1 of 4

Arrematou?

O que fazer agora?

imoveiseleiloes.com.br

IMÓVEIS, LEILÕES E TECNOLOGIA

Olá! Aqui é o Thiago Nunes, especialista em leilões de imóveis.

Atuo na leiloaria desde 2018. O tempo em si não me diferencia de alguns profissionais. Porém, eu estive dos dois lados da moeda: comecei na análise e assessoramento em consultoria de leilões e estive por dois anos em empresa que realiza leilões. Essa experiência me credencia a assessorar arrematantes com um olhar analítico de quem atuou em procedimentos e processos, diariamente, tanto para vender serviços quanto ofertar os bens leiloados.

Se você chegou até esta página, é bem provável que já tenha arrematado um imóvel em leilão, mas não está seguro das corretas providências que precisa adotar.

Não tem problema! Eu deixarei de imediato algumas informações úteis para que você possa tomar medidas com clareza e conhecimento.

2 of 4

Arrematou no Leilão Extrajudicial?

Os leilões das instituições financeiras – bancos – trazem excelentes oportunidades que podem ter descontos superiores a 50% da avaliação. Antes de participar deles, eu sempre oriento aos arrematantes, minimamente:

  • Obter uma via da matrícula imobiliária atualizada para nos assegurarmos dos gravames que podem incidir sobre o bem;
  • Pesquisarmos processos em nome do(s) devedor(es) fiduciário, com o objetivo de identificar possíveis ações judiciais movidas contra o banco.

Se você passou sem problemas por estas etapas e arrematou o imóvel, o mais provável é que possa enfrentar alguma dificuldade no momento de desocupar o imóvel. Nesse ponto, é recomendável:

  • Aguardar, ao menos, a formalização da escritura de compra e venda para notificar o ocupante. Oriento meus clientes desta forma, pois isto diminui os riscos de uma ação judicial do devedor obter sucesso para suspender a venda. Após a formalização da escritura, isso se torna menos viável;
  • Ao notificar o ocupante – de preferência com a escritura já averbada em matrícula – fazê-lo por meio oficial (Correios). Se houver a necessidade de um diálogo presencial, que o seja após a notificação (sempre com aviso de recebimento).

3 of 4

Comprou no Leilão Judicial?

Os leilões judiciais também são excelentes tanto para obter descontos significativos quanto para regularizar o bem por completo. É muito (mas muito mesmo) recomendável que, antes de arrematar, você busque o auxílio de um profissional para analisar o processo e verificar a regularidade dos atos que fizeram com que aquele bem fosse levado a leilão público. Se isto não ocorreu, recomendo que:

  • Contrate um profissional para verificar o que foi destacado acima. Se não estiver em conformidade, considere a desistência do leilão. Há casos em que é melhor abrir mão da arrematação judicial para que se evite um problema maior adiante;
  • Casos assim são bastante comuns, por exemplo, nas arrematações judiciais de “direitos de imóvel”. Sempre que considerar arrematar um bem que tenha este termo “direitos” não o faça sem o auxílio de um profissional da área;
  • Se o leilão está em conformidade, o profissional deve auxiliá-lo na expedição da carta de arrematação e na posse, esta que será determinada pelo próprio Juiz responsável pelo leilão. Aqui, há providências que um profissional experiente pode propor para dar celeridade ao trâmite, como a carta de arrematação extrajudicial, por exemplo;
  • Por fim, recomendo que – após expirado o prazo de embargos/objeções – seja enviada uma notificação ao ocupante, também por correios, caso não tenha sido determinada a posse judicial. Isso faz a diferença em muitas arrematações.

4 of 4

Thiago,

O que você pode fazer por mim?

imoveiseleiloes.com.br

IMÓVEIS, LEILÕES E TECNOLOGIA

De verdade, eu prefiro assessorá-lo(a) desde antes do arremate. Assim, conseguimos escapar de algumas pegadinhas que podem ter nos leilões de imóveis.

Se isso não aconteceu, tudo bem! Aqui na Consultoria nós:

  • Atuamos no correto impulsionamento das arrematações judiciais, com a formalização da documentação e regularização da posse;
  • Notificamos, alinhamos acordos e, se for o caso, desocupamos nas arrematações extrajudiciais;

Traga a sua demanda. Tentaremos alinhar a melhor providência para o êxito da sua arrematação imobiliária. Vamos juntos até as chaves do seu imóvel!

Quer saber mais? Acesse o site e clique no botão Entre em contato!