1 of 17

Geografia

9º ano

Corrida Armamentista e Espacial

Aula 06

2 of 17

3 of 17

Compreender os acontecimentos da corrida armamentista e espacial no contexto da Guerra Fria.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Army_AH-1G_archived.jpg

U.S. Airmen from the… @ Photographer's SSgt. Angelita Lawrence

https://travel.sygic.com/pt/poi/mil-mi-24-poi:24880553

Importante: Você está preparado para a Prova Paraná? O conteúdo desta aula aborda os descritores que serão avaliados! Fique ligado!

d43-Identificar as motivações que geram conflitos.

Objetivo

4 of 17

O que foi a corrida armamentista e espacial?

https://www.gratispng.com/baixar/corrida-espacial.html

https://i.pinimg.com/originals/94/19/0a/94190af32daa587e10db34d15950af83.gif

01 min

Todos juntos, reflitam:

Geografando

Geografando

5 of 17

A corrida armamentista foi uma característica do período denominado Guerra Fria, quando o mundo ficou polarizado entre as políticas dos Estados Unidos e da União Soviética. Ou seja, entre o capitalismo e o socialismo.

www.coladaweb.com/historia/corrida-armamentista

A corrida armamentista ou bélica é a denominação da prática de nações rivais de acumular e melhorar o desempenho e a quantidade de armas em tempos de paz.

Esse período resultou no incentivo à pesquisa e desenvolvimento de armas, bem como no aperfeiçoamento de táticas militares.

Corrida Armamentista

6 of 17

O objetivo da corrida armamentista é a demonstração de poder bélico (poder de guerra) e de superioridade aos demais países.

https://blog.enem.com.br/veja-10-curiosidades-sobre-a-guerra-fria/

A corrida armamentista passou a ser chamada também de "corrida nuclear. Isso ocorreu pelo ápice do desenvolvimento de armas nucleares, iniciado pelos Estados Unidos.

Bomba americana - Atol de Bikini.

Tsar bomb - Teste Soviético no Ártico.

https://gfycat.com/flippantboringgosling

https://gfycat.com/discover/bikini-atoll-gifs

Corrida Armamentista

7 of 17

Os EUA e a URSS tentavam medir força, buscavam produzir cada vez mais armamentos de destruição em massa, como forma de ameaçar o inimigo. O processo da corrida armamentista resultou também na propagação da tecnologia aeroespacial e o aumento da rivalidade entre EUA (capitalista) e URSS (socialista).

https://c.tenor.com/SWiGXYOM8eMAAAAC/russia-soviet.gif

Agora, em seu caderno, escreva como a corrida armamentista e a corrida espacial estão relacionadas?

2 min

Geografando

Geografando

8 of 17

Ocorreu em outubro de 1962, e foi um incidente diplomático entre Estados Unidos e União Soviética, devido à instalação de mísseis em Cuba. O evento é considerado o momento mais tenso da Guerra Fria quando o mundo teve chances reais de sucumbir a uma guerra nuclear.

Vocês sabiam que mesmo com a assinatura do tratado de proibição de testes nucleares, oito países ainda mantêm ogivas nucleares ativas? São eles: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China e Índia. Os dados são do Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo.

https://g1.globo.com/mundo/video/ogivas-nucleares-saiba-quantas-existem-e-quais-paises-as-possuem-10351219.ghtml

A Crise dos Mísseis

9 of 17

Atenção estudante, reflita e responda:

A corrida espacial foi um dos episódios que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado direto da Guerra Fria. Ocorrida entre os anos de 1957 e 1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço realizada por americanos e soviéticos.

https://www.estudopratico.com.br/corrida-espacial-contexto-historico-e-principais-fatos/

https://thumbs.gfycat.com/CircularDearestAfricanwildcat-max-1mb.gif

O que foi a corrida espacial?

3 min

Geografando

Geografando

10 of 17

Como aconteceu a corrida espacial?

Essa disputa aconteceu com cada país querendo apresentar mais inovações em relação ao outro. Isso levou as duas nações a investirem na educação e realizar pesados investimentos em estudos científicos. Naquele momento, o avanço científico permitiu a abertura de uma nova fronteira: o espaço.

https://t.ctcdn.com.br/xA849WVRq4GIWCARCkgh8tN4KRM=/i458657.gif

Explorar o espaço se mostrava útil militarmente, pois permitiria monitorar os movimentos feitos pelo inimigo e abria uma nova possibilidade de ataque em caso de guerra e, além disso, aquele que conquistasse essa nova fronteira da humanidade evidenciaria seu papel de potência.

11 of 17

Assim, foram lançados satélites artificiais, sondas espaciais, expedições tripuladas para o espaço, até que, finalmente, foi enviada uma viagem tripulada para a Lua.

https://folhadaciencia.wordpress.com/2014/08/29/a-corrida-espacial/

Até então desconhecido, o espaço começou a ser explorado no período da corrida espacial, e americanos e soviéticos disputavam quem faria as maiores descobertas.

O Espaço, a fronteira final…

Vamos conhecer agora alguns dos acontecimentos que marcaram a corrida espacial!

Star Trek ®

12 of 17

No dia 4 de outubro de 1957, foi lançado o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a ficar na órbita da Terra. Em 4 de novembro de 1957, foi lançado o Sputnik 2 que transportou a cadela Laika para o espaço. Os soviéticos ainda foram os primeiros a enviarem um homem ao espaço.

https://universoracionalista.org/a-historia-da-corrida-espacial-em-imagens/

Os soviéticos saíram na frente…

Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ser enviado para o espaço e a espaçonave que o transportou chamava-se Vostok 1. A primeira mulher no espaço também foi soviética, Vladimirovna Tereshkova, chegou ao espaço em 16 de junho de 1963.

http://einteressantes.comunidades.net/yuri-gagarin-o-primeiro-homem-no-espaco

A Terra é azul.

13 of 17

O último grande acontecimento da corrida espacial foi o envio de expedições tripuladas para a Lua. A missão que de fato enviou o homem ao solo lunar foi a Apollo 11, formada por Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.

https://acegif.com/wp-content/uploads/moon.gif

https://www.megacurioso.com.br/gifs-animados/101493-eba-nasa-lanca-um-canal-so-com-gifs-e-nos-reunimos-15-para-voce-conferir.htm

Eles foram enviados à Lua no dia 16 de julho de 1969. Quando pisou na Lua, Armstrong disse a frase, hoje internacionalmente conhecida: “este é um pequeno passo para o homem, mas um gigante salto para a humanidade”.

Em 1969 o homem chega a Lua

14 of 17

O fim da corrida espacial aconteceu em 17 de julho de 1975, quando uma missão espacial foi realizada em conjunto por americanos e soviéticos. Nessa missão, participaram as naves Apollo (conhecida popularmente como Apollo 18) enviada pelos americanos

Fim da corrida espacial

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-corrida-espacial.htm

e a Soyuz 19, enviada pelos soviéticos. Essa missão cooperativa marcou o fim da disputa espacial e deu início a uma fase de cooperação científica entre EUA e URSS.

https://www.megacurioso.com.br/ciencia/119953-como-foi-decidido-o-fim-da-corrida-espacial.htm

15 of 17

A corrida armamentista passou a ser chamada também de "corrida nuclear". Hoje, mesmo com a assinatura do tratado de proibição de testes, alguns países ainda mantêm ogivas nucleares ativas.

Sugestão de resposta: espera-se que o estudante escreva que possuir arma nuclear é uma ameaça para toda a humanidade, temos o risco de uma guerra nuclear, destruição em massa, não temos controle do alcance da precipitação radioativa ou a duração dos seus efeitos, representam demonstração de poder econômico e militar, entre outros.

Agora, vire e converse com seu colega do lado, quais são os perigos de alguns países ainda manterem ogivas nucleares ativas.

3 min

Geografando

Geografando

16 of 17

Retomada

Nesta aula, estudamos sobre a corrida armamentista e espacial e as disputas relacionadas a elas entre os Estados Unidos e a União Soviética durante o período da Guerra Fria.

Professor, caso tenha alguma sugestão ou elogio para esta aula, acesse:

https://forms.gle/ZuC8G4UPYMEdztJy5

17 of 17

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-corrida-espacial.htm

DELORE, Cesar Brumini. Araribá mais: geografia. Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; Obra em 4v. Do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Editora Moderna, São Paulo - SP.

Referências