Geografia
1ª série
Fluxos de informações
Aula 40
Objetivo
https://i.pinimg.com/originals/8e/61/88/8e61886994f708bb43e2a8ea6ddb39d8.gif
Vamos pensar juntos!
O mundo digital ampliou a quantidade de informações sobre eventos, lugares, grupos sociais, indivíduos, etc., e o acesso a elas. Seu funcionamento oferece a oportunidade concreta de conhecermos o planeta em seus processos, sua extensão e seus detalhes, além de nos conectar com pessoas e grupos que compartilham do mesmo interesse.
https://www.gifss.com/robot/robot-16.gif
Fluxos de informações
Informação é uma mensagem com conteúdo que identifica, por exemplo, um objeto, uma situação, entre outros. É importante saber que algumas tecnologias da informação, como computadores conectados à internet, teleconferência, satélites, além de outros, favorecem de forma direta o fluxo de informações, isso em cadeia global.
Vivemos num momento onde é possível ter acesso às informações pela televisão e pela internet em tempo real.
O mundo digital e as redes sociais
Perceba que a era da informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial.
https://images.genial.ly/genially/layouts/b6f1321a-1072-40cf-8f54-079abc5382e0.gif?genial&1633219200073
As redes sociais constituem um meio de disseminar informação e opinião.
Em 2010, na Primavera Árabe, ocasião na qual a população de alguns países do Oriente Médio e da África do Norte foi às ruas reivindicar uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, as redes sociais foram amplamente
As redes sociais e as informações
usadas para comunicar ao mundo o que acontecia e para organizar as manifestações e os protestos. Tais eventos inspiraram movimentos como o Occupy Wall Street, nos Estados Unidos, e o dos Indignados, na Espanha.
https://istoe.com.br/wp-content/uploads/sites/14/2016/11/28.jpg
Também no Brasil, muitos grupos passaram a se organizar por meio das redes sociais. Em junho de 2013, um movimento que reivindicava a diminuição das tarifas do transporte público em São Paulo ganhou adesão de milhares de pessoas, principalmente por meio da divulgação feita em tempo real na internet.
https://cdn.brasildefato.com.br/media/506d3194e59a147f7375d3431ab95b71.jpg
Os protestos rapidamente se espalharam por várias cidades do país, ganharam repercussão internacional e passaram a debater temas diversos, como os gastos públicos, a qualidade dos serviços públicos e a corrupção, entre outros.
Um lado desfavorável do mundo digital
são as fake news. Elas estão enraizadas nas crenças e nos pontos de vista pessoais a respeito do mundo.
https://cdn.jornaldebrasilia.com.br/wp-content/uploads/2019/08/fake-news.jpg
São manipulações de informações que pretendem influenciar e/ou reforçar o modo como as pessoas veem o mundo e, por decorrência, o sentido de sua ação e seu comportamento. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No contexto da globalização,
os fluxos de informações tendem a se concentrar em grupos sociais e em áreas mais ricas e dotadas de infraestrutura. As áreas e as populações rurais de países pobres
são prejudicadas. Essas desigualdades se manifestam, por exemplo, nos dados de acesso à internet. Se 86,6% da população dos países mais desenvolvidos era usuária de internet em 2019,nos países menos desenvolvidos apenas 19,1% da população tinha essa oportunidade.
ATIVIDADE - MÃO NA MASSA
Você foi convidado para fazer parte de uma campanha de combate à disseminação de notícias falsas na sua escola.
ATIVIDADE - MÃO NA MASSA
Após, o grupo deve definir quais serão as redes sociais em que o cartaz será publicado. É importante que o material seja difundido não somente para os estudantes, mas também para professores, coordenadores, diretores, pais, amigos e demais funcionários da escola.
Reflitam a respeito da atuação do poder público no combate à disseminação de notícias falsas e na conscientização das pessoas sobre o tema.
https://cutt.ly/rO22KEb
Em meio à pandemia e ao isolamento social trazido por ela, muita gente precisou encontrar formas alternativas de entretenimento e diversão dentro de casa. Uma das principais saídas usadas pelos
https://valorinveste.globo.com/objetivo/gastar-bem/noticia/2021/01/23/com-pandemia-mercado-de-games-cresce-140percent-no-brasil-aponta-estudo.ghtml
brasileiros foram os jogos eletrônicos. Prova disso é que as transações financeiras feitas nas principais plataformas e consoles de jogo cresceram 140% em 2020.
Retomada
Nessa aula, estudamos como o mundo digital interfere no contexto social.