Av. Açoce, 653 - Moema – SP

Fones: 5052-9591 / 3564-7400

Apresenta...

Oficina de Memória

em parceria com a

Clinica Médica Moema

Não existe nada mais novo que a velhice”.

Délia Goldfarb


Parceria com a Clinica Medica Moema

A Dra. Christiane Benevides Hedaya Castilho, graduada em Medicina, especialista em Geriatria e Gerontologia pela Escola de Medicina e Saúde Pública – EMSP. Vêm, desde 2015, mantendo uma parceria com a Personal Wellness, promovendo projetos em benefício à saúde, bem estar e qualidade de seus pacientes.

Com o propósito de aprimorar o atendimento a seus pacientes integrou o projeto que vamos apresentar a seguir...

Envelhecer com saúde

O que planejamos fazer...

A Oficina de Memória, pode ser caracterizada como uma experiência de construção coletiva de conhecimentos. Com base na conceituação de memória, esclarecimentos acerca de seu funcionamento, suas peculiaridades no processo de envelhecimento e estratégias propostas pela literatura para manter ou melhorar o desempenho da memória, os participantes foram estimulados a refletir sobre as possíveis aplicações deste conhecimento na vida cotidiana e a expor seus conhecimentos sobre o assunto.

A partir de maio de 2017, em encontros semanais durante quatro horas, em média duas vezes por semana, por meio de aulas expositivas precedidas por exercícios e dinâmicas de grupo.

Antes da realização da oficina, os voluntários a participar serão entrevistados, por meio de um roteiro de questões semi-estruturadas, visando avaliar a aptidão e experiência da Oficina, quanto ao seu possível impacto sobre a qualidade de vida física e psíquica dos participantes, adotou-se um plano de atendimento multiprofissional, que formata atividades, que serão divididas nas oficinas com a GINÁSTICA PARA O CÉREBRO e GINÁSTICA PARA O CORPO, que implicam mudanças no estado de saúde físico, mental e emocional, incluindo melhora das funções psicossociais, aquisição e incorporação de conhecimentos, entre outros aspectos. Alem disso, contamos com uma pausa durante as atividades, com o intuito de introduzir a conscientização e realização de uma nutrição saudável e adaptada à terceira idade.

Público Alvo

  • idosos ou pessoas com perda cognitiva leve.
  • pessoas que desejam fazer a prevenção de doenças ao envelhecer.
  • pessoas com deterioração intelectual, deficiências cognitivas, perturbações neurológicas ou perdas da memória associadas a doenças como depressão, demências, acidente vascular cerebral (AVC), doença de Alzheimer, etc.
  • cuidadores de idosos ou cuidadores de pessoas com problemas cognitivos.
  • familiares de idosos ou familiares de pessoas com problemas cognitivos.
  • estudantes de psicologia, medicina, terapia ocupacional, enfermagem, fisioterapia e interessados em aprender técnicas e procedimentos para lidar com idosos ou pessoas com problemas cognitivos.





Nossa filosofia é...

Ter como objetivo primordial o tratamento, a reabilitação orgânica e mental da pessoa, cuja vida, tornou-se mais difícil com o passar do tempo.

Inspirar as pessoas a encontrarem dentro de si a força da superação, motivar a mudança perante a vida e resgatar os valores humanos. Estas são as razões nas quais acreditamos e pelas quais dedicamos nosso conhecimento, experiência e esforços.

Queremos ser reconhecidos pela excelência no tratamento e nossas ações, que sempre envolvem a humanização na relação com os pacientes. O que nos torna diferenciados é o sentimento das pessoas, que são acolhidas com ética profissional, carinho e respeito.

Para isto, contamos com os melhores profissionais da área para proporcionar aos pacientes e seus familiares resultados positivos no tratamento, pois acreditamos que o sucesso do paciente é o nosso sucesso. É dirigido por um grupo experiente com programas de prevenção, assistência e tratamento à população idosa.

Somos uma equipe formada por médicos e gerontólogos, educador físico, psicoterapeutas, nutricionistas, monitores e administradores - todos com larga experiência e atendendo em vários aspectos.

A participação e realização de cursos, palestras, seminários, entrevistas, congressos, políticas públicas, entre outros, tornou o trabalho uma referência para profissionais da área.

Enfim, somos profissionais, buscando o melhor para cada paciente e seus familiares, através de um programa de tratamento mais completo que existe.

Surgimos com a ambição de sermos a referência em tratamento para idosos, contando sempre com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, com metodologia avançada e eficiente, com uma rede ampla – tudo para realizar um atendimento com os melhores índices de readaptação e tratamento. Este Projeto tem expandido todo o conhecimento adquirido com a população idosa, para atender às necessidades surgidas com o crescente agravamento desta problemática em nosso país e hoje atua na Prevenção, Diagnóstico, Tratamento, no estudo e na capacitação de profissionais.


Pontos-Chave

Vamos pensar juntos:

  • Nenhum tratamento isolado dá conta de todas as problemáticas envolvidas na terceira idade.
  • Os serviços de atendimento nem sempre são tão bem concatenados como deveriam.
  • As oficinas e dinâmicas em grupo são estratégias reconhecidas e custo‑efetivas.
  • A oficina é uma forma de interligar as diversas formas de atenção de que o idoso necessita.

E trocar informações...

É um corpo de conhecimentos que interessa a todos os profissionais da gerontologia, dirigido à construção de um novo saber verdadeiramente interdisciplinar.

Relacionado com a construção histórica e permanente da subjetividade, envolve:

  • conhecer os aspectos subjetivos deste processo,
  • as modificações corporais ,
  • os efeitos físicos e psíquicos do envelhecer,
  • suas necessidades e demandas sociais,
  • as leis que regem sua participação, protegem ou atacam seus direitos de cidadania ou os mecanismos que organizam sua atuação.

Alice Aguiar – Diretora

Formada e pós-graduada em Educação Física.

Especializada em terceira idade, gestantes, cardiopatas, obesos, aumento de massa muscular, treinos cardio-respiratórios, condicionamento físico e emagrecimento. É Personal Trainer de seleto grupo de empresários.

Professora de dança, ginástica, alongamento, pilates, ginástica laboral, musculação, natação e hidroginástica desde 1986. Realiza consultoria empresarial na área de desenvolvimento de SPAs e implantação de academias comerciais/ residenciais. Colabora para editoriais de beleza de revistas: Boa Forma, Corpo a Corpo

Exerceu cargo de professora universitária no curso de psicologia e técnica/membro da equipe aquática da UNIFRAN, recebendo o prêmio de campeã brasileira de hidroginástica competitiva.

Atuou como coordenadora: Soft Sport Academia, Academia Runner e do Solarium Spa Hotel.

Fez parte do corpo docente do Colégio Assunção como professora de balé e natação.

Organizadora de eventos de dança de salão para SESI e SENAC

Terapia para alívio da DOR :

Laserterapia para Dor e estética facial e corporal e massoterapia

Lucimara Bassi - Psicoterapeuta

Psicoterapeuta desde 1999 pela Universidade São Francisco. Realizei estágio de aprimoramento em Psicologia Hospitalar no Ambulatório da Divisão de Moléstias Infecto-parasitárias do HC-FM-USP. Participação constante em cursos e grupos de estudos destinados a atuação junto à terceira idade pela APP – Associação Paulista de Psicanálise.

Realizo atendimento home-care e acompanhamento terapêutico com familiares e pacientes com transtornos mentais e terceira idade.

Desenvolvo consultoria e gerenciamento de casos no campo da psicologia em Clínicas e Instituições, destinadas ao tratamento de transtornos mentais.

Na caminhada profissional trabalhei por 17 anos, como psicoterapeuta, em centros de apoio à criança e ao adolescente, em prefeitura e trabalhos de famílias em situação de risco social e reinserção psico-social com adolescentes em conflito com a lei e programas de abrigo. Fui também, pesquisadora de campo em protocolo de pesquisa com pacientes portadores de HIV-AIDS, num projeto de cooperação internacional, coordenado pela Harvard School of Public Health, Boston-USA, desenvolvido na FMUSP.

Psicoterapeuta desde 1999, atua no atendimento individual, familiar e com grupos operativos e de prevenção.

Realizo atendimento home-care de gerenciamento de casos e acompanhamento terapêutico com familiares e pacientes com transtornos mentais e terceira idade.

Desenvolvo consultoria e gerenciamento de casos no campo da psicologia em Clínicas e Instituições, destinadas ao tratamento de transtornos mentais.

Na caminhada profissional trabalhei por 17 anos, como psicoterapeuta, em centros de apoio à criança e ao adolescente, em prefeitura e trabalhos de famílias em situação de risco social e reinserção psico-social com adolescentes em conflito com a lei e programas de abrigo. Fui também, pesquisadora de campo em protocolo de pesquisa com pacientes portadores de HIV-AIDS, num projeto de cooperação internacional, coordenado pela Harvard School of Public Health, Boston-USA, desenvolvido na FMUSP. Realizei estágio de aprimoramento em Psicologia Hospitalar no ambulatório e hospital-dia da Divisão de Molestias Infecto-parasitarias do HC FM USP. E realizei cursos e grupos de estudos destinados a atuação junto à terceira idade pela APP – Associação Paulista de Psicanálise.

Lucimara Alves – Educadora Física

Graduada em Educadora Física pela Universidade Paulista desde 2011.

Pós Graduada em Fisiologia do Exercício

Curso em Gerontologia Básica pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia - IPGG

Especializada em Treinamento Funcional Terapêutico

Formação em Mat Pilates e Pilates Studio pela STOTT Pilates.

Cursos e grupos de estudos na área de lesões e patologias pela Escola Brasileira de Pilates.

Também atua no atendimento individual com programas de emagrecimento, hipertrofia e condicionamento físico para mulheres e senhoras com patologias.

Elaborada por nutricionistas, mas sem perder o prazer e o sabor de uma boa comida caseira.

Acreditamos que o alimento nos une e proporciona maior integração do grupo.

Em parceria, elaboramos um cardápio nutricional, exclusivo para o projeto com o intuito de proporcionar praticidade às refeições realizadas durante as atividades, de forma saudável e balanceada, auxiliando nos resultados desejados.

Nutrição oferecida aos participantes...


O que será importante no nosso trabalho ...

  • Atenção ao “COMO fazer”;

  • Promoção do AUTO-CONHECIMENTO;

  • Reflexão:  DETERMINANTES sociais e pessoais;

  • Cuidados para não repetir PRECONCEITOS (“velhinho”, infantilização,  etc.);

  • Respeito aos limites corporais e sensoriais do idoso;

  • Adaptação da Linguagem e Metodologia;

  • Risco: Iniciar um trabalho e não terminar.

  • Estímulo à SOCIALIZAÇÃO, à INTEGRAÇÃO e à ampliação dos RELACIONAMENTOS interpessoais

Ginástica para o Corpo

Devido a todas consequências decorridas da idade é de suma importância, a prática de atividades físicas e fisioterapia. Para tal atendimento contamos com uma equipe especializada e qualificada, em atender respeitando as particularidades do processo de envelhecimento.

Corpo

“Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas, frias e mortas;

Eu não tinha este coração que nem se mostra.

Eu não dei por conta desta mudança tão simples, tão certa, tão fácil

Em que espelho ficou perdida a minha face?”

Cecília Meirelles – Retrato

Dança

A dança pode ser considerada uma importante prática de atividade física, pelos seus benefícios não somente fisiológicos e motores, mas também por proporcionar melhora na autoestima, nos relacionamentos sociais, nos aspectos psicológicos, afetivos, na manutenção da autonomia e confiança do idoso.

Entre os benefícios da atividade física, podemos destacar: melhor resistência orgânica geral, aumento da circulação sanguínea, aumento da flexibilidade, manutenção e aumento da densidade óssea, aumento da força muscular, auxilio no controle de diabetes, da hipertensão, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, diminuição da depressão, controle do estresse, entre outros, desta forma contribuindo para promoção da saúde e manutenção da capacidade funcional dos idosos, pois melhora a velocidade ao andar, melhora o equilíbrio (MATSUDO et al, 2001). Porém, nem sempre o exercício físico sistematizado é encarado como atividade prazerosa, o que afasta muitos indivíduos de sua prática.


Pilates

A modalidade busca resgatar o equilíbrio entre o corpo e a mente, podendo ser praticado por qualquer idade.

