CURSO “Expoentes do Cinema Experimental”, com Caio Lazaneo, Priscyla Bettim e Renato Coelho.

Datas/Horários: 22/11 (seg) e 24/11 (qua) , de 19h às 22h
O curso será ministrado em português, via plataforma zoom, com limite de 90 vagas.

______
EMENTA: Este curso tem como objetivo explorar outras potencialidades, tendências e formas cinematográficas, que não a do cinema clássico; formas experimentais, ou de vanguarda, cinema de transgressão, anticomercial, não narrativo. A exposição teórica se dará acompanhada de exibições de trechos de filmes e, em seguida, discussões entre os participantes do curso. Iremos traçar um panorama histórico com a análise de alguns dos mais significativos períodos e expoentes do cinema experimental, sobretudo obras realizadas entre as décadas de 20 e 70.

Encontro 1: Definições e indefinições do experimental. Percursos do experimental ao longo da história do cinema: Vanguarda Francesa, Cinema Puro, Dadaísmo e Surrealismo.

Encontro 2: Maya Deren e o uso criativo da realidade. Cinema Underground: Kenneth Anger e Jonas Mekas. Cinema Abstrato: Stan Brakhage. Cinema Estrutural: Peter Kubelka e Hollis Frampton.

______
MINI BIOS PROFESSORES
Caio Lazaneo é diretor, documentarista, montador, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA – USP e professor universitário em cursos de Cinema e Audiovisual desde 2012, especialmente em disciplinas de Montagem, Documentário, Direção e Fotografia. Foi montador e finalizador de diversos curtas e longas-metragens de cineastas como Luiz Rosemberg Filho, Renato Coelho, Priscyla Bettim e Thiago Mendonça. Também dirigiu os curtas-metragens “Caatinga-nos”, “Ressucita-me” – premiado na categoria “Super Filme do Festival” no 13º Curta8 – Festival Internacional de Cinema Super8 de Curitiba (2017) –, “A luta vive”e “Há um azul no céu”, e diversos videoclipes de cantores como Rael, Rashid e Vox Sambou.

Priscyla Bettim é cineasta, pesquisadora e professora. Dirigiu mais de uma dezena de curtas metragens, como “Visão 2013 para Roberto Piva” (2013), “Livro de Haikais” (2014), e o longa “A cidade dos abismos” (2021), obras que transitam pelo cinema experimental analógico, ficção e documentário. É mestra e doutoranda em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Atualmente faz parte do corpo docente do curso de Bacharelado em Audiovisual do SENAC - SP.

Renato Coelho é cineasta e pesquisador. Realizou curtas metragens em Super 8mm como “O cinema segundo Luiz Rô” (2013), “Trem” (2015) e “A propósito de Willer” (2016), e em parceria com Priscyla Bettim dirigiu o longa metragem “A cidade dos abismos” (2021). É mestre e doutorando em Multimeios pela Unicamp. Atualmente é coordenador e professor na graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP). Em livro, publicou “O cinema e a crítica de Jairo Ferreira” (2015) e “Luiz Rosemberg Filho - Encontros” (2015).  



Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome *
E-mail *
Confirmação do email *
Telefone (com ddd) *
Redes Sociais ( Instagram, Facebook, Vimeo)
Contar brevemente seu interesse no curso *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy

Does this form look suspicious? Report