola ou a universidade que ele frequenta; a fábrica, a fazenda ou o escritório onde ele trabalha. Esses são os lugares onde cada homem, mulher e criança busca igualdade de justiça, igualdade de oportunidade, igualdade de dignidade, sem discriminação. Se esses direitos não tiverem significado ali, terão pouco significado em qualquer outro lugar. Sem a ação organizada do cidadão para defender esses direitos perto de casa, buscaremos em vão o progresso no mundo mais amplo”.
- Eleanor Roosevelt, política, ativista, primeira-dama dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e presidente do comitê responsável pela adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
20
Princípios fundamentais dos direitos humanos
21
Todos nós temos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.
22
Alguns direitos (mas apenas alguns) podem ser restringidos
23
Algumas pessoas falam de “gerações de direitos”
24
Resumindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Direitos humanos.
https://www.youtube.com/watch?v=d-UuB1lKzJ0&t=6s
25
Exercício 2.1: Comparando listas
26
Tema 3: A relação entre diferentes direitos
27
Exercício 3.1: Como todos os direitos humanos estão ligados - 1
28
Exercício 3.1: Como todos os direitos humanos estão interligados - 2
É possível viver “uma vida boa” com apenas um ou alguns dosdireitos humanos?
29
Exercício 3.1: Como todos os direitos humanos estão interligados - 3
30
Tema 4: Exemplos de violações dos direitos humanos
31
Apresentação: Violações dos direitos humanos
32
Principais violações históricas dos direitos humanos
Principais violações históricas dos direitos humanos
33
O tráfico de escravos (séculos XVI a XIX)
34
O Holocausto (1933-1945)
35
A opressão do povo maori (séculos XIX a XX)
36
O Apartheid na África do Sul (1948-1991)
37
O genocídio no Camboja (1975-1979)
38
O genocídio de Ruanda (1994)
39
Exercício 4.1: Cenários sobre violações dos direitos humanos
Considere o cenário escolhido:
Usando sua cópia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, você pode identificar quais direitos humanos foram violados neste caso?
40
Exercício 4.1: Cenários de violações dos direitos humanos - 1
Cenário 1: Marina
Marina é estudante de biologia e líder do sindicato dos estudantes universitários. Há um ano, ela escreveu um artigo no jornal estudantil pedindo uma reforma na educação e reclamando a falta de ação do governo nesta área. Dois dias depois, ela foi presa pela polícia no campus. Ela está presa desde então. Não foram apresentadas razões para a prisão, ela não conseguiu entrar em contato com um advogado e não há dados marcados para uma audiência no tribunal.
41
Exercício 4.1: Cenários de violações dos direitos humanos - 2
Cenário 2: Wesley
Wesley é um homem de 50 anos que vive em uma cidade pequena e remota. Seus rins estão com o funcionamento significativamente reduzido, por isso ele precisa fazer diálise três vezes por semana. O centro de saúde mais próximo fica a 200 quilômetros de onde ele mora. O custo do serviço, dos medicamentos e das viagens prejudica sua situação financeira. Apesar de seu estado de saúde, seu empregador não permite que ele se ausente do trabalho. Se ele tirar um dia de folga, seu salário será reduzido.
42
Exercício 4.1 – Cenários de violações dos direitos humanos - 3
Cenário 3: Jonas
Jonas é um cantor e músico famoso. Ele também é um ativista próximo ao partido da oposição e, em várias ocasiões, criticou o governo em público. Recentemente, todos os seus shows foram cancelados. Seu passaporte foi confiscado e ele não tem mais permissão para viajar ao exterior por motivos pessoais ou profissionais.
43
Exercício 4.1: Cenários de violações dos direitos humanos - 4
Cenário 4: Eva
Eva quer se casar com um homem de outra religião e adotar a fé desse homem. Como se trata de um grupo religioso minoritário perseguido em seu país, ela é sequestrada e forçada a se casar com outro homem. Ele trata como uma serva e a obriga a fazer coisas que ela não quer fazer. Ela não tem como escapar dessa situação. Devido à lei nacional do país relativa ao casamento, há muitas coisas que ela não pode fazer sem o consentimento dele, como encontrar outro lugar para morar ou reclamar à polícia. O divórcio também é proibido.
44
Exercício 4.1: Cenários de violações dos direitos humanos - 5
Cenário 5: Davi
Davi é um defensor dos direitos humanos e está tentando criar uma ONG de defesa dos direitos humanos em seu país. Há dois meses, ele foi preso e condenado à pena de morte por traição por ter criticado o governo. Desde que foi preso, ele tem sido repetidamente humilhado e torturado. As cartas que ele recebe na prisão são abertas pelos funcionários da prisão antes de serem entregues a ele e, em alguns casos, são até confiscadas.
45
Exercício 4.1: Cenários de violações dos direitos humanos - 6
Cenário 6: Abel
Abel é uma jovem com deficiência cognitiva. Ela estava vagando pela rua, fazendo movimentos corporais rápidos e repetitivos, o que levou a polícia a abordar. Quando ela não respondeu às perguntas, foi presa, resistindo ativamente.
Mais tarde, foi transferida para um hospital psiquiátrico, onde foi forçada a tomar doses elevadas de medicamentos psicotrópicos, que deixaram extremamente mal. Foi intimidada e agredida por um membro do pessoal e por vários pacientes do sexo masculino. Não tem qualquer possibilidade de contestar a sua detenção.
46
Exercício 4.1: Cenários de violações dos direitos humanos - 7
Cenário 7: Jade
Jade é uma mulher de 24 anos, grávida. Durante uma visita ao centro de saúde, o médico informa-a de que é portadora do HIV. Ao ouvir esta notícia, o marido chama-lhe “prostituta” e manda-a sair de casa sem os seus pertences.
A lei do seu país não permite que Jadeprocesse o marido em tribunal para recuperar os seus pertences. Ninguém se oferece para ajudá-la ou lhe dar abrigo, por medo de “ser infectado”. Jade não tem acesso a apoio social, apesar de estar em situação de extrema pobreza.
47
Exercício 4.1: Cenários de violações dos direitos humanos - 8
Cenário 8: Ramon
Ramon é um homem de 25 anos que vem de uma família pobre. Ele foi retirado da escola pelos pais ainda muito jovens para poder ganhar a vida lavando copos e pratos em uma loja de chá à beira da estrada. Aos 20 anos, ele abriu sua própria barraca de chá e começou a ganhar bem. No entanto, ele ficou cada vez mais angustiado e começou a ouvir vozes ameaçadoras.
Posteriormente, Ramon foi diagnosticado com esquizofrenia. Não havia serviços de saúde mental disponíveis perto da cidade natal de Ramon, então seus pais sentiram que não tinham escolha a não ser internado contra sua vontade em um hospital psiquiátrico estadual na capital, que era gratuito.
No hospital estadual, Ramon é regularmente espancado, obrigado a usar um uniforme e a viver em uma ala fechada em condições anti-higiênicas. Depois de quase um ano, ele finalmente recebe alta. Ele se candidata a um emprego como mensageiro em um escritório do governo local e é selecionado para a carga. No entanto, quando o chefe do escritório fica sabendo de seu diagnóstico de saúde mental, ele demite Ramon.
48
Tema 5: Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos
49
Apresentação: Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos – 1
50
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 2
Exemplos incluem:
51
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 3
52
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 4
Quais grupos/segmentos da sociedade podem estar particularmente em risco de violações dos direitos humanos no seu país?
O que faz com que esses grupos/segmentos da população corram um alto risco de ter seus direitos humanos violados?
Que experiências gerais/comuns esses grupos têm em comum?
53
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 5
Esses grupos ou segmentos da população compartilham desafios comuns.
