Formação para educadores: história da arte, mulheres e cultura | 30 de março | sábado | 10h-17h
Esse curso visa a realização de uma formação para educadores no dia 30 de março de 2019 nos turnos da manhã e tarde no auditório da Fundação Iberê Camargo. Será proposta uma reflexão sobre a forma como a história da arte estuda e narra a presença e a prática artística de mulheres nas épocas moderna e contemporânea, problematizando a invisibilidade de suas atuações, bem como suas subversões ao cânone tradicional da arte e seus rompimentos com uma historiografia hegemônica.

Durante o período da manhã (10h-12h), será apresentada por Anelise Valls (Doutoranda PPGAV/UFRGS) e Paula Trusz (Doutoranda PPGAV/UFRGS) uma contextualização da presença das mulheres na arte através de dados de representatividade em museus e exposições, textos basilares e produções-chave, a fim de sensibilizar as/os participantes para as desigualdades de gênero existentes no sistema das artes.

Durante o período da tarde (14h-16h), a Profa. Dra. Luciana Gruppelli Loponte (FACED/UFRGS) e a Ma. Taís Ritter Dias Aberto apresentarão questões específicas ligadas à docência, ao feminismo e à sexualidade. Elas ainda abrirão um diálogo com a exposição da artista Cecily Brown, que se encerra nesse final de semana. A ideia é que os professores possam se aproximar da prática que relaciona essas temáticas e tenham recursos e ferramentas para aplicar os conhecimentos em sala de aula. Este momento é pensado para debates, esclarecimento de dúvidas e orientações de forma geral. Às 16h faremos uma visita mediada pelas exposições em cartaz na Fundação Iberê, visando dar continuidade aos debates do curso.

Horário: 10h-12h; 14-17h.
Local: Auditório da Fundação Iberê
Número de vagas: 100
Será emitido certificado de participação de 5 horas para aqueles que estiverem presente em 100% do curso.


Inscrições gratuitas.

Seu nome completo *
Your answer
Idade *
Your answer
Para que possamos planejar uma atividade que seja inclusiva e prazerosa para todos, gostaríamos de saber se algum dos inscritos possui algum tipo de necessidade especial (física ou cognitiva). Se sim, qual? Você poderia compartilhar conosco algumas estratégias que costumam funcionar para que a pessoa se sinta segura e calma? O que podemos evitar para não a deixar desconfortável (ex. sons altos, contato físico, etc)?
Your answer
Você trabalha em alguma escola? Se sim, qual escola? Qual a sua função (professor, coordenador, estágio)? *
Your answer
Qual a sua área (História, Geografia, Artes, Matemática, etc)? *
Your answer
Seu e-mail *
Your answer
Telefone *
Your answer
CPF *
Your answer
RG *
Your answer
Como você ficou sabendo desta atividade? *
Você gostaria de receber por e-mail nossa programação semanal? *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of iberecamargo.org.br. Report Abuse - Terms of Service