1 of 10

Hemofilia

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PATRÍCIO FERREIRA GOMES

2 of 10

INTEGRANTES

Aparecida lopes Cunha

Bruno Marcos Pereira

Gilvana Pereira De Souza

Leonardo dos Santos Rocha

3 of 10

Resumo

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

4 of 10

causas

Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. A mutação que causa a hemofilia localiza-se no cromossoma X. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito.

Existem dois tipos de hemofilia: a hemofilia A, que ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário, em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta.

5 of 10

sintomas

Os sintomas da hemofilia são sangramentos prolongados ,que podem ser externos ou podem ocorrer sob a pele ( manchas roxas ou equimoses ) ,nos músculos (hematomas musculares)ou nas articulações (hemartroses).

6 of 10

diagnóstico

Um exame de sangue pode determinar , se a coagulação da pessoa está anormalmente lenta . se estiver exames de sangue adicionais para medição dos níveis de fator VIII e IX podem confirmar o diagnóstico de hemofilia e determinar seu tipo de gravidade

7 of 10

prevenção

Prevenção da hemofilia

Deve-se identificar os membros de famílias que são portadores para que possam receber orientação genética. leia mais . Para prevenir sangramento, os pacientes devem evitar ácido acetilsalicílico e os AINEs (ambos inibem a função plaquetária).

8 of 10

tratamento da hemofilia

O tratamento das hemofilias tem como principal pilar a reposição do fator da coagulação deficiente (fator VIII na hemofilia A ou fator IX na hemofilia B). Além disso, outros agentes hemostáticos podem ser utilizados.

9 of 10

Referências

ttps://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/quais-sao-os-tipos-de-hemofilia#:~:text=A%20hemofilia%20pode%20ser%20considerada,do%20fator%20VIII%20ou%20IX.

h

10 of 10