São inúmeras as qualidades da modalidade: melhora a capacidade cardiorrespiratória, desenvolvimento da função e eficiência pulmonar e melhora da circulação, aumento da força, elasticidade muscular e mobilidade articular aliviando o estresse e a tensão, melhoria do desempenho sexual, despertar da consciência e controle corporal, diminuição da porcentagem de gordura corporal, aumento da densidade óssea, promoção do bem estar físico e mental, prevenção de dores e doenças crônicas e melhoria do estado geral de saúde.

Treinamento Funcional Terapêutico

O treinamento funcional pode ser um verdadeiro parceiro dos idosos, pois visa desenvolver as qualidades físicas e movimentos básicos necessários no dia a dia, como força, resistência, equilíbrio, os atos de sentar e levantar, andar, correr, carregar, empurrar, puxar, etc.

Ginástica para o Cérebro

O objetivo desta oficina e terapia da memória é proporcionar um maior auto-conhecimento, elevação de auto estima, estimulo à percepção do meio afetivo e do seu relacionamento com o mundo e um maior aproveitamento do vinculo terapeuta-paciente, aumentando assim as possibilidades de êxito no tratamento de doenças relacionadas à terceira idade.

Assim, compreendemos o motivo do acompanhamento nas oficinas, na confecção de artesanatos e atividades psicomotoras como jogos e dinâmicas com profissional experiente e qualificado e consolidamos o vínculo entre equipe, familiar e paciente, como principal instrumento de reabilitação social e familiar.

Oficina e Terapia de Memória

A memória é indispensável para a vida cotidiana. A memória é a base para a qualidade de vida. É fundamental a prevenção das doenças da memória para mantermos a saúde física e mental. O declínio das funções mentais que acontece com avanço da idade é causado pela falta de atividade física e mental, que em geral ocorre paralelamente ao envelhecimento.

Trabalhos científicos demonstram que o declínio mental que ocorre com a idade pode ser evitado ou minimizado.

Além de estimular a memória outras funções mentais, corporais e comportamentais precisam ser estimuladas como a inteligência, a criatividade, a concentração, o raciocínio, as percepções, as noções espaciais, os sentidos, a imaginação, a sociabilidade, a comunicação, as atividades físicas, as habilidades lógicas, artísticas e musicais.

Memória

“ A memória estabelece nossa individualidade e identidade. Somos quem somos porque nos lembramos “.

I

Izquierdo,1999

Objetivos:

  • ESTIMULAÇÃO DAS FUNÇÕES NEURAIS, PROMOVENDO AUTO CONFIANÇA E AUTONOMIA NO COTIDIANO
  • RECONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DO IDOSO
  • COM RELAÇÃO AO PASSADO, DE FORMA LÚDICA, PROPORCIONAR A AMPLIAÇÃO DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E AUTO-CONHECIMENTO
  • CRIAÇÃO DE NOVAS REDES SOCIAIS DE APOIO MÚTUO
  • QUALIDADE DE VIDA
  • INTEGRAÇÃO SOCIAL
  • RENOVAR A VIDA
  • SAÚDE MENTAL
  • LONGEVIDADE

 

O que podemos fazer na oficina, além do brincar...

A Oficina de Memória, pode ser caracterizada como uma experiência de construção coletiva de conhecimentos. Com base na conceituação de memória, esclarecimentos acerca de seu funcionamento, suas peculiaridades no processo de envelhecimento e estratégias propostas pela literatura para manter ou melhorar o desempenho da memória, os participantes foram estimulados a refletir sobre as possíveis aplicações deste conhecimento na vida cotidiana e a expor seus conhecimentos sobre o assunto.

  • Identificar a deterioração cognitiva, qualificar e quantificar o estado da deterioração
  • Definir o grau de incapacidade.
  • Fazer diagnóstico diferencial.
  • Planejar a reabilitação cognitiva com atividades: jogos, dinâmicas, vivências, técnicas grupais e brincadeiras para desenvolver as funções mentais e integração social.
  • Avaliar a eficácia do tratamento.
  • Treinar cuidadores e familiares.

Resultados esperados:

  • Resgate da identidade do idoso;
  • Inserção social.
  • Tratamento e prevenção, de demências e processos depressivos que causam desequilíbrio na saúde física, mental e emocional.

projeto terceira idade.ppsx - Google Slides