ANALISE SWOT

A análise SWOT é um acrónimo de “S para Strenghts (FORÇAS), W para Weaknesses, (FRAQUEZAS), O para Opportunities, (OPORTUNIDADES) e T para Threats, (AMEAÇAS)”.

A análise SWOT tem como pressuposto “a análise externa e interna para detectar respectivamente as oportunidades e as ameaças (no exterior) e os pontos fortes e os pontos fracos (no interior) …” (Teixeira, 1998: 46). Neste sentido, as Forças e as Fraquezas referem-se ao ambiente interno da organização, passível de ser controlado, uma vez que é resultado da atuação dos membros da própria organização. Por outro lado, as Ameaças e as Oportunidades reportam-se aos aspetos externos e "incontroláveis" para a organização, que devem ser conhecidos e controlados com frequência.

O objetivo desta análise é identificar os pontos-chave de uma organização, facilitando uma determinada abordagem relativamente à solução para um problema. Estrategicamente, leva a começar por definir um propósito para a organização (missão), o que conduz a ter uma visão.

    Se não souber o que é uma análise SWOT, e tiver dúvidas, veja este vídeo.

    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question

    Obrigado

    Captionless Image