Palestra pública
A prece e o pensamento
Roteiro
A prece verdadeira, é aquela que vem do fundo do coração, do interior do espírito, repleta de verdade e sinceridade, sentida e vivida em cada uma de suas palavras.
Prece é, sem sombra de dúvida, comunicação, só que comunicação da mais sublime, da mais elevada.
Por isso, necessita ser entendida em suas características, para que possa propiciar o máximo efeito.
Portanto, a prece enquanto comunicação, deve atender as mesmas condições da comunicação “normal” para que a mensagem enviada pelo emissor (nós) chegue ao receptor (aquele a quem oramos).
2. Prece na saúde humana
A pesquisa apresentou resultados positivos que se materializam no aumento da estabilidade celular dos indivíduos que receberam a prece.
Foi possível comprovar que os pacientes que receberam preces apresentaram significativas melhoras, necessitando inclusive de menor quantidade de medicamentos.
Para nós espíritas é fato compreensível, na medida em que o magnetismo nos dá a conhecer o poder da ação fluídica e o Espiritismo nos revela outra força poderosa na mediunidade curadora e a influência da prece“.
Allan Kardec afirma que "o pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da nossa esfera corporal".
3. Autoeducação e evolução própria
Num processo de comunicação normal, de nosso dia a dia, temos sempre três elementos:
•A prece, enquanto comunicação, deve atender a essas mesmas condições da comunicação normal para que a mensagem enviada pelo emissor (nós) chegue ao receptor (aquela a quem oramos):
•
–a) endereçamento ou sintonia correta:
–
–b) força ou potência para atingir aquele a quem oramos
No caso da prece, sua força está diretamente ligada a alguns fatores determinantes:
–c) ser inteligível, compreensível
4
Pensamento interveniente na prece
É necessário que a prece tenha força ou potência para atingir “aquele” a quem oramos.
No caso da prece, sua força está diretamente ligada a alguns fatores determinantes:
•Na prece, a concentração é condição fundamental. A prece deve ser precedida da concentração, de modo que possamos expandir nossos potenciais energéticos e de comunicação com o plano espiritual
O que poucas vezes lembramos, é que a prece não serve apenas para pedir, mas que serve, principalmente, para construir.
Necessitamos compreender a possibilidade construtora de nosso pensamento.
A possibilidade construtora de nosso pensamento é potencializada pela prece, ou seja, os pensamentos colocados na prece efetivamente se materializam, se expressados com verdade interior.
O pensamento organiza a matéria. A prece é pensamento potencializado, e tem imenso potencial de estruturar, organizar e mudar a matéria.
A esse respeito, Emmanuel, no livro “Emmanuel”, traz uma afirmação categórica, corroborando o que Kardec já colocara:
Fica aqui claro por que a prece tem o “poder” de mudar nossa realidade.
“... A matéria não organiza, é organizada. E não representa senão uma modalidade da energia esparsa no Universo. Os seus elementos não fazem outra coisa senão submeter-se às injunções do Espírito; e é a soberana influência deste último que elucida todos os problemas intrincados dos seres e dos destinos ...”
“... Pois que ao Espírito é possível tão grande ação sobre a matéria elementar, concebe-se que lhe seja dado não só formar substâncias, mas também modificar-lhes as propriedades, fazendo para isto a sua vontade o efeito de reativo ...”
Já afirmara Kardec, em “O Livro dos Espíritos”:
É a prece, pois, ferramenta fundamental para que alteremos nossa realidade, para que possamos construir nossa felicidade.
Utilizando a prece sincera e verdadeira para estabilizar nossos pensamentos e sintonizá-lo com as vibrações do bem, estimularemos nosso pensamento construtivo, que mantido no dia-a-dia, nos levara a um futuro melhor, a uma nova realidade.
Temos que lembrar também que a troca de energias propiciada pela prece, faz com que possamos absorver e metabolizar energias de vibração elevada, o que nos traz, em decorrência, bem estar, equilíbrio e aumento da saúde energética, física e mental.
A importância de um pensamento equilibrado e positivo é tão fundamental, que Kardec nos trouxe a máxima: “ORAR E VIGIAR”.
ORAR para elevar o pensamento e colocá-lo de forma construtiva e positiva. VIGIAR, para impedir que nosso pensamento “descambe” em padrões inferiores e que deterioram o bem e a felicidade.
5
Tipos de prece
Por ser uma atitude íntima, independe de hora, local ou companhia. Sempre que possível, deve-se buscar condições que propiciem o recolhimento e a concentração;
A prece não necessita de gestos, de atitudes específicas, de sacrifícios, de qualquer espécie de ritual preparatório ou ainda de velas, flores, imagens, objetos, etc.
Não existem fórmulas para a prece. Não existe uma “prece” mais “poderosa” do que outra;
Recitar palavras de nada adianta. É preciso que cada palavra tenha um profundo significado e nossa mente e coração;
Quantidade e repetição não tornam a prece mais eficiente. Apenas a ritualiza e faz com que perca sua eficácia;
A prece só tem valor pelo pensamento que lhe está conjugado. Uma só palavra pode ser poderosa prece;
Objetivos da prece
Pedir
Louvar
Agradecer
Quando Jesus nos disse: “tudo o que pedirdes com fé, em oração, vós o recebereis” [Mateus-21:22] revelou-nos que o ato de orar é algo muito profundo do que se pode observar à primeira vista. Desta máxima: “concedido vos será o que quer que pedirdes pela prece”,
Conecte seu pensamento;
Vibre alto;
Queira;
Mude hábitos.
Referências: