Encontros (per)Formativos Nave Gris Cia Cênica com Frederico Santiago e Carmen Luz

A Nave Gris abre inscrições para artistas das artes da cena (dança, teatro, performance) e do audiovisual que tenham interesse em participar dos Encontros (per)Formativos com Frederico Santiago e Carmen Luz, convidades pela Companhia para conduzirem um trabalho técnico-criativo envolvendo o uso da voz e a linguagem da videodança. Em nossa prática artística é fundamental o trabalho em parceria com artistas convidas(os)(es), criando territórios de fricção onde as diferenças e afinidades estéticas e técnicas tornam-se procedimentos de criação e matéria poética.

Com o intuito de partilhar o momento cotidiano de nosso trabalho com outras(es)(os) artistas da cena, e compreendendo nossa responsabilidade social de gerir recursos públicos, selecionaremos 06 artistas para integrarem os Encontros (per)Formativos. Esses Encontros não são workshops e sim, buscam ser um espaço de aprimoramento técnico e partilha entre a Nave Gris, artistas convidades e participantes selecionades.

Cada dia de encontro terá 03 horas de duração, sendo 02 horas com a condução de Frederico Santiago e Carmen Luz e 01 hora com a condução da Nave Gris Cia Cênica.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

"Voz em performance" com Frederico Santiago, de 08/06 a 01/07, às terças e quintas-feiras das 9h às 12h.

"Práticas para Dançar" com Carmen Luz, de 06/07 a 29/07, às terças e quintas-feiras das 9h às 12h.

LOCAL DE REALIZAÇÃO*:
Os encontros serão remotos - via plataforma online Google Meet.

VAGAS: 06 artistas participantes via processo de seleção.

RESULTADO DA SELEÇÃO: 31 de maio de 2021.

IMPORTANTE: a inscrição para a participação da seleção para este chamamento se dá exclusivamente por meio deste formulário eletrônico. A Nave Gris Cia Cênica não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos e de conexão que a(o) interessado possa ter ao efetuar sua inscrição.


* OBSERVAÇÃO: A NAVE GRIS ESTÁ ATENTA A TODAS AS RESOLUÇÕES E PREZAMOS PELA SAÚDE E SEGURANÇAS DE TODAS(OS)(ES)! OS ENCONTROS ACONTECERÃO EM FORMATO ONLINE, DEVIDO O CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL.


CONTEÚDO DOS ENCONTROS (PER)FORMATIVOS:

- VOZ EM PERFORMANCE, Encontro (per)Formativo com Frederico Santiago, de 08/06 a 01/07.

Este encontro propõe a prática da voz como linguagem e fenômeno do corpo que envolve e permeia o(s) outro(s) e a si próprio.
A voz manifesta-se como palavra, como sons musicais ou ruidosos e, simultaneamente, acontece em sua natureza temporal (nos seus fluxos e durações) e espacial (nas suas formas acústicas). Pela voz manifestamos pensamentos, sentimentos, emoções, intenções, gestos, ações, imagens, poéticas, etc.
As práticas deste encontro (per)formativo se propõem a explorar a expressividade da voz com exercícios que envolvem o corpo com técnicas aerodinâmicas, fonatórias, ressonantais e reconhecendo suas naturezas para criar poéticas, dramaturgias e performances.


Frederico Santiago é ator, fonoaudiólogo e preparador vocal em teatro e cinema, vem orientando grupos no "Ateliê da Voz e da Palavra". Mestrado na PUCSP voltado à voz e ao corpo junto ao Folias D’Arte com Happy End de Brecht. Atualmente faz doutorado voltado à voz e palavra na UNESP. Professor há 20 anos, tem lecionado na SP Escola de Teatro, Universidade Anhembi Morumbi, Escola de Atores Wolf Maya, Teatro Escola Macunaíma, entre outras.


- PRÁTICAS PARA DANÇAR , Encontro (per)Formativo com Carmen Luz, de 06/07 a 29/07.

Este encontro (per)formativo parte da noção de recolhimento, uma noção que abraça muitas palavras e imagens, por onde deslizam muitos sentidos.
De diversas formas, todas as acepções que conhecemos dela habitam vigorosamente nossas existências desde março de 2020, enquanto indivíduos, enquanto sociedade: o ato de se recolher, o ato de retirar, a forma recatada de viver, a cobrança de impostos/taxas/contribuições, o lugar onde se fica recolhido, a meditação espiritual, o encarceramento.
O trabalho sobre a noção de recolhimento nos dará caminhos para a construção de nossos materiais cênicos, históricos, videográficos, corporais e outros, que por ora, ainda não sabemos.


Carmen Luz nasceu e mora na cidade do Rio de Janeiro. É cineasta, coreógrafa, pesquisadora em dança, roteirista e diretora de espetáculos cênicos. Com formação acadêmica e práticas multidisciplinares, atua profissionalmente nos campos da realização audiovisual, coreografia, performance, encenação, interpretação, dramaturgia e ensino. Escreve e realiza obras cênicas, filmes documentários e vídeos experimentais. Aborda, com especial interesse, as histórias de vida de pessoas afrodescendentes, as gestualidades das mulheres negras e a corporeidade dos jovens moradores dos grandes centros urbanos e suas periferias.


HAVERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO!




Os Encontros (per)Formativos fazem parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão – circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira” da Nave Gris Cia Cênica contemplado pela 27ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
Email *
Nome completo/Nome social *
Nome artistico
CPF *
Telefone (com DDD) *
Em qual bairro e região reside? *
Idade *
Como você se autodeclara quanto à etnia/cor? *
Como se autodeclara quanto a identidade de gênero? *
Tempo de atuação profissional *
DRT
Breve currículo (formação, área de atuação e principais trabalhos) - máx. 05 linhas. *
Links de registros em video somente de trabalhos artísticos realizados. *
Conhece o trabalho da Nave Gris Cia Cênica? *
Se sim, quais espetáculos e intervenções já assistiu e/ou participou de quais ações da companhia?
Já participou de alguma oficina com a Nave Gris? *
Se sim, qual oficina ou ateliê?
Para ambos os Encontros (per)Formativos é necessária a disponibilidade para o trabalho prático corporal. Tem interesse em participar dos Encontros (per)Formativos? *
Se você está se inscrevendo em VOZ EM PERFORMANCE com Frederico Santiago, fale um pouco por quê gostaria de participar deste Encontro. Caso não esteja se inscrevendo para este Encontro responder apenas com "Não". *
Se você está se inscrevendo em PRÁTICAS PARA DANÇAR com Carmen Luz, fale um pouco por quê gostaria de participar deste Encontro. Caso não esteja se inscrevendo para este Encontro responder apenas com "Não". *
Você realmente tem disponibilidade e se compromete a estar presente ao longo de todo o período dos Encontros (per)Formativos, sempre às terças e quintas-feiras pelas manhãs, das 9h às 12h? *
Concorda em liberar o uso de imagem e voz para fins de divulgação da ação no site da Nave Gris e em suas redes sociais? *
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy