Quando falamos em circuito, qual a primeira imagem que se forma em sua mente? Talvez, você recorde um circuito de maratona esportiva ou de corrida de fórmula 1. Qual a principal característica nesses circuitos?
Partindo destas analogias, você consegue identificar quais são os elementos que compõem um circuito elétrico?
Um circuito elétrico é composto pela associação de componentes que variam de acordo com a função desejada e que permitem a passagem da corrente elétrica em um trajeto fechado. Entre os componentes mais utilizados nos circuitos elétricos, podemos citar: resistores, capacitores, geradores, fusíveis e interruptores.
Os circuitos elétricos são utilizados para distribuição da energia elétrica em residências e indústrias, conectando diversos dispositivos elétricos e eletrônicos.
Outra função dos circuitos elétricos é eliminar picos de corrente elétrica, prejudiciais a dispositivos mais sensíveis; aumentar ou diminuir a tensão elétrica de entrada; transformar uma corrente alternada em uma corrente contínua; aquecer algo, entre outras funções.
O circuito elétrico pode ser representado por diagrama, onde os componentes são caracterizados por símbolos e as conexões por linhas. Vamos conhecer alguns exemplos:
Resistor: dispositivo elétrico que controla a passagem da corrente, transformando a energia elétrica em outra categoria de energia, seja, luminosa, térmica, entre outras. Sua estrutura, geralmente, possui quatro faixas coloridas, as quais, conforme as sequências de cores, determinam o valor da resistência, em Ohms (Ω). Utilizados em ferros de passar, chuveiros elétricos, lâmpadas comuns, churrasqueiras elétricas, aquecedores, entre outros.
Modelo de resistor e seu símbolo em diagrama de circuito elétrico
Capacitor: é um dispositivo que armazena cargas elétricas em um circuito, liberando-as rapidamente quando solicitado. É utilizado filtros de linha, estabilizadores, entre outros.
Modelos de capacitores e seu símbolo em diagrama de circuito elétrico
Gerador: dispositivo que converte diferentes formas de energia (mecânica, química, solar) em energia elétrica. São exemplos de geradores: baterias, placas fotovoltaicas, aerogeradores, entre outros.
Modelo de gerador e seu símbolo em diagrama de circuito elétrico
Fusível: é um dispositivo de segurança que, caso seja necessário, interrompe a passagem de corrente elétrica no circuito, desligando-o, ou seja, protege o circuito elétrico de um curto-circuito. São utilizados em instalações elétricas residenciais, em aparelhos eletrônicos e automóveis.
Modelos de fusíveis e seu símbolo em diagrama de circuito elétrico
Interruptor e disjuntor: são dispositivos de manobra utilizados para permitir ou interromper a passagem de corrente elétrica num circuito, garantindo a manutenção de sua integridade. São empregados no controle de acionamento de lâmpada ou conjunto de lâmpadas e quadro de distribuição residencial.
Modelos de dispositivos de manobra e seu símbolo em diagrama de circuito elétrico
Outra característica a ser destacada é que os circuitos elétricos podem ter seus dispositivos associados em diferentes configurações, resultando em ligações em séries, paralelas ou mistas.
Um circuito elétrico corresponde a um ou mais caminhos fechados por onde percorre a corrente elétrica com consumo de energia, cuja forma dependerá da carga elétrica participante deste circuito. Além disso, o circuito elétrico pode apresentar ligações em série, paralelas e mistas. Utilizam-se diagramas para representar os componentes de um circuito elétrico.
Você e seus colegas conseguem apontar e diferenciar os principais componentes que participam de um circuito elétrico?
Compreenderam como ocorre a passagem de energia nos circuitos?