Introdução
1Beatriz Lemos da Silva Loureiro; 1Evelle Rodrigues Souza, ¹André Cardoso Tavares
1Discente de graduação em Biomedicina (Centro Universitário Unifacid Wyden)
O SISTEMA CRISPRCas COMO ALTERNATIVA ÁGIL E EFICIENTE NA DETECÇÃO DA COVID19
Com o surgimento do novo coronavírus 2019 (COVID-19) em Wuhan, na China, fez - se necessário um sistema de diagnóstico precoce da infecção viral que permitisse uma rápida intervenção, manejo e controle substancial da disseminação da doença. Dessa forma, a abordagem global padrão adotada para o diagnóstico da COVID-19 foi o teste RT-qPCR; no entanto, o acesso limitado a kits e reagentes associados a necessidade de equipamentos de laboratórios especializados e de pessoas altamente qualificadas levou a uma desaceleração da detecção do vírus, o que resultou na necessidade de desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico. A partir desse princípio, surgiu a necessidade de se utilizar a biotecnologia de edição e manipulação genética do sistema CRISPRCas como uma alternativa de auxiliar na identificação prévia e no combate ao vírus.
REVISÃO DE LITERATURA
Diante das pesquisas realizadas, é possível compreender a importância da implementação de sistemas ágeis e confiáveis de detecção do SARS-COV-2 como forma de combate precoce da propagação do vírus. Estudos indicam que um método de diagnóstico baseado no CRISPRCas tem alta sensibilidade e especificidade,o que seria uma ferramenta de diagnóstico potencial para melhorar a precisão e agilidade da detecção do SARS-CoV-2.
🡪 Estereologia
AULER JR, Jose Otavio Costa. Transplante Cardíaco: Estado Atual. Brazilian Journal of Anesthesiology, v. 41, n. 3, p. 157-158, 2020.
DE OLIVEIRA, Gustavo Duarte; DE FARIA, Vanessa Pavesi. Transplante cardíaco em pequenos animais: as expectativas do avanço da impressão de coração 3D para Medicina Veterinária. Pubvet, v. 13, p. 127, 2019.
JAMIESON, Colin et al. A review of recent advances in 3D bioprinting with an eye on future regenerative therapies in veterinary medicine. Frontiers in veterinary science, v. 7, p. 584193, 2021.
RODRIGUES DA SILVA, Paulo. Transplante cardíaco e cardiopulmonar: 100 anos de história e 40 de existência. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, v. 23, p. 145-152, 2008.
VILAÇA, Izabella Machado. TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS EM PEQUENOS ANIMAIS UMA REVISÃO. In: VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente - Belo Horizonte, 2020.
Referências bibliográficas
A tecnologia CRISPR, uma ferramenta poderosa para editar genomas (Safari et al., 2018,2020 b), permite que os pesquisadores alterem as sequências de DNA e modifiquem a função do gene facilmente. A associação com proteínas Cas carrega muitas aplicações potenciais que incluem a correção de defeitos genéticos, tratamento e prevenção da propagação de doenças (Safari et al., 2021). Dessa maneira, foi desenvolvido um avançado sistema para diagnóstico, o “Desbloqueio Enzimático de Repórter Específico de Alta Sensibilidade – SHERLOCK”, pela Feng Zhang e suas faculdades do Broad Institute of MIT e Harvard (Hosseini, et al., 2020)
O método SHERLOCK consiste em dois guias de RNA, que são combinados com uma proteína Cas13 e formam um sistema para reconhecer a presença de RNA viral da COVID-19 (Hosseini, et al., 2020). Este complexo reconhece explicitamente e cliva o ácido nucleico alvo. O efeito colateral dessa enzima causa a clivagem de RNA não-alvo acoplada a um repórter fluorescente.
Apoio/Fomento
Essas clivagens liberam os supressores e fornecem um sinal fluorescente para detecção rápida e específica do vírus, mesmo em concentrações bastante baixas (Safari et al., 2021).
Contudo, esse mecanismo permitiu a identificação ultrassensível e específica de RNA de amostras clínicas (Yin et al., 2021).
Considerações finais