Inscrição - OFICINA: VALOR CULTURAL, ENGAJAMENTO E COMUNICAÇÃO PARA PROJETOS, PROGRAMAS E AÇÕES CULTURAIS
OFICINA: VALOR CULTURAL, ENGAJAMENTO E COMUNICAÇÃO PARA PROJETOS, PROGRAMAS E AÇÕES CULTURAIS

Coordenação: Karina Poli
Turma A - 15, 17 e 22 de setembro, das 10h às 12h
Turma B - 23, 28 e 30 de setembro, das 14h às 16h
50 Vagas por turma
Inscrições: 23 de agosto a 2 de setembro
Seleção: Análise da Ficha de Inscrição
Público alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais.
Plataforma: Zoom


Sinopse:
O curso pretende apresentar o conceito de valor cultural considerando sua definição, características e processos de atribuição. Procuraremos mostrar de que forma as lógicas simbólicas do valor cultural são estabelecidas usando como base a apresentação dos conceitos de capitais culturais (conhecimento) e capitais sociais (networking) que determinam a construção de capital simbólico (reputação, prestígio, fama). Procuraremos demonstrar também, como os agentes culturais estabelecem trocas não monetárias e dinamizam os seus processos de engajamento com as redes de produção e audiências e, ao final, pretende-se apresentar ferramentas de comunicação do valor cultural com o objetivo de promover o engajamento e as trocas entre agentes culturais e audiências.


Karina Poli é formada em História com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 2017 desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado vinculada ao Departamento de Rádio, Cinema e Televisão na mesma instituição. Foi bolsista de doutorado e pós- doutorado da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP até 2020. Em 2018, 2019 e 2020 realizou dois estágios como pesquisadora visitante do Network Creative and Cultural Economy Research na Queen Mary University of London. Atualmente, é professora do Curso de Especialização em Gestão Cultural no Centros de Estudos Latino Americano de Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo - CELACC. Seus temas de interesse e pesquisa são as políticas culturais europeias e latino-americanas, economia cultural e criativa, hubs criativos e a organização do trabalho criativo. Entre 2002 e 2014 foi professora nos Cursos de Graduação e Pós Graduação nas universidades UNIP, SENAC, FECAP, UNICSUL e UNIBAN, diretora da Cooperativa de Música de São Paulo e consultora da Empresa Chias Marketing Turístico.
This form was created inside of Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Report Abuse