1 of 19

Introdução a

Filosofia Política

Política, Poder e Força

2 of 19

Política para o Senso comum

. O senso comum costuma reduzir o uso do termo política à "politicagem", ou seja, a ideia de que política está relacionada a práticas de corrupção e ganhos pessoais conquistados a partir da participação em governos. Daí vem a ideia do político como “político profissional” (governantes, parlamentares, candidatos), aquele “sujeito especial” que faz ativamente a política enquanto os outros encontram-se passivos frente a ela (ou que só fazemos política na hora de votar).

3 of 19

Existe Política para além da “Politicagem”

4 of 19

Existe Política para além da “Polariação eleitoreira”

5 of 19

Política não se reduz a “parlamento”

. Nossa primeira tarefa ao estudar política é justamente desconstruir este entendimento reducionista. Pois o conceito de política não pode ser reduzido à ideia de política parlamentar realizada no sistema de democracia representativa capitalista que vivemos. E desconstruir também esta ideia de que só os "políticos profissionais” fazem política. Como dizia Aristóteles “o homem é um animal político”.

6 of 19

Conceito de Política

. Conceito desenvolvido historicamente:

Se transforma através do tempo e ganha diversos significados de acordo com o pensamento de diversos pensadores ao longo da história.

. Etimologia da palavra política:

  • Palavra de origem grega = Politiké
  • Relacionada ao conceito de Pólis (cidade estado)
  • Atividades relacionadas a administração da cidade (cidade estado)

7 of 19

A política foi inventada pelos gregos?

Não. A Política enquanto uma forma de administrar a “cidade” (a sociedade/coletividade) sempre esteve presente nas sociedades/coletividades humanas. Os gregos iniciaram uma tradição de pensar sistematicamente a política no ocidente, mas mesmo as reflexões teórica sobre o tema estiveram presentes de alguma forma em diversas culturas. Tal como, os escritos de Sun Tzu A arte da Guerra (um tratado militar “filosófico”).

Sun Tzu 544 a.C. – 496 a.C.)

8 of 19

Política e Bem Comum

Na antiguidade as reflexões sobre Política estavam relacionadas à ideia de Bem Comum. Relação que foi desenvolvida de diversas maneiras por diferentes pensadores.

Platão

No livro A República o pensador pensou um modelo de sociedade ideal, dividida de acordo com a “qualidade” de cada um. Existiria 3 tipo de almas: Alma Racional, Alma Irascível, Alma Concupiscente

Uma sociedade voltada ao Bem comum deveria ser governada por aqueles propícios ao desenvolvimento da razão e a alcançar a verdade. O “Rei Filósofo”.

428/427 a.C a 348/347 a.C Atenas

9 of 19

Aristóteles

384 a.C a 322 a.C Estagira

Apresentou a ideia de que a Política é inerente ao ser humano, pois o ser humano é necessariamente um ser coletivo (social).

“O Homem é um animal político”.

Diferentemente de Platão, o pensador não focou suas reflexões em idealizações. Para ele a Política deve visar à felicidade coletiva, o Bem Comum.Ela é uma extensão da Ética. O Filósofo também analisa as formas de governo, como: monarquia, aristocracia, politeia (“democracia”), e as suas “degenerações”.

10 of 19

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.�� O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

Bertolt Brecht

11 of 19

Política e Poder

Uma relação importante que vai ser trabalhada na Modernidade é a da Política com o Poder.

Os filósofos modernos buscavam fundamentar a política e o direito no mundo humano (jusnaturalistas), contrapondo concepções medievais sobre o tema centradas na ideia de direito divino. Refletindo sobre problemas como a legitimidade do exercício do poder pelos governantes, do uso da violência e etc.

“A política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder” Harold Dwight Lasswell e Abraham Kaplan em Poder e sociedade.

12 of 19

Política e Poder

Política “A arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo”, Maquiavel.

Poder “Consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem”, Hobbes.

Poder é “O conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados”, Bertrand Russel.

13 of 19

Fenômeno do Poder

Etimologicamente: A palavra poder vem do latim “potere, posse” = “poder, ser capaz de”. Refere-se à faculdade, capacidade, força ou recurso para produzir certos efeitos.

Poder como capacidade de impor suas vontades a outros.

“A capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre os indivíduos ou grupos humanos” (Norberto Bobbio).

1909 até 2004, Itália

14 of 19

Formas de Poder

Segundo Norberto Bobbio podemos pensar em 3 tipos de exercício de poder:

poder econômico – é aquele que utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não os possuem a adotar certos comportamentos, por exemplo: realizar determinado trabalho;

poder ideológico – é aquele que utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir;

poder político – é aquele que utiliza a posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito vigente na sociedade.

15 of 19

16 of 19

Fenômeno do Poder

A política está relacionada à disputa de interesses.

Polos: Mando X Obediência.

Autoridade = Quem detém o mando, quem tem a “capacidade” de ter suas “ordens” obedecidas.

Para o exercício do poder (consolidação da autoridade) é necessário Força. Que pode ser entendida como instrumento do exercício do poder.

“A força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção. Mas de meios que permitam influir no comportamento de outra pessoa (Gérard Lebrun).

17 of 19

18 of 19

Bibliografia

A República, Platão.

Política, Aristóteles.

Dicionário de Política, Norberto Bobbio.

O que é Política (Coleção primeiros passos), Wolfgang Leo Maar.

Analfabeto Político, Berthold Brecht

19 of 19

Saber mais.

Filosofia Política: O que é Poder? https://www.youtube.com/watch?v=m-Foun0YhbI&t=53s

Introdução à Filosofia Política.

https://www.youtube.com/watch?v=th4XsDpjwPI