Introdução a
Filosofia Política
Política, Poder e Força
Política para o Senso comum
. O senso comum costuma reduzir o uso do termo política à "politicagem", ou seja, a ideia de que política está relacionada a práticas de corrupção e ganhos pessoais conquistados a partir da participação em governos. Daí vem a ideia do político como “político profissional” (governantes, parlamentares, candidatos), aquele “sujeito especial” que faz ativamente a política enquanto os outros encontram-se passivos frente a ela (ou que só fazemos política na hora de votar).
Existe Política para além da “Politicagem”
Existe Política para além da “Polariação eleitoreira”
Política não se reduz a “parlamento”
. Nossa primeira tarefa ao estudar política é justamente desconstruir este entendimento reducionista. Pois o conceito de política não pode ser reduzido à ideia de política parlamentar realizada no sistema de democracia representativa capitalista que vivemos. E desconstruir também esta ideia de que só os "políticos profissionais” fazem política. Como dizia Aristóteles “o homem é um animal político”.
Conceito de Política
. Conceito desenvolvido historicamente:
Se transforma através do tempo e ganha diversos significados de acordo com o pensamento de diversos pensadores ao longo da história.
. Etimologia da palavra política:
A política foi inventada pelos gregos?
Não. A Política enquanto uma forma de administrar a “cidade” (a sociedade/coletividade) sempre esteve presente nas sociedades/coletividades humanas. Os gregos iniciaram uma tradição de pensar sistematicamente a política no ocidente, mas mesmo as reflexões teórica sobre o tema estiveram presentes de alguma forma em diversas culturas. Tal como, os escritos de Sun Tzu A arte da Guerra (um tratado militar “filosófico”).
Sun Tzu 544 a.C. – 496 a.C.)
Política e Bem Comum
Na antiguidade as reflexões sobre Política estavam relacionadas à ideia de Bem Comum. Relação que foi desenvolvida de diversas maneiras por diferentes pensadores.
Platão
No livro A República o pensador pensou um modelo de sociedade ideal, dividida de acordo com a “qualidade” de cada um. Existiria 3 tipo de almas: Alma Racional, Alma Irascível, Alma Concupiscente
Uma sociedade voltada ao Bem comum deveria ser governada por aqueles propícios ao desenvolvimento da razão e a alcançar a verdade. O “Rei Filósofo”.
428/427 a.C a 348/347 a.C Atenas
Aristóteles
384 a.C a 322 a.C Estagira
Apresentou a ideia de que a Política é inerente ao ser humano, pois o ser humano é necessariamente um ser coletivo (social).
“O Homem é um animal político”.
Diferentemente de Platão, o pensador não focou suas reflexões em idealizações. Para ele a Política deve visar à felicidade coletiva, o Bem Comum.Ela é uma extensão da Ética. O Filósofo também analisa as formas de governo, como: monarquia, aristocracia, politeia (“democracia”), e as suas “degenerações”.
O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.�� O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.
Bertolt Brecht
Política e Poder
Uma relação importante que vai ser trabalhada na Modernidade é a da Política com o Poder.
Os filósofos modernos buscavam fundamentar a política e o direito no mundo humano (jusnaturalistas), contrapondo concepções medievais sobre o tema centradas na ideia de direito divino. Refletindo sobre problemas como a legitimidade do exercício do poder pelos governantes, do uso da violência e etc.
“A política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder” Harold Dwight Lasswell e Abraham Kaplan em Poder e sociedade.
Política e Poder
Política “A arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo”, Maquiavel.
Poder “Consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem”, Hobbes.
Poder é “O conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados”, Bertrand Russel.
Fenômeno do Poder
Etimologicamente: A palavra poder vem do latim “potere, posse” = “poder, ser capaz de”. Refere-se à faculdade, capacidade, força ou recurso para produzir certos efeitos.
Poder como capacidade de impor suas vontades a outros.
“A capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre os indivíduos ou grupos humanos” (Norberto Bobbio).
1909 até 2004, Itália
Formas de Poder
Segundo Norberto Bobbio podemos pensar em 3 tipos de exercício de poder:
• poder econômico – é aquele que utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar certos comportamentos, por exemplo: realizar determinado trabalho;
• poder ideológico – é aquele que utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir;
• poder político – é aquele que utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade.
Fenômeno do Poder
A política está relacionada à disputa de interesses.
Polos: Mando X Obediência.
Autoridade = Quem detém o mando, quem tem a “capacidade” de ter suas “ordens” obedecidas.
Para o exercício do poder (consolidação da autoridade) é necessário Força. Que pode ser entendida como instrumento do exercício do poder.
“A força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção. Mas de meios que permitam influir no comportamento de outra pessoa (Gérard Lebrun).
Bibliografia
A República, Platão.
Política, Aristóteles.
Dicionário de Política, Norberto Bobbio.
O que é Política (Coleção primeiros passos), Wolfgang Leo Maar.
Analfabeto Político, Berthold Brecht
Saber mais.
Filosofia Política: O que é Poder? https://www.youtube.com/watch?v=m-Foun0YhbI&t=53s
Introdução à Filosofia Política.
https://www.youtube.com/watch?v=th4XsDpjwPI