Inscrição: formação on-line Fora Da Caixa
Formação intercultural on-line em português e neerlandês
Quando? 01, 03, 08 e 10 de Setembro de 2020, das 16h30 às 19h (hora portuguesa) + tarefas entre as sessões (max. 1 hora)
Onde? Na nossa plataforma para aprendizagem digital e no Zoom
Para quem? Profissionais e pessoas voluntárias da área da educação formal e não-formal (professorxs, educadorxs, animadorxs, monitorxs, etc.) que falam português ou neerlandês.

Esta formação é uma introdução à aprendizagem intercultural. O objetivo é partilhar vários conceitos fundamentais e ferramentas práticas de educação intercultural e não-formal para combater preconceito e estereótipos, promover e trabalhar a interculturalidade em contextos educativos diversos (na escola e fora dela). Exploraremos as ideias de transculturalidade, multiculturalidade, e interculturalidade, teorias e métodos relacionados com preconceitos e estereótipos, auto-posicionamento e identidade, o método socrático, trocas de experiências, e estratégias para “aprender a aprender”.
A formação está estruturada em quatro sessões síncronas no Zoom (4 x 2h30) e assíncronas (tarefas para realizar entre as sessões, max. 1h cada).
As sessões síncronas foram construídas desde uma abordagem de educação não-formal adaptada ao formato on-line, incluindo métodos ativos e participativos, questionários, apresentações com facilitação gráfica, debates, animação linguística, e atividades que se podem reproduzir com os grupos-alvo.
As tarefas assíncronas são pensadas para apoiar e aprofundar a reflexão individual e o processar dos conteúdos das sessões síncronas.
A formação será integralmente facilitada (com tradução consecutiva) em português e neerlandês. Para participar, apenas é necessário falar uma dessas línguas. O grupo de participantes será composto maioritariamente por pessoas de Portugal e Holanda, e não só. A dimensão intercultural do grupo é essencial nesta abordagem de aprendizagem experiencial: para aprender sobre facilitação intercultural, é fundamental ter a experiência de um grupo intercultural e multilingue, para passar da teoria à prática e enriquecer-nos de perspetivas diversas.

Esta formação é organizada e facilitada pela Associação Faísca Voadora (Almada) e Clash! Exchange & Learning (Berlin e Venlo).

Requisitos técnicos

É necessário ter uma conexão internet estável e um computador/tablet/smartphone com camera e microfone. Aconselhamos o uso do computador.
Não é necessário ter conta Zoom.

Inscrições até 25 de Agosto de 2020

Para qualquer pergunta ou informação adicional, podem contactar: candid.interculturalprojects@gmail.com
Por favor indique o seu nome e apelido. *
Email de contacto: *
Telefone de contacto
Ano de nascimento: *
Código postal e concelho: *
Profissão / Ocupação (e nome da organização se relevante) *
Porquê quer participar nesta formação? *
Língua(s) falada(s) *
Required
Contribuição: agredecemos transferência para o NIB 0035 0054 0014 1507 730 21 (Associação Faísca Voadora) e o envio do comprovativo para faisca@associacao-faisca.pt . A inscrição será efetiva após receção do comprovativo. *
Se necessitar uma fatura, por favor indique o NIF e dados de faturação
Obrigada! Entraremos em contacto assim que possível. Aqui pode deixar comentários e informações adicionais para a equipa. Até breve!
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy