MapBiomas User Toolkit
Usando os vetores do próprio usuário
Crie uma pasta na sua estrutura de assets. A pasta deve ser chamada de MAPBIOMAS (todas as letras maiúsculas).
Acesse a aba Assets e clique no menu New. Em seguida, escolha a opção Folder.
Aqui você seleciona a sua conta primária, caso tenha outras vinculadas a sua estrutura.
Para adicionar um vetor na sua conta, você pode acessar o menu New > Table upload e vai aparecer este formulário Upload a new table asset. Para selecionar o seu shapefile, acione o botão SELECT e navegue até o arquivo no seu computador. Lembre-se de usar os arquivos com extensão .shp, .shx, .prj e .bdf. Se preferir, pode compactá-los em um arquivo zip para fazer o upload
Neste exemplo, selecionamos um shapefile de Assentamentos. Observe que é necessário adicionar o nome da pasta MAPBIOMAS para adicionar o arquivo diretamente dentro desta pasta. Acione o botão OK para iniciar a tarefa de upload.
Você pode acompanhar o progresso do upload na sua aba Tasks. Esse processo leva alguns minutos.
Quando o upload terminar, o asset vai aparecer dentro da sua pasta. Você pode acionar o botão para atualizar sua pasta e exibir todos os seus arquivos.
A tarefa estará finalizada com sucesso quando ficar azul. Vermelho indica algum problema e cinza que a tarefa foi cancelada.
Você também pode mover/copiar um asset de tabela de outro lugar na sua estrutura para dentro da pasta MAPBIOMAS.
Execute o script para carregar os mapas do MapBiomas e os seus vetores. Também disponibilizamos alguns vetores que geralmente usamos em nossas análises.
No menu Tables, você pode selecionar o seu vetor ou um dos que já estão disponíveis.
No menu Properties, você pode selecionar o seu a atributo que vai identificar cada um dos polígonos do seu vetor.
No menu Features, você pode selecionar o polígono que deseja trabalhar.
O polígono será carregado após a seleção. Se desejar, é possível aplicar um buffer entre 1 e 5 km. Esse buffer surtirá efeito apenas na exportação dos dados.
Você pode selecionar no menu Layers as camadas que deseja visualizar e/ou exportar. As camadas ficam ativas no menu e aparecem na lista padrão de camadas do code editor também.
Para exportar os dados para o seu Google Drive, acione o botão Export images to Google Drive. Aguarde a confirmação de execução da tarefa e clique no botão OK. Agora é só aguardar as imagens serem salvas no seu Drive.
Confirmação de execução da tarefa
Os dados estarão salvos em uma pasta chamada MAPBIOMAS na raíz do seu Google Drive.