Problematização
A elaboração de um circuito elétrico pode ser desafiador, muita atenção e cuidado devem ser tomados nesse momento.
Sobre a elaboração do circuito elétrico na aula anterior, quais foram os desafios?
Você precisou recorrer à internet para obter ideias do que poderia ser projetado?
Houve algum fator específico pela escolha do projeto desenvolvido?
Chegou o momento de comentar com seus colegas como foi a experiência de elaborar um projeto, de forma autônoma, ou seja, sem ou com pouca interferência de seu professor.
Conteúdo
Nesta aula, destinada à apresentação dos circuitos elaborados no Tinkercad, a coopetição (cooperação e competição) será identificada pela superação de cada estudante, em relação a si mesmo, e no intercâmbio de ideias entre os pares.
No ensino de Robótica, as particularidades da competição e as características da cooperação são essenciais para o desenvolvimento de projetos, estimulando à liderança, à divisão de tarefas, às discussões entre os pares e à identificação das capacidades distintas de cada aluno envolvido no processo.
Desta forma é que desafiamos os estudantes a elaborarem, na aula anterior, projetos de circuitos elétricos, que serão apreciados pelo professor.
É importante, professor:
Com a intenção de auxiliar na mensuração da qualidade dos projetos elaborados, de forma igualitária, elaboramos alguns critérios de avaliação, no formato de rubrica, disponível em Anexo – Avaliação de projetos (Aula 27 - Apresentação de Circuitos, Robótica Primeiros Passos, módulo 1. Nesta rubrica serão analisados os seguintes itens:
a) Presença de componentes obrigatórios;
b) Grau de complexidade do projeto;
c) Funcionamento e viabilidade do projeto (é aplicável em um produto);
d) Organização e apresentação do projeto (clareza/tempo).
Enfim, o importante é proporcionar aos alunos o momento de apresentação dos trabalhos desenvolvidos, além de dar o feedback motivacional a eles à participação de outros desafios propostos nas aulas de Robótica.
A proposta desta aula foi proporcionar aos alunos um espaço para apresentação dos projetos elaborados por eles, através do simulador Tinkercad, e vivenciarem a coopetição presente nas aulas de Robótica. Após a apresentação dos projetos, propicie aos alunos momentos de reflexão sobre:
a) Houve algum modelo de circuito elétrico apresentado que seja utilizado atualmente em equipamentos eletroeletrônicos?
b) Que conhecimentos foram adquiridos (o que eles aprenderam) no decorrer da elaboração dos projetos?
c) Durante a elaboração dos projetos e na apresentação deles, eles conseguiram vivenciar a coopetição? De que maneira?
d) Ao longo da elaboração dos projetos e apresentação, eles se sentiram protagonistas deste processo?
Agora, professor, reflita sobre o desenvolvimento das aulas referentes a este trimestre:
Você percebeu interação entre os alunos durante a construção dos protótipos propostos em cada aula? Eles compartilharam ideias e aprendizagens?
Os alunos conseguiram identificar problemas, analisar informações e tomar decisões de forma autônoma e a contribuir para o desenvolvimento dos protótipos?
Você conseguiu atuar como professor/mediador de todo este processo?
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Diretoria de Tecnologias de Informação (DTI). Coordenação de Tecnologias Educacionais. (CTE). Robótica Primeiros Passos - Módulo 1. Aula 27 - Apresentação de Circuitos. Disponível em: https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/robotica/aulas/primeiros_passos. Acesso em: 03 out. 2022.
RAABE, André; ZORZO, Avelino. F; KLIKSTEIN, Paulo (org). Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. Série Tecnologia e inovação na educação brasileira. p. 142