Tripanossomose
-E.E Clotilde onofri de campos-
Alexsandro júnio J.S
o que é Tripanossomose?
A tripanosomose ou tripanossomose bovina é uma doença que causada pelo protozoário Trypanosoma viva
Os animais apresentam anemia, perda de peso, queda na produção de leite, abortos, problemas reprodutivos, alterações neurológicas e mortes, gerando grandes prejuízos econômicos.
Qual o agente da tripanossomose?
A Tripanossomose é causada por um tipo de parasito conhecido como protozoário. Este protozoário, chamado Trypanosoma vivax (Figura 1), é um ser vivo com características de vida muito diferentes. Isso faz com que sua forma de crescimento, reprodução, resistência, tratamento e prevenção sejam desconhecidas por muitos.
CAUSAS
Sua transmissão se dá principalmente pelo contato de um animal sadio com o sangue contaminado de outro animal. Moscas hematófagas como os tabanídeos (mutucas), a mosca-dos-estábulos!!
Sintomas
Febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas.
Sinais clínicos
A anemia pode ser acompanhada por caquexia, que é um emagrecimento progressivo e acentuado.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por meio de exames parasitológicos, como esfregaços sanguíneos, exames sorológicos e molecular e, principalmente, pelo método de Woo. Por fim o tratamento e controle dessa doença consiste em tratamentos quimioterápicos e controle dos vetores causadores.
Prevenção
O produtor sabe a importância de adotar medidas preventivas, pois evitam doenças e garantem produtividade.
As perdas decorrentes da enfermidade são significativas na pecuária, como: queda na produção de leite, abortos, infertilidade, custos com medicamentos, mão de obra e inclusive a morte do animal. Ações simples devem ser tomadas para evitar a transmissão do parasita:
Tratamento
A droga indicada para o tratamento da tripanossomíase bovina é o aceturato de diminazeno 5, 6, um quimioterápico que também é utilizado para tratar outras tripanossomíases e a babesiose. Pode ser administrado em doses entre 3,5 mg/kg e 8 mg/kg, preferencialmente por via intramuscular.2 de jun. de 2023
Referências