1 of 37

GEOGRAFIA

6º ANO

O ser humano e as dinâmicas climáticas II

AULA 36

2 of 37

GEOGRAFIA – 6º Ano – Aula 36

3 of 37

Comparar modificações de paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos - analisar modificações das paisagens por diferentes tipos de sociedade.

Objetivo da Aula

4 of 37

  • El niño
  • Ciclone
  • Furacão
  • Tufão
  • Anticiclone
  • Tornados
  • Monções

Fenômenos Climáticos

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=CPr1QFNHGMs Acesso em 29/07/20

5 of 37

O El Niño é um fenômeno atmosférico oceânico causado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico nas proximidades da costa oeste do Peru e do Equador. Com isso, há um enfraquecimento dos ventos alísios na região e um maior acúmulo de águas superficiais mais quentes, que liberam uma massa de ar mais aquecida e interferem no clima de várias partes do mundo. No Brasil,

por exemplo, a estiagem do Nordeste

eleva-se e as chuvas do Centro-Oeste e

Sudeste são mais intensas.

El niño

6 of 37

El niño

7 of 37

O La Niña também é um fenômeno atmosférico oceânico que, assim como o El Niño, é cíclico, embora sua ocorrência seja menos frequente. Ocorre a partir do resfriamento anômalo das águas, fazendo com que outras resultantes climáticas ocorram, a maioria delas inversa aos efeitos do El Niño.

La Niña

8 of 37

Os ciclones são fortes ventos carregados de umidade que giram em sentido circular em razão do efeito coriólis. Geralmente, os ventos provocados apresentam velocidade superior a 200 km/h e possuem uma larga extensão, sendo completamente vistos somente por imagens de satélite. Os ciclones tropicais mais comuns formam-se em áreas de baixas latitudes, entre 5º e 20º, enquanto

os ciclones extratropicais formam-se

em regiões de elevadas latitudes.

Ciclones

9 of 37

Quando um ciclone acontece no Oceano Pacífico ou no Índico, ele recebe o nome de Tufão. Já quando ele acontece no Oceano Atlântico, recebe o nome de Furacão.

Ciclones

Fonte: https://www.portalexpresso.com.br/noticia/ciclone-bomba-impactara-o-sul-e-o-sudeste-do-brasil. Acesso em 29/07/20

10 of 37

Os tornados, por sua vez, são fenômenos também motivados pelo rápido deslocamento do vento em forma circular, porém em menores extensões, mas com uma capacidade destrutiva até maior, haja vista que os seus ventos podem chegar a 800 km/h! Eles são muito comuns no interior continental da América do Norte.

Tornados

11 of 37

A inversão térmica é um fenômeno atmosférico localizado que se caracteriza pela inversão da posição das camadas de ar quente e frio, fazendo com que o ar encontre dificuldade para circular. É considerada um problema ambiental quando a sua manifestação acontece em ambientes urbanos, pois impede ou dificulta a dispersão dos poluentes enviados à atmosfera, gerando

o acúmulo da poluição no espaço das

cidades.

Inversão Térmica

12 of 37

Sabemos que o ar frio sobe e o ar quente, mais denso, desce. Ao subir, o ar quente esfria, e o ar fio, ao descer, aquece-se e, posteriormente, sobe, provocando a ocorrência de um ciclo de movimentação do ar no sentido circular vertical. O problema é que, em dias mais frios, a superfície não consegue aquecer completamente

o ar ao seu redor, por isso ele fica

estacionado e não se movimenta, o que

impede a circulação atmosférica local.

Inversão Térmica

13 of 37

1)DIFERENCIE EL NIÑO E LA NIÑA

Atividade

14 of 37

DIFERENCIE EL NIÑO E LA NIÑA

O El niño é um fenômeno resultante do aquecimento anormal das águas do Pacífico na costa litorânea do Peru, onde geralmente as águas são frias.

O La Niña é um fenômeno exatamente inverso.

Resposta

15 of 37

A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva. Os centros de baixa pressão criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor. Isto facilita a formação e o crescimento das nuvens.

Alta Pressão e Baixa Pressão

16 of 37

Alta Pressão e Baixa Pressão

Fonte: http://www.mesalva.com/forum/t/pressao-atmosferica/9734. Acesso em 29/07/20

17 of 37

Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que, nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).

