1 of 1

Conservação dos patrimônios históricos e culturais de Salvador.

LORENA QUEIROZ1; MARIA FERNANDA FALCÃO1; SILVANA TRINCHÃO COSTA2; ALBERTO ANDRADE GOMES3

INTRODUÇÃO

A cidade de Salvador, com sua rica herança histórica e cultural, desempenha um papel de destaque na narrativa da formação do Brasil. A paisagem urbana de Salvador é pontilhada com monumentos e testemunhos culturais que não apenas refletem o passado, mas também moldam o presente e o futuro da identidade brasileira.

Em um contexto em que as manifestações culturais e os patrimônios históricos se entrelaçam com a vida cotidiana de seus habitantes, emerge uma intersecção vital entre as esferas social, cultural e econômica. A relevância de Salvador transcende a mera preservação de estruturas e manifestações culturais estáticas; a cidade é um caldeirão de patrimônio vivo que inspira, informa e influencia a dinâmica sociocultural.

No entanto, essa profunda conexão com a herança histórica e cultural de Salvador também traz à tona uma série de desafios, sendo a negligência governamental uma questão notável.

Este presente trabalho, construído sobre as bases dessa pesquisa anterior, almeja avançar na compreensão da relação entre o capital cultural e a conscientização em relação aos patrimônios históricos e culturais.

1Discente; 2Orientador; 3Coorientador.

��

OBJETIVO

METODOLOGIA

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIA

O capital cultural é hereditário e muitos pais não incentivam seus filhos porque também não foram incentivados e não entendem a importância. Também é importante afirmar que antes de qualquer coisa, os nossos patrimônios são responsabilidade do governo. É dever de nossos governantes preservar e cuidar dos monumentos históricos e manifestações culturais de nossa cidade.

Não apenas no âmbito histórico e cultural. A preservação de nossos patrimônios afeta diretamente a economia da nossa cidade. É necessário que eles estejam bem conservados, bonitos esteticamente, seguros e de fácil acesso para que continuem sendo visitados.

VI MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA LUZ- 2023

A metodologia adotada neste estudo amalgamou diversas abordagens, incluindo coleta de dados, análise quantitativa e qualitativa, entrevistas com especialistas e dinâmicas educacionais.

Dessa forma, a primeira etapa deste trabalho foi realizada ainda em 2022 através de dinâmicas com os alunos do 4° ano do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora da Luz, seguido da aplicação de questionário com os pais acerca do interesse dos filhos por passeios culturais.

Na última etapa da pesquisa, a abordagem adotada foi a questão da falta de capital cultural em determinados segmentos da população e a correlação com a compreensão da importância da preservação do patrimônio . Nesse contexto, um questionário populacional foi desenvolvido e aplicado, e entrevistas orais foram conduzidas com membros da equipe em locais públicos.

A educação é um meio eficiente para resolução de problemas sociais. É a partir dela que as crianças entendem como viver em sociedade e o que é “certo” ou “errado”.Porém, como explica o professor Braz, a escola possui outras demandas a serem cumpridas e priorizadas, e as instituições de ensino não podem ser completamente responsabilizadas por promover esse tipo de consciência.O conhecimento e valorização desse tipo de patrimônio pode ser considerado um privilégio a aqueles que tiveram acesso a uma educação de qualidade e acesso à informação.

A importância da educação para a sociedade. Fundação Mudes, Rio de Janeiro, 20 set. 2022. Disponível em: https://mudes.org.br/empresa/a-importancia-da-educacao-para-a-sociedade/#:~:text=Por%20que%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,do%20indiv%C3%ADduo%20em%20sua%20comunidade.

PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO COMO INDUTORES DO DESENVOLVIMENTO. Agência BNDES de Notícias, Rio de Janeiro, 25 out. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/blogdodesenvolvimento/detalhe/Patrimonio-cultural-e-turismo-como-indutores-do-desenvolvimento/#:~:text=A%20converg%C3%AAncia%20das%20potencialidades%20do,da%20experi%C3%AAncia%20proporcionada%20ao%20visitante.

Patrimônio imaterial. : Gov.br, Bahia 10 set. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/superintendencias/bahia/patrimonio-imaterial#:~:text=Of%C3%ADcio%20das%20Baianas%20de%20Acaraj%C3%A9,orix%C3%A1s%2C%20amplamente%20disseminadas%20em%20Salvador. Acesso em 7 ago. 2023.

Este projeto tem por objetivo aprofundar a análise da relação intrincada entre o capital cultural e a conscientização em relação aos patrimônios históricos e culturais. À medida que a cidade de Salvador continua a ser uma arena em que o passado e o presente se interpenetram, compreender as nuances dessa interação pode fornecer insights cruciais para a formulação de abordagens eficazes na promoção da preservação cultural e na valorização da herança histórica.

Durante a realização do projeto, tanto em 2022 quanto em 2023, foram estabelecidas expectativas de entrevistas e pesquisas de campo que não foram alcançadas. Mas mesmo assim, os resultados se apoiam no que conseguimos perceber durante esses dois anos, e em dados de outras pesquisas.

Debatemos a educação como meio mais eficiente de transmissão de conhecimento, e falta de incentivo dos pais que vem de uma falta de capital cultural como principal causa da falta de interesse em preservar e conhecer nossos patrimônios. E analisando os resultados obtidos em nossas pesquisas e em outros projetos lidos, percebemos que as hipóteses iniciais de comprovam e os meios testados para resolução de problemas são eficientes se bem aplicados.

Ainda é necessário analisar como implementar projetos de conscientização nas crianças dos anos iniciais para que, no futuro, nossos edifícios históricos esteja bem cuidados e nossas manifestações culturais vivas e preservadas, já que, as instituições de ensino possuem outras demandas e não podem ser responsáveis por 100% do trabalho

Em geral, atingimos os resultados esperados e comprovamos a maioria de nossas hipóteses. Aperfeiçoando as ideias iniciais e descobrindo novos caminhos e possibilidades para tentar mudar o cenário de conservação de nossos patrimônios culturais e históricos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES