ADRIANO RAMALHO
GEOGRAFIA
INDUSTRIALIZAÇÃO
10/05/2022
FATORES LOCACIONAIS
São os fatores que determinam a instalação de indústrias em determinado local. Cada tipo de indústria precisa de alguns fatores mais intensamente do que de outros.
01- Fontes de energia
02- Água
03- Mão-de-obra
04- Mercado Consumidor
05- Incentivos fiscais
06- Matéria prima
2
Descentralização industrial.
Processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos, como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores.
3
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL�
Para que as indústrias continuem sendo fonte de emprego e benefícios, portanto, elas precisarão se dedicar a melhor a usabilidade de suas matérias-primas, agindo de forma mais responsável com relação ao uso de água e energia, investindo em tecnologia para armazenar, tratar e descartar de forma segura e sendo cada vez mais sustentáveis.
4
5
6
7
8
9
10
11
01- (G1 - ifce 2019) Sobre o processo de industrialização do Brasil, concluímos que,
a) ainda durante o século XIX a indústria se tornou a principal atividade econômica do país, com destaque para o estado de Minas Gerais.
b) a industrialização da região Norte vem promovendo um desenvolvimento homogêneo em seus estados.
c) a atividade industrial brasileira encontra-se atualmente descentralizada, porém ainda comandada pela região Centro-Sul do país
d) a região Nordeste apresenta-se como novo polo receptor de indústrias, com destaque para os estados do Maranhão e Piauí.
e) a Revolução Industrial do Brasil é algo recente, ocorrendo somente na década de 1980 do século XX.
12
02- (Famerp 2019) Analise o gráfico.
13
A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que, no cenário brasileiro,
a) o aumento da informalidade total no ano de 2017 é reflexo da estagnação da economia
b) a redução dos empregados sem contribuição no ano de 2014 é resultado do crescimento da economia.
c) a redução dos assalariados sem carteira no ano de 2017 é consequência da retração da economia.
d) o aumento dos trabalhadores por conta própria no ano de 2017 tem como causa o crescimento da indústria.
e) a redução dos assalariados sem carteira no ano de 2014 reflete o aumento da qualificação profissional.
14
03- (Ufjf-pism 2 2019) Pesquisa diz que SP não é apenas metrópole de serviços
17 de fevereiro de 2008
Uma pesquisa da Fundação SEADE apontou que a anunciada fuga da indústria da Região Metropolitana de São Paulo para o interior é um movimento limitado a um raio de cem quilômetros. O “interior”, no caso, é uma mancha geográfica extremada pelas regiões de Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Baixada Santista. Houve um rearranjo interno, em que municípios como Campinas, Guarulhos, Osasco, barueri e São josé dos Campos ganharam peso, enquanto São Paulo perdeu. Mas as metrópole paulista é, ainda, uma região que tem seu dinamismo econômico conferido pela indústria: por conta da concorrência trazida pela abertura ao comércio exterior, que obrigou o enxugamento de custos, as indústrias passaram a priorizar seu produto principal, terceirizando inúmeras atividades de apoio. O desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação viabilizou o surgimento de prestadoras de serviços organizadas de forma similar à indústria e que se tornaram elos de cadeias produtivas.
(Texto adaptado. Disponível em: <https://saopaulo.sp.gov.br>. Acesso em: 20 ago. 2018.)
15
Com relação ao fato apresentado no fragmento acima, concluímos que:
a) o fragmento se refere ao processo de desindustrialização da Região Metropolitana de São Paulo, expresso pela diminuição do peso da produção da metrópole paulista frente ao crescimento do interior.
b) apesar de o número de trabalhadores ocupados no setor de serviços ter ultrapassado o da indústria na metrópole paulista, a Região Metropolitana ainda concentra as maiores plantas industriais do estado.
c) muitas indústrias preferem permanecer na Região Metropolitana de SP devido ao grande tamanho de seu mercado consumidor, o que compensaria efeitos das deseconomias de aglomeração sobre os custos.
d) uma das causas da fuga de indústrias da Região Metropolitana de SP para o chamado “interior” é o aumento dos custos com segurança devido ao crescimento da criminalidade.
e) apesar da transferência das unidades de produção para o interior do estado, as grandes indústrias conservam suas sedes administrativas e a contratação de serviços especializados na metrópole paulista
16
04- (Uefs 2018) A estrutura das relações mercantis do estado de São Paulo com o exterior difere consideravelmente da dos demais estados por dois motivos: o conteúdo das exportações paulistas e o fato de a balança comercial do estado apresentar deficit constante.
Um dos conteúdos das exportações e um dos motivos do deficit da balança comercial que diferenciam São Paulo dos demais estados correspondem, respectivamente,
a) ao maquinário agrícola e à dependência de produtos biotecnológicos estrangeiros.
b) aos produtos industriais de alta tecnologia e ao poder de consumo do amplo mercado consumidor
c) aos produtos industriais de baixo valor agregado e ao baixo salário da mão de obra pouco especializada.
d) aos bens de consumo intermediários e às importações de bens de consumo duráveis.
e) às commodities de grande valor comercial e ao grande volume de importações de bens industrializados.
17
05- (Uefs 2018) Os bens de consumo manufaturados, responsáveis por mais de 10% do valor total das importações em 1938-39, recuaram para 3% em 1960. No mesmo período, porém, combustíveis e bens de capital, que correspondiam juntos a 43% dos produtos importados, elevaram suas participações para 53,8%.
18
19
Com base no excerto, a economia brasileira, no período de 1938 a 1960,
a) foi pouco abalada pelos efeitos da crise econômica dos anos trinta e tornou-se autossuficiente na extração de petróleo.
b) demonstrou capacidade de crescimento industrial sem contar com estímulos e programas econômicos governamentais.
c) passou por um processo de substituição de importações e de desenvolvimento da indústria automobilística
d) aumentou a produtividade industrial com a ampliação do mercado consumidor devido à divisão dos grandes latifúndios entre os camponeses.
e) cresceu em um quadro econômico de proteção à indústria nacional e de restrições à entrada de capitais estrangeiros no país.