FILOSOFIA
1º Série
Mitologia - Características gerais
NIVELAMENTO 03
OBJETIVOS DA AULA:
Você gosta dos Super Heróis?
Qual é o seu super herói favorito?
Sabia que alguns dos deuses da mitologia possuem relações com os super heróis dos quadrinhos e dos filmes de ação?
MITOLOGIA
Thor, Loki e Athena fazem parte de diferentes mitologias.
Mas afinal, o que é mitologia?
Entendemos mitologia como um sistema de crenças que é composto por inúmeras narrativas sagradas chamadas de mito, há neles sempre a presença do sobrenatural e do divino. Os mitos explicam tudo o que existe e é importante para uma determinada sociedade.
MITOLOGIA
Os mitos também explicam a existência de diversos elementos da natureza e se utilizam deles com elementos principais, vemos neles deuses e criaturas associadas a elementos da natureza.
A moralidade é outro elemento importante, os mitos ensinam sobre o comportamento humano na medida em que acompanhamos o que acontece com os personagens com determinados comportamentos.
MITOLOGIA - CARACTERÍSTICAS
Assim, a mitologia constrói o imaginário e o sistema de crenças de uma sociedade. A tradição oral é o meio pelo qual a mitologia é propagada, você sabe o que é isso?
Tradição ou conhecimento oral é toda cultura e tradição transmitida oralmente, de uma geração para a outra. Essas mensagens assumem diversas formas como o discurso, a canção, contos, provérbios e etc. Assim, uma sociedade passa seus saberes sem um sistema de escrita.
MITOLOGIA - CARACTERÍSTICAS
Geralmente os mitos são passados por sacerdotes ligados à religião. É sempre considerado como um relato verdadeiro de um passado remoto, indefinido ou intemporal.
São ambientados em uma época antiga, antes da organização do mundo como o conhecemos e explicam como chegou a esse estado, assim como os costumes e tabus.
ATIVIDADE
Mito e religião são a mesma coisa? Quais são as diferenças e similaridades entre eles?
Converse com o colega ao lado sobre essa questão.
MITOLOGIA E RELIGIÃO
A mitologia é o conjunto de mitos que orientam uma cultura, que os tem como verdade em determinada época. O nascimento de Cronos e a arca de Noé são mitos.
As religiões são mais amplas e práticas: um conjunto de rituais, templos, roupas que se organizam em volta de forças e figuras adoradas, descritas por uma mitologia.
Assim, a mitologia está no cerne de uma religião, pode se dizer que toda religião gira em torno de mitos, mas há mitologias que não se organizam mais em religiões.
A IMPORTÂNCIA DA MITOLOGIA
Não podemos dizer que a mitologia é um conjunto de inverdades, ela é a forma mais remota de crença e conhecimento, foi a única forma de explicar a realidade e lidar com o sobrenatural. A mitologia surge como uma resposta ao espanto com o mundo.
Explicava aquilo que a razão ainda não conseguia explicar e sua divulgação fazia a manutenção dos valores, cultura e crença da época, era entrando em contato com os mitos que o povo conhecia sua história.
ATIVIDADE
Qual é a importância da mitologia?
“O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de ‘estar no mundo’ ou as relações sociais”. Everaldo Rocha.
05 min.
RETOMADA
Nessa aula aprendemos o que é mitologia, quais são suas características gerais, também aprendemos que a mitologia surge como uma tentativa de lidar com questões não resolvidas pela razão e como uma possibilidade de lidar com o sobrenatural.
A mitologia é também uma forma de transmitir ensinamentos sobre determinado povo, seus valores e costumes.
Faça uma pesquisa no site da Super: https://super.abril.com.br/tudo-sobre/mitologia/