ABAIXO ASSINADO: NÃO AO PL 69/2025!

Defenda os direitos das mulheres, meninas e outras pessoas que podem gestar em São Paulo!

O Projeto de Lei nº 69/2025, de autoria da vereadora Sonaira Fernandes, foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo. Ele cria a chamada “semana de conscientização sobre a síndrome pós-aborto” – um conceito que não existe na ciência e que tem sido usado para espalhar desinformação e dificultar o acesso ao aborto legal.

Quais são os próximos passos?

Para que seja aprovado,  o Projeto de Lei precisa ser novamente votado pelo Plenário da Câmara e contar com a maioria dos votos dos vereadores/as de São Paulo. Nós não podemos deixar que isso aconteça!

Por que esse projeto afeta a vida de mulheres, meninas e pessoas que podem gestar?

Não tem base científica: a chamada “síndrome pós-aborto” não é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e nem tem registro CID-10.

Fere a saúde mental das mulheres, meninas e pessoas que gestam: estudos comprovam, há mais de 40 anos, que realizar um aborto não aumenta risco de depressão ou ansiedade, mas na verdade provoca sensação de alívio; o que prejudica a saúde mental é ter o aborto negado.

Cria barreiras ao aborto legal: no Brasil, a lei garante o aborto em casos de estupro, risco de vida da gestante e anencefalia fetal. O PL desinforma e estigmatiza quem busca esse direito.

.❌ Atinge diretamente crianças vítimas de violência sexual: mais de 80% das pessoas estupradas no Brasil são crianças e adolescentes, a maioria meninas negras. Muitas delas precisam do aborto legal para preservar suas vidas, ter um futuro digno e viver plenamente suas infâncias.

A aprovação desse PL significa ignorar a ciência, aumentar o estigma e submeter milhares de mulheres e meninas a mais sofrimento e violência. Para saber mais, acesse a Nota Técnica da Frente Popular Municipal Criança Não é Mãe aqui.

Assine o abaixo assinado com o preenchimento de seus dados abaixo e pressione os vereadores de São Paulo a votar CONTRA o PL 69/2025!

Só com mobilização popular podemos impedir que esse retrocesso seja aprovado e garantir que nenhuma criança seja obrigada a ser mãe.


Sign in to Google to save your progress. Learn more
Você gostaria de assinar a petição? *
Nome completo *
Você gostaria de receber informações sobre o andamento do PL 69/2025? *
Você está assinando em nome de uma organização, coletivo ou movimento?
Clear selection
Se a resposta acima foi positiva, escreva o nome da organização, coletivo ou movimento
Se você respondeu "sim" acima, informe seu telefone e e-mail de contato abaixo
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.

Does this form look suspicious? Report