Oficina de Curadoria Cinematográfica: reflexões teóricas e práxis com Amaranta Cesar

A Curadoria é um ofício que cresce a cada dia, tanto para espaços de museus, de exposições, galerias e centro culturais, como também em mostras e festivais de cinema. O curso dedica-se a apresentar pressupostos teóricos sobre curadoria em cinema, através do entendimento desta atividade como uma práxis crítica. A partir da construção dessa base especulativa-conceitual, a intenção é fomentar uma reflexão a partir da análise de experiências de curadoria, abordando alguns impasses na relação com as obras e com o desejo de promover os contextos de recepção e circulação nas quais elas estão inseridas.

Pretende-se debater sobre o modo como a atividade de curadoria pode responder com uma ação, no próprio cinema, à interpelação política dos filmes e às urgências do presente. Diante da emergência de práticas cinematográficas que dão formas às lutas de minorias e movimentos sociais diversos por visibilidade e justiça, busca-se refletir e experimentar modos engajados de atuação curatorial.

Desse modo, propõe-se a Oficina de Curadoria cinematográfica: reflexões teóricas e práxis com Amaranta Cesar, visando abrir um espaço de diálogo sobre o papel do curadorx, discutir as melhores formas de disseminação de conteúdos em espaços de cinema, como fazer seleções diante de um cenário de multiplicidade e diversidade, os desafios e as potências deste ofício e como atuar neste nicho de mercado.


O conteúdo será exposto e discutido com os integrantes do grupo durante 03 encontros.

* Amaranta César é Professora adjunta de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia(1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University.
Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário.

A inscrição da oficina será efetivada após o preenchimento do formulário abaixo e seleção confirmada por email junto com dados para pagamento e envio do comprovante pelo participante.

VALORES

Inscrição inteira: R$ 200,00
Inscrição social: R$ 150,00

Email address *
Nome
*
Nome e sobrenome
Your answer
RG *
Your answer
CPF *
Your answer
E-mail *
Your answer
Número de telefone *
Your answer
Escreva um pouco sobre sua trajetória *
Your answer
Cota Social (negrxs, índixs, pessoa com deficiência, estudantes de escola pública e de baixa renda)
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy