Interdependências e Globalização
Inês Carvalho Nº 10 6ºA
O que é globalização ?�
“Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito económico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.”
Influência da globalização :
Social
O impacto da ação social da globalização demonstra efeitos positivos e negativos nas relações de trabalho, oferece oportunidade de crescimento económico, mas aumenta as desigualdades sociais.
A ação social da globalização causa efeitos nas relações de trabalho, e é necessário propor políticas públicas para combater as desigualdades nestas relações. Procura-se saber até que ponto as ações sociais da globalização afetam drasticamente as condições e relações de trabalho, como é o caso de certos países da América Latina onde o emprego além de não ter aumento até diminuiu.
"A inovação tecnológica revela-se forte em determinados segmentos sociais, mas esconde efeitos perversos sobre outros estratos sociais levados à precarização e exclusão. Em determinadas áreas de trabalho há espaço para a uma autonomia e gera satisfação para os colaboradores, mas, em geral, essa autonomia é controlada e muito pequena.”
Influência da globalização :
Económica
“A globalização económica é um fenómeno que foi aprofundado após a Queda do Muro de Berlim, em 1989. A partir deste momento, deixou de existir a divisão que vigorava no mundo entre países capitalistas e socialistas.
Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transações financeiras. Dentro desse contexto, várias associações entre países surgiram como o Mercosul, APEC, Nafta, etc.
Associando-se em blocos económicos, os países conseguem mais força nas relações comerciais.”
Influência da Globalização :
Cultura
“Embora a globalização da cultura tenha contribuído para uma hegemonia, muitos valores regionais mantiveram-se, ao passo que outros se reinventaram. Alguns, mesmo considerados oprimidos ou violentados pelo processo de dominação política, colonial e imperialista, mantiveram-se num processo de resistência e até conseguiram reproduzir-se em outros territórios. Um exemplo disso é a existência de hábitos, princípios e até padrões culinários e religiosos de origem africana no Brasil, fruto da diáspora dos povos de várias etnias desse continente para o país.”
Influência da globalização :
Política
“A nova divisão internacional do trabalho, conjugada com a nova economia política "pós-mercado" trouxe também algumas importantes mudanças para o sistema mundial moderno.
Por um lado, os Estados Hegemónicos, por eles próprios ou através das instituições internacionais que controlam ( em particular as instituições financeiras multilaterais), comprimiram a autonomia política e a soberania efectiva dos Estados periféricos e semiperiféricos com uma intensidade sem precedentes, apesar de a capacidade de resistência e negociação por parte dos últimos poder variar imenso. Por outro lado acentuou-se a tendência para acordos políticos interestatais.”
Aspetos positivos negativos da Globalização
Alguns pontos positivos são :
De que forma somos influenciados pela Globalização ?
“A Globalização dá-nos a oportunidade de aprender novos hábitos, costumes e comportamentos nos mais diversos aspectos: social, cultural e ambiental, pois ao conviver em uma cultura diferente levamos connosco os hábitos e costumes, mas ao mesmo tempo, somos influenciados pela cultura do país hospedeiro.
Viver em um país diferente do seu pode ser muito importante para o desenvolvimento pessoal, senso de cidadania, responsabilidade e respeito à diversidade cultural.”
De que modo a Globalização me influencia ?
“A Globalização, dificulta o processo de comunicação de vestuário. Ainda que a possibilidade de aferir precisa acerca alguém através da mera observação das roupas utilizadas possa nem sempre ter sido, simples, atualmente com a globalização, tal fonte de conhecimento tem-se vindo a tornar cada vez menos fiável.
Com a intensa globalização, os hábitos de vida das pessoas sofreram grandes transformações. Aplicativos de entrega rápida, maior socialização online, trabalho em casa ou mais restrito à cadeira em frente a um computador; todas essas mudanças diminuíram a necessidade de locomoção .
A globalização alimentar (à semelhança de outras manifestações da globalização) está envolta de factores estruturais que a alimentam e promovem, políticas económicas, agrícolas e sociais estabelecidas, e os media são alguns desses factores.”