1 of 32

Arte Contemporânea

2 of 32

  • É um período artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em tantas outras artes tão diferentes. Sendo a arte transcendente, para um determinado movimento surgir é muito provável que surge antes na sociedade.
  • A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas.
  • Este período evidencia-se fulminantemente na década de 60, com o aviso de uma viagem ao espaço. As formas dos objetos tornam-se, quase subitamente, aerodinâmicas, alusivas ao espaço, com forte recorrência ao brilho do vinil. Na década de 70 a arte contemporânea é um conceito a ter em conta. Surge, enfim a Op Art, baseada na «geometrização» da arte, Pop Art , (principais artistas: Andy Warhol e Roy Liechtenstein)baseada nos ícones da época, no mundo festivo dos setentas.
  • A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70.

3 of 32

Instalação

  • Montagem alucinada sem sentido, acúmulo de destroços. Obra composta de elementos organizados em um ambiente fechado. Criando uma relação dos elementos com o espectador. Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações, como frio , odor, etc. Sua forma pode variar a medida que o tempo passa (obra construída com gelo) ou pela interferência dos visitantes (movendo, acrescentando ou retirando elementos). Assim, a cada momento, haverá uma nova obra.
  • Passageiro, recordação.
  • Obra de arte que só existe na hora da exposição, monta-se na hora e após isto, é desmontado, ficando apenas registro com fotos.(feitas para memorização. Não esquecidas, imagens(mensagens) que marcam.

4 of 32

5 of 32

6 of 32

Intervenção

  • É uma instalação que não se restringe a espaços internos. Pode ser criada em ambientes, como vales, montanhas, mar, praças, ruas, monumentos, pela mudança de cor, função, etc.
  • Simulação, jogo no qual a interação com o espaço se torna o eixo da experiência humana. Vem nos dizer algo sobre o espaço e o tempo que vivemos. Realidade do espaço que não sabemos dar atenção.

7 of 32

8 of 32

9 of 32

10 of 32

11 of 32

12 of 32

13 of 32

Body Art

  • Arte conceitual, onde o corpo é usado como suporte ou meio de expressão.

14 of 32

15 of 32

16 of 32

17 of 32

18 of 32

19 of 32

Performance

  • É um forma de arte que caracteriza-se por ser passageira. Um ou mais atores executam uma representação com gestos, movimentos, canto ou qualquer outra forma de interação corporal. Na performance são utilizados cenários cotidianos, o meio ambiente ou objetos diversos que possam expressar a proposta do artista.
  • Pode combinar teatro, música ou poesia, vídeo, com ou sem público. Em geral, segue um “roteiro”, previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais. Realizada a uma plateia restrita, ou mesmo ausente, dependendo de registro, fotografias, vídeos.
  • Uma das primeiras performances foi feita em 1960, através de obras de Joseph Beuys e Wolf Vostell. Em uma delas, Beyus passou horas sozinho na galeria com o rosto coberto de mel e folhas de ouro, carregando uma lebre morta, a quem comentava detalhes sobre as obras expostas.

20 of 32

21 of 32

Marina Abromovic :

  • Performance art- Já ficou nua, riscou um pentagrama em volta de seu umbigo com uma faca, permitiu que as pessoas usassem objetos como bem entendessem em seu corpo durante 6 horas, ficou nua de novo, dessa vez deitada com um esqueleto, ficou durante 3 meses indo a um museu para simplesmente se sentar numa cadeira durante todo o dia e observar quem se sentasse em sua frente.

22 of 32

23 of 32

Obra: O artista está presente (The artist is present”

  • Esta performance, Marina realizou no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, 2010. Foi quando se sentou na cadeira para se comunicar sem palavras com os espectadores, além de reunir outros artistas para recriar algumas de suas apresentações mais famosas, como a “Imponderabilia”, em que ela e seu então namorado, o artista alemão Ulay, ficavam nus numas porta, para que as pessoas passassem por entre eles.

24 of 32

25 of 32

26 of 32

27 of 32

28 of 32

Land Art- Arte ambiental...inteerferências...intervenções...

  • A Land Art (Arte Ambiental) tem como marco os anos 70 do século XX. Essa arte tem como filosofia interferir na paisagem natural ou urbana, abordando as relações entre o ser humano e o ambiente. De maneira geral, as instalações obrigam o observador a lançar um olhar diferente ao espaço e a refletir sobre a forma de transformá-lo de maneira mais crítica e criativa.

29 of 32

  • Nos anos 60, a arte se viu em meio aos excessos da cultura industrial. A Land Art surgiu, então, como um movimento artístico que veio para questionar a arte feita entre quatro paredes e exposta nas salas refrigeradas dos museus e galerias de arte. Além disso, esse tipo de arte também trouxe um novo discurso, com forte apelo ecológico, uma reação ao modelo de sociedade de consumo da época. As obras mais conhecidas dessa arte são a Plataforma em espiral, de Robert Smithson; e o empacotamento do Parlamento, de Christo e Jeanne-Claude.

30 of 32

31 of 32

32 of 32