Ilhas de Calor

18 of 37

Ilhas de Calor

Fonte:http://liderespelasustentabilidade.com/sofrendo-com-o-calor/efeito-ilha-de-calor-urbano/. Acesso em 28/07/20

19 of 37

A principal evidência dessa mudança atual do clima é o aquecimento global, que foi detectado no aumento da temperatura média global do ar e dos oceanos, no derretimento generalizado da neve e do gelo e na elevação do nível do mar, não podendo mais ser negada.

Aquecimento Global

20 of 37

Aquecimento Global

Fonte:https://fia.com.br/blog/aquecimento-global/. Acesso em 28/07/20

21 of 37

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento.

Efeito Estufa

22 of 37

Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores) são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda

se deve às diferenças nas temperaturas do

Sol e da superfície terrestre.

Efeito Estufa

23 of 37

De fato, é a presença desses gases na atmosfera que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14ºC.

Efeito Estufa

24 of 37

Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado de várias formas:

1. Pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre.

2. Pela mudança na órbita da Terra ou do

próprio Sol.

Efeito Estufa

25 of 37

3. Pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre e é refletida de volta ao espaço, devido à presença de nuvens ou de partículas na atmosfera (também chamadas de aerossóis, que resultam de queimadas, por exemplo).

4. Graças à alteração na quantidade de energia de maiores comprimentos de onda refletida de volta ao

espaço, devido a mudanças na

concentração de gases de efeito estufa na

atmosfera.

Efeito Estufa

26 of 37

Essas mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função do aumento insustentável das emissões antrópicas desses gases. As emissões de gases de efeito estufa ocorrem praticamente em todas as atividades humanas e setores da economia.

Efeito Estufa

27 of 37

Na agricultura, por meio da preparação da terra para plantio e aplicação de fertilizantes; na pecuária, por meio do tratamento de dejetos animais e pela fermentação entérica do gado; no transporte, pelo uso de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural; no tratamento dos resíduos sólidos, pela forma como o lixo é tratado e disposto; nas florestas, pelo desmatamento e degradação de

florestas; e nas indústrias, pelos processos

de produção, como cimento, alumínio,

ferro e aço.

Efeito Estufa

28 of 37

Efeito Estufa

29 of 37

2) O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

  1. Destruição da camada de ozônio
  2. Inversão térmica
  3. Efeito estufa
  4. Chuva ácida
  5. Eutrofização

Quiz

30 of 37

O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

  1. Destruição da camada de ozônio
  2. Inversão térmica
  3. Efeito estufa
  4. Chuva ácida
  5. Eutrofização

Resposta

31 of 37

3) O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.

  1. Derretimento das calotas polares
  2. Aumento da ocorrência de terremotos
  3. Mudanças nos regimes de chuvas
  4. Aumento dos níveis dos oceanos
  5. Aumento da ocorrência de furacões

Quiz

32 of 37

3) O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.

  1. Derretimento das calotas polares
  2. Aumento da ocorrência de terremotos
  3. Mudanças nos regimes de chuvas
  4. Aumento dos níveis dos oceanos
  5. Aumento da ocorrência de furacões

Resposta

33 of 37

34 of 37

4) O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:

  1. natural, porém intensificado pela ação humana.
  2. artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
  3. recente, não havendo registros de

sua existência em épocas geológicas antigas.

  1. natural, sem relação com as práticas

sociais.

Quiz

35 of 37

Alternativa: A) natural, porém intensificado pela ação humana.

O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas e divulgadas pelo meio científico, é um processo natural de conservação do calor sobre a Terra, mas que vem se intensificando em razão da maior emissão de poluentes na

atmosfera pelo ser humano.

Resposta

36 of 37

  • Fenômenos climáticos
  • Alta pressão e baixa pressão
  • Ilhas de Calor
  • Aquecimento Global
  • Efeito Estufa

Retomada do que foi visto na aula

37 of 37

Lembre-se que a forma de validação da sua presença no Google Classroom mudou - você deve acessar diariamente o Google Classroom - realizar as atividades obrigatórias postadas! Pronto, sua presença estará garantida.

Chegamos ao final de mais uma aula - um último lembrete