1 of 19

Degradações Ambientais

Prof. Eládio Figueiredo

2 of 19

O que é poluição?

Dá-se o nome de poluição a qualquer degradação das condições ambientais, do habitat de uma coletividade humana. Essa poluição pode ser de três tipos: das Águas, do Ar e do Solo.

Os problemas de poluição, hoje, diz respeito direto à qualidade de vida das aglomerações humanas. A degradação do meio ambiente pelo homem provoca uma deterioração da própria qualidade de vida, pois as condições ambientais são imprescindíveis para a vida, tanto no sentido biológico como no social.

3 of 19

Poluição das Águas

Desde os tempos remotos o homem costuma lançar seus detritos nos cursos de água. Até a Revolução industrial esse procedimento não causava problemas, já que as águas, têm considerável poder de autolimpeza e de purificação.

Após a Revolução o volume de detritos aumentou a ponto de superar a capacidade de purificação da água. Nas águas próximos as grandes cidades, o principal problema enfrentado é com elementos não biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza.

No oceano o maior problema enfrentado é com o vazamento de petróleo .

4 of 19

5 of 19

Poluição do Ar

Outra poluição que aumentou com a Revolução Industrial. A queima do carvão mineral despeja na atmosfera das cidades européias, toneladas de poluentes.

Hoje, a poluição do ar nas grandes cidades são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, principalmente o petróleo.

É a poluição que mais tem gerado problemas de saúdes nos grandes centros urbanos. Bronquite, rinite alérgica, alergias, asma, levam milhares de pessoas aos hospitais e postos de saúde.

Além do homem, o clima também sofre com estes poluentes causando uma serie de fenômenos em nosso planeta.

6 of 19

7 of 19

Poluição do Solo

Ocorre pela contaminação do mesmo através de substancias capazes de provocar alterações significativas em sua estrutura natural.

Substancias como lixo, esgoto e agrotóxicos depositados no solo sem controle acabam contaminando lençóis freáticos, produzem gases tóxicos.

O lixo depositados nos aterros, por exemplo é responsável pela liberação de uma substancia poluente, que mesmo estando sob o solo, em buracos preparados, com este fim, vazar e produzir a contaminação do solo.

8 of 19

9 of 19

Chuva Ácida

O poluentes industriais são lançados na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio que esta na atmosfera sobre a forma de vapor de água, resultando em chuvas ácidas.

Os principais gases lançados são os dióxidos de enxofre e os dióxidos de nitrogênios. Além é claro, do dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico.

Todo ácido tem na sua composição átomos de hidrogênio e átomos de oxigênio, com um elemento variável no meio que chamamos de radical.

H? XO?

10 of 19

NO2 + H2O HNO3 (ácido nítrico)

SO2 + H2O2 H2SO4 (ácido sulfúrico)

CO2 + H2O H2SO3 (ácido carbônico)

11 of 19

Efeito Estufa

É a forma que a Terra tem para manter a temperatura constante. Esse fenômeno é natural e é ele que garante a vida no planeta. A industrialização do homem apenas lançou gases na atmosfera que permitiram uma maior absorção dos raios solares pela camada de ar.

A este fenômeno damos o nome de Aquecimento Global, que consiste em um evento antrópico (do homem) responsável por elevar a temperatura media da terra.

Os principais gases que atuam neste aquecimento são o CO2 e o CFC (clorofluorcarbonos), este último ainda atua na decomposição da camada de Ozônio (O3).

12 of 19

13 of 19

Inversão Térmica

É um fenômeno meteorológico e natural que ocorre principalmente em centros urbanos e metrópoles. As radiações solares aquecem o solo e o calor que fica retido no mesmo irradia-se, aquecendo as camadas mais baixas da atmosfera.

Essas camadas quentes, ficam menos densas e tendem a subir, formando correntes de convecção do ar. Na inversão térmica, este ar quente não consegue subir e o ar frio mais denso e pesado não consegue descer.

Isso causa sérios problemas de saúde por causa da concentração de poluentes que o ar das grandes cidades tem e que não consegue dispersar.

14 of 19

15 of 19

Ilhas de Calor

É um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, a temperatura nestas cidades costuma ser mais elevadas do que as regiões rurais próximas.

A formação e a presença de ilhas de calor no mundo são negativas para o meio ambiente, pois favorecem e intensificam o fenômeno do aquecimento global.

Algumas medidas simples podem ser colocadas pelo poder publico para solucionar este problema, como plantio de arvores no meio urbano e a criação de áreas verdes como parques e corredores.

16 of 19

17 of 19

Desertificação

É um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento.

O solo perde suas propriedades, tornando-se infértil, que é a perda de sua capacidade produtiva.

No Brasil, a desertificação, vem aumentando atingindo varias regiões, no sertão Nordestino, pampas Gaúchos, cerrado do Tocantins e norte dos Estados de Mato Grosso e Minas Gerais.

18 of 19

19 of 19