1 of 10

Reorganização Territorial da Indústria nos Estados Unidos

A industrialização dos Estados Unidos teve início na porção nordeste do país, com o desenvolvimento das indústrias de consumo da Nova Inglaterra, impulsionadas pelos centros comerciais e bancários do Atlântico, como Nova York e Boston. No entanto, após a Guerra Civil (1861-1865), o eixo industrial se deslocou para oeste, em direção às bacias carboníferas dos Montes Apalaches e das cidades da região dos Grandes Lagos.

by Fórmula Geo

2 of 10

O Surgimento do Cinturão Fabril

1

Fim da Guerra Civil

O fim da Guerra Civil (1861-1865) marcou um ponto de virada na industrialização americana, impulsionando o deslocamento do eixo industrial para oeste.

2

Expansão para Oeste

A busca por recursos naturais, como carvão e minério de ferro, levou à expansão industrial para as bacias carboníferas dos Montes Apalaches e a região dos Grandes Lagos.

3

Emergência do Cinturão Fabril

Nas últimas décadas do século XIX, o Cinturão Fabril (Manufacturing Belt) surgiu como um vasto polo industrial no nordeste e nos Grandes Lagos, concentrando a produção de bens de produção.

4

Indústria Automobilística

A indústria automobilística teve origem no Cinturão Fabril, com centros como Detroit se tornando importantes polos de produção.

3 of 10

O Cinturão Fabril: Um Centro de Produção

Crescimento Industrial

O Cinturão Fabril se tornou o coração da produção industrial americana, representando cerca de três quartos da produção industrial dos Estados Unidos.

Indústrias de Bens de Produção

As indústrias de bens de produção, baseadas no carvão e no minério de ferro, se desenvolveram no Cinturão Fabril, impulsionando o crescimento de centros siderúrgicos como Chicago e Pittsburgh.

Integração com a Indústria Mecânica

Os centros siderúrgicos se integraram à indústria mecânica, concentrada em Detroit, criando um ecossistema industrial dinâmico.

4 of 10

O Surgimento do Cinturão do Sol

1

Após a Segunda Guerra Mundial

Após a Segunda Guerra Mundial, uma série de transformações originou o Cinturão do Sol (Sun Belt), abrangendo áreas industriais emergentes do sul e do oeste.

2

Política de Construção de Estradas

A política de construção de estradas de rodagem e os programas de desenvolvimento nas bacias dos rios Tennessee e Colúmbia dinamizaram novas áreas.

3

Campos Petrolíferos

Os campos petrolíferos do Golfo do México e da Califórnia atraíram mais investimentos, impulsionando o crescimento do Sun Belt.

4

Interesse Comercial no Pacífico

A reconstrução econômica do Japão despertou o interesse comercial pela bacia do Pacífico e, portanto, pela Costa Oeste, contribuindo para o desenvolvimento do Sun Belt.

5 of 10

Contrastes entre o Cinturão Fabril e o Cinturão do Sol

Cinturão Fabril

Cinturão do Sol

Estagnação

Dinamismo Econômico

Redução da População

Crescimento da População

Transformações Estruturais

Novas Áreas Industriais

Desenvolvimento do Setor de Serviços

Atração de Investimentos

6 of 10

Reorganização Industrial no Cinturão Fabril

Estagnação

O Cinturão Fabril passou por um período de estagnação, com redução da população em muitas cidades.

Transformações Estruturais

As cidades do Cinturão Fabril passaram por transformações estruturais na busca da revitalização urbana, desenvolvendo principalmente o setor de serviços.

Revitalização Urbana

A revitalização urbana envolveu a reestruturação de áreas industriais, a criação de novos espaços públicos e a atração de empresas de serviços.

7 of 10

Novas Áreas Industriais no Cinturão do Sol

Indústrias Siderúrgicas

As indústrias siderúrgicas foram atraídas pelas reservas de ferro e carvão de Birmingham ou para a região de Los Angeles, onde a sucata é utilizada como matéria-prima.

Metalurgia de Não Ferrosos

A metalurgia de não ferrosos beneficiou-se das vastas reservas minerais da área das Montanhas Rochosas, na região de Salt Lake City.

Centros Aeronáuticos e Espaciais

Os centros aeronáuticos e espaciais, muito ligados ao esforço armamentista, implantaram-se em pontos diversos do território.

8 of 10

As Indústrias de Alta Tecnologia

Independência de Matérias-Primas Pesadas

As indústrias de alta tecnologia não dependem de fontes de matérias-primas pesadas, o que as torna mais flexíveis em termos de localização.

Alto Valor Unitário dos Produtos

Os produtos finais das indústrias de alta tecnologia têm elevado valor unitário, o que reduz a importância dos custos de transporte.

Força de Trabalho Qualificada

A força de trabalho científica e técnica altamente qualificada é crucial para o sucesso das indústrias de alta tecnologia.

Intensos Investimentos de Capital

Os intensos investimentos de capital são essenciais para o desenvolvimento e a expansão das indústrias de alta tecnologia.

9 of 10

Tecnopolos: Novos Centros de Alta Tecnologia

Vale do Silício

O Vale do Silício, na Califórnia, é o melhor exemplo de um centro de alta tecnologia, com centenas de empresas que produzem computadores e softwares para a internet.

Universidade de Stanford

A Universidade de Stanford forma grande parte dos quadros científicos e técnicos que atuam nas empresas do Vale do Silício.

10 of 10

Incentivos Governamentais para a Inovação

O governo americano tem implementado programas para estimular a inovação industrial, como o National Network of Manufacturing Innovation (NNMI), renomeado recentemente para "Manufacturing USA". Esse programa, iniciado em 2012 pelo governo de Barack Obama, visa aglutinar empresas privadas, órgãos públicos, universidades e institutos de pesquisa para a resolução de problemas e o desenvolvimento de ideias e projetos industriais.