CONHECIMENTO TERAPÊUTICO DE FITOTERÁPICOS, PLANTAS MEDICINAIS E PRODUTOS NATURAIS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA
Autores:
Vinícius Emanuel Carvalho Milhomem
Karem Vitória Reis Mendes
Hugo Gomes Soares
Amanda da Costa Silveira Sabbá
Introdução:
Materiais e métodos:
Materiais e métodos:
Materiais e métodos:
Materiais e métodos:
Resultados e discussões:
Resultados e discussões:
Resultados e discussões:
Resultados e discussões:
Conclusões:
Através desta pesquisa foi possível avaliar que a maior parte dos estudantes de medicina entrevistados compreendem o conceito de fitoterápicos, plantas medicinais e produtos naturais.
Também foi possível observar que apesar de poucos estudantes fazerem uso de tais produtos, muitos deles já atenderam, durantes estágios, pacientes que faziam uso de plantas medicinais, o que mostra a necessidade de obter mais conhecimento acerca deste tema
Considerações Finais
Assim, vê-se a necessidade de difundir o conhecimento acerca dos produtos naturais para estudantes de Medicina, com o intuito de possibilitar alternativas de tratamentos terapêuticos mais próximos à realidade de diferentes indivíduos, facilitando viabilizando as terapêuticas de forma mais efetiva e com cuidados nas contraindicações e efeitos adversos.
Referências
AMADO, D. M. et al. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde 10 anos: avanços e perspectivas. Journal of Management & Primary Health Care, v. 8, n. 2, p. 290–308, 2017.
BRASIL. Portaria 702/2018. Altera a Portaria de Consolidação no 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC. Diário Oficial da União, v. 56, p. 7042, 2018.
FIGUEREDO, C. A. DE; GURGEL, I. G. D.; JUNIOR, G. D. G. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Physis Revista de Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 381–400, 2014.
GUIMARÃES, M. B. et al. As práticas integrativas e complementares no campo da saúde: para uma descolonização dos saberes e práticas. Saúde e Sociedade, v. 29, n. 1, p. 1–14, 2020
MACENO, Raquel. Eficácia/efetividade da fitoterapia no tratamento da gastrite: uma análise da literatura. 2021