Os rios e as Regiões Hidrográficas do Brasil
Aula 33
Os rios do Brasil
As principais bacias hidrográficas do Brasil são:
O Brasil possui vários rios que são distribuídos por diversas bacias hidrográficas.
Características das regiões hidrográficas
Bacia hidrográfica Amazônica
A região hidrográfica Amazônica abrange cerca de 45% do território brasileiro.
A bacia de seu rio principal – Amazônas – abrange o Suriname, a Guiana, a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Bolívia e a Guiana Francesa.
Os rios dessa região são utilizados para pesca, navegação e para geração de energia elétrica.
Características das regiões hidrográficas
Bacia hidrográfica do Paraná
A região hidrográfica do Paraná é formada principalmente pela bacia do Paraná e de seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema, Peixe e Iguaçu.
Apresenta grande potencial para a produção de
Energia elétrica; nela foram construídas dezenas de usinas hidrelétricas que abastecem principalmente o Sudeste brasileiro, sendo a principal delas a de Itaipu.
Características das regiões hidrográficas
Bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia
A região hidrográfica do
Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente localizada no território brasileiro e a terceira em potencial hidrelétrico do país. Abriga a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.
Características das regiões hidrográficas
Bacia hidrográfica do Uruguai
O rio Uruguai, pertencente à região hidrográfica do Uruguai, marca a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre o Brasil e a Argentina e entre o Uruguai e a Argentina.
Características das regiões hidrográficas
Bacia hidrográfica do São Francisco
O rio São Francisco é o principal da região hidrográfica de mesmo nome. Apresenta muitas quedas-d’água, que são aproveitadas para gerar energia elétrica. É o único rio perene (permanente) que cruza a região mais seca do Brasil, o Semiárido.
Suas águas também são usadas para a irrigação de plantações e para a navegação.
Características das regiões hidrográficas
Os principais usos da água dos rios no Brasil
Usina hidrelétrica de Itaipú-PR
No Brasil, boa parte das águas dos rios é utilizada no abastecimento de residências, escolas, hospitais, lojas, restaurantes, locais de lazer, etc. As águas também podem ser empregadas como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, como bebidas e remédios. Parte importante do volume de água dos rios no país é utilizada na produção de energia elétrica, por meio da construção de barragens que formam grandes lagos artificiais.
Nas usinas hidrelétricas, a água represada é aproveitada para movimentar as turbinas que fazem funcionar os geradores de eletricidade. Quando em excesso, a água represada volta ao curso do rio pela abertura das comportas. Veja a fotografia ao lado.
Características das regiões hidrográficas
Os principais usos da água dos rios no Brasil
Nas áreas agrícolas, a água é usada para irrigação das plantações, tratamento e consumo dos animais. A água dos rios também é usada para navegação. Como vimos, os rios que mais favorecem essa atividade são os de planície, porque percorrem regiões em que o relevo é relativamente plano, não apresentando quedas-d’água.
Eclusa na barragem de Barra Bonita-SP
Em alguns rios de planalto, como diferenças de altitude, são construídas eclusas, que funcionam como “elevadores” de embarcações, permitindo a navegação. Veja na fotografia ao lado um exemplo.