Os principais desafios comuns incluem:
54
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 4
Discriminação em todas as áreas de suas vidas
55
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 7
Violência, abuso e negligência
56
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 8
Restrições ao exercício dos direitos civis e políticos
57
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 8
Exclusão da participação plena na sociedade
58
Grupos/segmentos da população em risco de violações de direitos humanos - 10
Acesso reduzido a serviços sociais, incluindo habitação
59
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 11
Acesso reduzido a cuidados de saúde e apoio
60
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 12
Acesso reduzido a serviços de socorro de emergência
61
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 13
Falta de oportunidades educacionais
62
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 14
Exclusão ou acesso reduzido a oportunidades de geração de renda e emprego
63
Grupos/segmentos da população em risco de violações dos direitos humanos - 15
Aumento das taxas de doença e morte prematura
64
Tema 6: Consequências das violações dos direitos humanos
65
Exercício 6.1: Identifique exemplos de violações dos direitos humanos
66
Apresentação: Grupos frequentemente sujeitos a violações dos direitos humanos - 1
Mulheres
67
Apresentação: Grupos frequentemente sujeitos a violações dos direitos humanos - 2
Refugiados
68
Apresentação: Grupos frequentemente sujeitos a violações dos direitos humanos - 3
Povos indígenas
69
Apresentação: Grupos frequentemente sujeitos a violações dos direitos humanos - 4
Pessoas que são lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, intersexuais ou em
questionamento (LGBTIQ)
70
Apresentação: Grupos frequentemente sujeitos a violações dos direitos humanos - 5
Crianças
71
Apresentação: Grupos frequentemente sujeitos a violações dos direitos humanos - 6
Pessoas com HIV/AIDS
72
Apresentação: Grupos frequentemente sujeitos a violações dos direitos humanos - 7
Crianças e adultos com deficiências psicossociais, intelectuais ou cognitivas
73
Apresentação: Grupos frequentemente sujeitos a violações dos direitos humanos - 8
Pessoas idosas
74
Exercício 6.2: Impactos das violações
75
Exercício de reflexão
76
Tema 7: Respeitar, proteger e assegurar o cumprimento dos direitos humanos
77
Exercício de reflexão sobre o tema anterior - 1
Sem a necessidade de detalhes específicos, compartilhe uma experiência de uma ocasião em que alguém que você conhece violou os direitos humanos de outra pessoa.
78
Exercício de reflexão sobre o tema anterior - 2
79
Exercício de reflexão sobre o Tema anterior - 3
80
Exercício de reflexão sobre o Tema anterior - 4
81
Apresentação: Respeitar/proteger/Assegurar o cumprimento – 1
82
Apresentação: Respeitar/proteger/Assegurar o cumprimento – 2
83
Tema 8: Capacitar as pessoas para defender os direitos humanos
84
Exercício 8.1: Defender os direitos humanos em saúde mental - 1
85
Exercício 8.1: Defender os direitos humanos em saúde mental - 2
Como as pessoas com deficiências psicossociais, intelectuais ou cognitivas podem defender seus direitos humanos?
86
Exercício 8.1: Defender os direitos humanos em saúde mental - 3
Como os profissionais de saúde mental e outros profissionais podem defender os direitos humanos das pessoas com deficiências psicossociais, intelectuais ou cognitivas?
87
Exercício 8.1: Defender os direitos humanos em saúde mental - 4
Como as famílias, os cuidadores e outros apoiadores podem defender os direitos humanos das pessoas com deficiências psicossociais, intelectuais ou cognitivas?
88
Exercício 8.1: Defender os direitos humanos em saúde mental - 5
Como outras pessoas com status ou influência na comunidade podem defender os direitos humanos das pessoas com deficiências psicossociais, intelectuais ou cognitivas?
89
Exercício 8.1: Defender os direitos humanos em saúde mental - 6
Discussão plenária
Por que a defesa dos direitos humanos é importante para pessoas com deficiências psicossociais, intelectuais ou cognitivas?
90
Exercício 8.1: Defender os direitos humanos em saúde mental- 7
Que recursos são necessários para defender com sucesso os direitos das pessoas?
91
Exercício 8.1: Defender os direitos humanos em saúde mental - 8
92
Tema 9: Advocacy dos direitos humanos
93
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 1
94
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 2
Indivíduos
Exemplo 1: Mahatma Gandhi
95
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 3
Indivíduos
Exemplo 2: Malala
96
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 4
Indivíduos
Exemplo 3: Nelson Mandela
97
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 5
Indivíduos
Exemplo 4: Rosa Parks
98
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 6
Indivíduos
Exemplo 5: Martin Luther King Jr.
99
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 7
Comunidades
Exemplo 1: Movimento Afro-Americano dos Direitos Civis
100
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 8
Comunidades
Exemplo 2: Movimento de usuários e sobreviventes da Psiquiatria
101
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 9
Governos
102
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos- 10
As Nações Unidas
103
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 11
Grupos de advocacy, ONGs e organizações baseadas na fé
104
Apresentação: Luta pelos direitos – defensores dos direitos humanos - 12
Você consegue pensar em algum defensor dos direitos humanos ou grupo de defesa dos direitos humanos no seu país?
Existe alguma instituição nacional de direitos humanos no seu país?
105
Conclusão do treinamento – 1
Quais são os 3 pontos principais que você aprendeu durante esta sessão?
106
Conclusão do treinamento – 2
107
Agradecimentos (1)
108
Agradecimentos (2)
109
Agradecimentos (3)
110
Agradecimentos (4)
111
Agradecimentos (5)
112
Agradecimentos (6)
113
Agradecimentos (7)
114