Preservação da Biodiversidade
TGPSI
João Afonso, nº10
Ângelo Rocha, nº05
índice
Conceito de biodiversidade
Importância e necessidade de preservação da biodiversidade
A biodiversidade é importante em vários aspetos. De acordo com a “Convenção sobre Diversidade Biológica”, a biodiversidade apresenta valores ecológico, genético, social, económico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.
Relacionados com a importância ecológica, os motivos são claros: cada espécie do planeta apresenta um papel no ecossistema. As plantas, por exemplo, são a base de toda a cadeia alimentar, além de servirem de casa para algumas espécies e fornecerem oxigénio no processo de fotossíntese. Quando uma espécie entra em extinção, todo o ecossistema local é afetado.
A biodiversidade apresenta importância económica. Como sabemos, os seres vivos são importantes na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestuário e até habitação. Preservar é garantir também que esses recursos não faltam no futuro e que o meio ambiente permanece em equilíbrio.
Apesar de saber da importância da biodiversidade, o ser humano ainda é responsável pela sua destruição através da poluição, do desmatamento e da exploração exagerada de recursos.
Rumo a uma Europa mais verde e mais sustentável
Objetivos
Tratado de Maastricht
O Tratado de Maastricht criou metas de livre movimento de produtos, pessoas, serviços e capital. Destinava-se à estabilidade política do continente.
O tratado estabeleceu a chamada estrutura de três pilares na política comunitária, que se manteve até o Tratado de Lisboa, sendo esta a que nos importa:
Webgrafia