FÍSICA
2ª SÉRIE
ÓPTICA FÍSICA 1: DUALIDADE ONDA PARTÍCULA DA LUZ
OBJETIVO
O QUE PRECISAREMOS SABER PARA ESTA AULA?
O QUE É A LUZ, AFINAL ?
https://fisicaevestibular.com.br/novo/fisica-moderna/efeito-fotoeletrico-2/
ONDA?
OU
PARTÍCULA?
PARA NEWTON
http://fisicacontextoaplicacoes.blogspot.com/2016/09/luz-como-particula.html
A luz era constituída de partículas. Esta hipótese explicava satisfatoriamente os fenômenos da reflexão e da refração da luz. As partículas sugeridas por Newton tinham uma pequena massa e as cores que constituíam a luz branca tinham velocidades de propagação diferentes, o que justificava a formação dos arco-íris.
O PROBLEMA DA DIFRAÇÃO
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/experimento-das-duas-fendas.htm
A teoria corpuscular da luz de Newton não pode explicar o fenômeno da difração e da interferência. A figura ao lado descreve o famoso fenômeno da difração em uma fenda dupla. Tais fenômenos podem ser explicados somente se a luz for considerada onda.
Em oposição a Newton, Christiaan Huygens, defendia que a luz era uma onda devido ao fenômeno da difração.
LUZ UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA
http://cienciasmundi.blogspot.com/2015/11/as-equacoes-de-maxwell-e-essencia-da.html
No século XIX, James Clerk Mawell, unificou a eletricidade ao magnetismo e como consequência descreveu a luz como uma onda eletromagnética. Este fato histórico tornou a óptica um ramo do eletromagnetismo.
ATIVIDADE
Você consegue compreender a luz como uma onda eletromagnética? Vamos aprofundar um pouco os seus conhecimentos sobre o tema. Leia cuidadosamente o artigo presente no link a seguir http://cienciasmundi.blogspot.com/2015/11/as-equacoes-de-maxwell-e-essencia-da.html e elabore uma questão para que um de seus colegas responda.
O EFEITO FOTOELÉTRICO
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Photoelectric_effect.png
A descrição do efeito fotoelétrico feita por Albert Einstein em 1905, foi fundamental para que a luz fosse considerada novamente partícula. Nesse experimento, feixes de luz removem elétrons ao incidirem sobre uma superfície metálica.
A descrição do efeito fotoelétrico por Albert Einstein em 1905, rendeu a ele o prêmio Nobel de Física de 1921
O EFEITO FOTOELÉTRICO
Einstein considerou a luz constituída de pequenos pacotes de energia denominados fótons. Os fótons ao interagirem com os elétrons livres da superfície metálica transferem a eles energia cinética e quantidade de movimento, tal qual uma interação partícula-partícula.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_fotoel%C3%A9trico
ENTÃO, O QUE É A LUZ AFINAL ?
https://fisicaevestibular.com.br/novo/fisica-moderna/efeito-fotoeletrico-2/
Newton: A luz é constituída de partículas com massa.
Huygens: A luz é um tipo de onda.
Mawell: A luz é uma onda eletromagnética.
Einstein: A luz é constituída de fótons.
A LUZ É DUAL!
Ocorre que a luz é do tipo dual, ou seja, tem características de onda e de partícula! No entanto, não é possível em um experimento que as duas características da luz sejam detectadas simultaneamente, ou seja, caso sejam medidas as propriedades ondulatórias da luz, não é possível verificar a luz como partícula e vice-versa.
https://www.infoescola.com/
fisica/dualidade-onda-particula/
https://www.infoescola.com/fisica
/dualidade-onda-particula/
Luz como partícula
Luz como onda
Construa o seu próprio arco-íris!
Em um dia ensolarado, faça com que raios de Sol atravessem um copo com água e atinja uma folha de sulfite. Caso o arco-íris não seja formado rapidamente, movimente o copo até que você consiga o ver. Faça um vídeo justificando a formação do arco-íris através da dispersão e compartilhe com seu professor e colegas de sala.
ATIVIDADE - MÃO NA MASSA
ATIVIDADE
Foi difícil entender o que é a dualidade onda partícula? Vamos fazer o seguinte, o artigo presente no link a seguir https://www.infoescola.com/fisica/dualidade-onda-particula/ e elabore uma questão para que um de seus colegas responda.
O QUE VIMOS HOJE?
PIETROCOLA, M. POGIBIN, A. ANDRADE, R. ROMERO, T. Física em Contextos. Vol 2. São Paulo: Ed do Brasil, 2016.
BONJORNO e vários autores. Física: Termologia . Óptica . Ondulatória 2º ano. Vol 2. 3ª ed. São Paulo: FTD, 2016.
BARRETO F, Benigno. SILVA, Claudio. Física aula por aula: Termologia.Óptica.Ondulatória, 2º ano. Vol 2. 3ª Ed. São Paulo: FTD, 2016.
MARTINI, Glorinha. SPINELLI, Walter. REIS, Hugo C. SANT’ANNA, Blaidi. Conexões com a Física. Vol 2. 3ª Edição. São Paulo: Moderna, 2016.
REFERÊNCIAS